Melhores Destinos Smiles: Oslo, a capital da Noruega

Oslo, a capital da Noruega

A Noruega é um país de litoral extenso, espremido entre o mar e a cadeia de montanhas dos Alpes Escandinavos, na divisa com a Suécia. Uma boa parte do país fica além do Círculo Polar Ártico, onde acontece o fenômeno dos dias eternos no verão, quando o sol não se põe por vários dias seguidos. No inverno ao contrário, durante as noites eternas, o sol não aparece por meses inteiros.

Cidade de Oslo

Oslo é a mais antiga das capitais escandinavas. Possui 500 mil habitantes e fica na parte final do Fiorde de Oslo, com 150 quilômetros de extensão.

Cultura de Oslo

O Parque das Esculturas Vigeland é o lugar mais visitado. As esculturas formam um magnífico conjunto dedicado ao amor, ao conflito e ao lazer. A história da vida do homem e dos seus relacionamentos, desde o nascimento até a morte. Fica no meio de uma imensa área verde, com uma área de 320 mil metros quadrados. É um local para atividades ao ar livre. O obelisco central de granito possui 17 metros de altura e 121 figuras entrelaçadas, que formam um emaranhado de corpos representando também as diversas fases da vida. A ponte central possui 58 esculturas de homens, mulheres e crianças, sobre as suas muretas laterais. O destaque fica para a escultura do bebê zangado, “Little Hot-Head – Pequeno cabeça quente”.

A Península dos Museus é onde estão localizados os principais museus de Oslo. O do Barco Fram retrata as aventuras do navegador norueguês Roald Amundsen, o primeiro homem a chegar ao Polo Sul. No Museu, está exposto o barco Fram, projetado em 1892, com o qual Amundesen chegou à Antártida e de lá partiu para conquistar o Polo sul em 1911.

No Museu dos Barcos Vikings existem três barcos, do século IX, que foram resgatados no fundo do Fiorde de Oslo, em bom estado de conservação.

Cultura de Oslo

O Museu das Tradições da Noruega é a céu aberto e mostra a vida rural na Noruega, inspirado no Skasen de Estocolmo, porém, sem a grandiosidade do inspirador. Uma das atrações é uma Igreja de Madeira, de 1.200, muito bem preservada. Algumas vilas inteiras foram transferidas do interior para o museu.

A Casa de Ópera de Oslo fica em frente ao fiorde. Possui uma arquitetura arrojada e moderna. A inclinação da estrutura permite uma interação do edifício com a população. No alto da estrutura, se tem uma bela vista de Oslo.

Quando ir?

A Noruega possui um clima que varia do temperado oceânico ao sub-polar. Oslo fica no Sul e as temperaturas são mais amenas, mas a alta latitude e a proximidade com o Círculo Polar Ártico fazem com que sejam baixas no inverno. A melhor época para viajar para Oslo é no verão, de junho a setembro. Nesses meses, as temperaturas são quentes durante o dia, com noites agradáveis. Os dias são longos e o turista aproveita melhor o tempo. A cidade fica mais alegre e animada nessa época do ano.

Como chegar?

Ícone

VOOS

As companhias aéreas que voam do Brasil para as grandes cidades europeias têm conexão direta para Oslo. Como muitos turistas que vão a Oslo fazem um circuito que inclui outros destinos na Escandinávia, é possível ir de trem ou de carro a partir de Estocolmo e de barco a partir de Copenhague. Não precisa de visto nem certificado de vacinas para quem vai a Oslo, mas o passaporte precisa ter validade mínima de seis meses da data de retorno da viagem. Na checagem da imigração, às vezes é necessário apresentar passagem de volta, comprovante de recursos financeiros e seguro de saúde. Saiba mais sobre os voos.

Dicas

  • Como circular: Oslo é uma cidade pequena e as principais atrações estão concentradas no centro e podem ser alcançadas a pé. Essa, sem dúvida, é a melhor forma de conhecer a cidade. O uso do táxi é apenas para lugares mais distante, como o Parque Vigeland e a Península dos Museus.
  • Trampolim Holmenkollen: é o mais antigo trampolim de saltos do Mundo. Foi inaugurado em 1892 e, de lá para cá, já sofreu várias transformações para melhorar as condições de salto, ampliar a capacidade de público e modernizar a sua estrutura.
  • Prefeitura de Oslo: visite o belo prédio de tijolos marrom escuro, que se ergue imponente na cidade. É lá que acontece a cerimônia de entrega do Prêmio Nobel da Paz.

Em Oslo, se hospedar no centro da cidade é uma ótima opção. Por lá, existem ruas exclusivas para pedestres. Na beira do porto, houve uma profunda transformação urbana nos últimos anos. As novas áreas são planejadas e integram prédios residenciais e comerciais. Todo o bairro possui uma excelente estrutura arquitetônica, com teatros, galerias de arte, museus, restaurantes e uma vida agitada.

Ícone

Hotéis em Oslo

Reserve seu hotel
Mapa

Lugares para visitar

Outros destinos

Berlim
Praga
Viena
Frankfurt

Compartilhe essa página com os amigos: