Melhores Destinos Smiles: Conheça Frankfurt

Frankfurt, a “capital” financeira da Europa

Frankfurt am Main fica no estado de Hessen, no centro da Alemanha e da Europa. É a 5a maior cidade do país e o maior centro financeiro do continente. É lá que fica a sede do Banco Central Europeu. A cidade está às margens do Rio Meno, onde existem belos parques excelentes para caminhadas.

Cidade de Frankfurt

Frankfurt foi bastante destruída na Segunda Guerra Mundial e totalmente reconstruída no pós-guerra. Hoje, a cidade é moderna e cheia de arranha-céus. Isso lhe deu o apelido de “Mainhattan” ou de “Chicago am Main”. O contraste entre as construções modernas e os prédios que foram reconstruídos no pós-guerra cria um conteúdo turístico especial para Frankfurt.

A cidade não está entre os principais roteiros da Alemanha. O destaque fica para feiras, congressos e negócios de uma maneira geral, mas mesmo assim é encantadora para se conhecer.

Vista da cidade de Frankfurt

Em frente à Altes Rathaus (antiga prefeitura) fica um conjunto de casas originalmente construídas entre os séculos 15 e 18, destruídas na Segunda Guerra Mundial e reconstruídas posteriormente. Do outro lado está a Ostzeile, uma série de construções com detalhes aparentes em madeira, que possui um simbolismo histórico para Frankfurt.

A cidade é cosmopolita, possui uma série de organismos internacionais. É sede dos principais bancos e grandes empresas alemãs. Fala-se inglês por todos os lados e recebe muito bem os turistas.

Um dos exemplos de reconstruções bem sucedidas de Frankfurt é o edifício da Ópera, destruída na época da guerra e reconstruída mantendo o projeto original em estilo renascentista, com recursos angariados pela população da cidade.

Cidade de Frankfurt

A Eiserner Steg é a ponte de ferro sobre o Rio Meno, exclusiva para pedestres, um dos símbolos da cidade. Liga o bairro de Sachsenhausen ao centro antigo. Casais de namorados e apaixonados colocam cadeados na estrutura da ponte.

O mais famoso escritor e pensador alemão, Johann Wolfgang von Goethe, é o filho ilustre de Frankfurt e a cidade rende homenagens ao seu cidadão mais reconhecido internacionalmente. A casa de Goethe, Goethehaus, fica no centro histórico e foi transformada em um museu que conta a história desse escritor.

A mais importante e movimentada rua de compras de Frankfurt é a Zeil, no centro da cidade. Lojas de grife e shoppings centers animam essa rua para pedestres que aos finais de semana fica cheia de artistas de rua.

Quando ir?

Frankfurt possui clima temperado continental, com verões quentes e invernos bastante frios. Pode ser visitada em qualquer época do ano, mas é preciso estar preparado para o rigor do inverno se esta for a sua escolha. Um atrativo desse período são os Mercados de Natal, que na Alemanha têm um charme especial.

Como chegar?

Ícone

VOOS

A excelente localização de Frankfurt, no centro da Europa, faz com que a cidade seja um dos principais destinos e hubs aéreos do continente, por isso, chegar e sair de lá é uma opção muito fácil. Existem vários voos do Brasil que seguem direto para Frankfurt, além de opções com escala. Caso você já esteja na Europa, Frankfurt está no centro do continente e interligado às principais cidades por um complexo sistema de trens, inclusive os de alta velocidade. Não precisa de visto nem de certificado de vacinas para quem vai a Frankfurt, mas o passaporte precisa ter validade mínima de seis meses da data de retorno da viagem. Na checagem da imigração, às vezes é necessário apresentar passagem de volta, comprovante de recursos financeiros e seguro de saúde. Saiba mais sobre os voos.

Dicas

  • Como circular: as principais atrações ficam próximas umas das outras, portanto, caminhar pode ser uma boa opção para conhecer o centro, e as margens do Rio Meno. Para os amantes da bicicleta, pedalar também é uma boa alternativa. Existem ciclovias por toda parte. O sistema de transporte público que envolve metrô, bondes elétricos e ônibus é excelente e de fácil compreensão.
  • Praça Römer (Römerberg): conheça um dos principais pontos turísticos da cidade. Trata-se de um local histórico, cercado por prédios com arquitetura tipicamente alemã. Ao lado do local, ficam as ruínas de um antigo posto militar romano que deu nome à praça.
  • Fonte da Justiça: no centro da Praça Römerberg fica localizado um belo monumento do século XVI. Muitos dos prédios da região foram reconstruídos após a Segunda Grande Guerra, pois a praça foi totalmente destruída pelos bombardeios a Frankfurt.

Na hora de escolher o bairro onde se hospedar em Frankfurt, lembre-se de o Altstadt (centro antigo) está próximo a diversos pontos turísticos. Já para os turistas que viajam à região com o intuito de fazer compras, o bairro Innenstadt é a pedida certa para hospedagem. No charmoso bairro Sachsenhausen, o visitante vai encontrar diversos bons restaurantes e tavernas.

Ícone

Hotéis em Frankfurt

Reserve seu hotel
Mapa

Lugares para visitar

Outros destinos

Atenas
Barcelona
Milão
Lisboa

Compartilhe essa página com os amigos: