Melhores Destinos Smiles: As belezas da histórica Praga

Praga, uma cidade que respira história

Não faz nem 30 anos que a imponente Praça Venceslau, um dos principais pontos turísticos de Praga, foi palco da Revolução de Veludo, em 1989, que culminou no fim do comunismo e transformou a história do leste europeu. A manifestação pacífica levou à retirada das tropas soviética do país e foi a semente das eleições parlamentares em 1992. Caminhar pela charmosa capital da República Tcheca, um dos destinos mais visitados da Europa (só em 2016, recebeu cerca de 7 milhões de turistas) é como estudar história ao vivo. O importante passado continua presente na memória de boa parte de seu 1,3 milhão de habitantes, e no centro histórico (declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco), repleto de ruelas e monumentos construídos a partir do século 11. A viagem ainda vale pelas famosas cervejas tchecas, consideradas as melhores do mundo.

Comer

Cafe Louvre: Em atividade desde 1902, o Cafe Louvre sobreviveu ao golpe comunista e, depois de anos, se tornou mais do que um lugar para saborear deliciosas tortas e crepes: virou um ponto turístico. Também, pudera. Por suas mesas passaram clientes como Franz Kafka e Albert Einstein.

Sisters: A especialidade do Sisters são os sanduíches abertos, que caem muito bem tanto para uma refeição como para uma entradinha acompanhada por chá ou café. Experimente o de queijo de cabra e beterraba, um dos mais pedidos da casa.

Lokál Dlouhááá: Bastante frequentado por locais, o simples Lokál Dlouhááá é uma ótima opção para experimentar pratos da gastronomia tcheca, como o queijo empanado com batatas cozidas, e beber cervejas da região. Está sempre lotado. Vá com paciência para esperar por uma mesa – vale a pena.

Ginger & Fred: Não é somente pelos pratos sofisticados que o Ginger & Fred deve entrar em seu roteiro. Especializado na gastronomia internacional, o restaurante fica no sétimo andar da Casa Dançante, provavelmente o principal ícone da arquitetura contemporânea de Praga, projetado pelo arquiteto croata Vlado Milunic, em parceria com o canadense Frank Gehry.

Comprar

Luciela Taschen: Para quem gosta de comprar bolsas exclusivas, a pequena e sofisticada loja Luciela Taschen, da designer Lucia Jamrichova, é o paraíso. Há diversos modelos e tamanhos, que podem ser usados tanto como mochilas ou bolsas colaterais.

Globe Bookstore: Inaugurada em 1993, a Globe Bookstore foi a primeira livraria de Praga especializada em livros em inglês. Destaca-se pela curadoria de títulos. Hoje, oferece cerca de 10 mil, selecionados para todos os gostos e idades, e promove encontros de literatura e escrita que acontecem quase toda semana.

100CLASS: A proposta da descolada 100CLASS é divulgar peças exclusivas de artistas não só locais, como de outros países do leste europeu. Aqui você encontra roupas femininas e masculinas, acessórios e objetos de decoração.

Marionety Truhlar: Próxima à Ponte Carlos, a loja Marionety Truhlar, em atividade desde 1993, vale a visita mesmo que, a princípio, você não pense em levar para casa um boneco de marionete feito por artistas locais. Agora, prepare-se, pois, uma vez dentro da loja é difícil resistir. Eles ainda oferecem workshops para ensinar os clientes a fazerem o próprio boneco.

Sair

Prague Beer Museum: Não, não estamos falando de um museu sobre cervejas. O Prague Beer Museum é um bar que oferece cerca de 30 tipos de cervejas tchecas artesanais, direto da torneira. O clima é de pub, daqueles para sentar com os amigos e jogar conversa fora enquanto experimenta alguns dos sucessos do país. Vá sem hora para sair.

Roxy Prague: Se o seu som favorito for música eletrônica, não precisa pensar duas vezes: a tradicional (e enorme!) Roxy é o lugar ideal para dançar madrugada adentro. A balada, que costuma lotar quase todas as noites, também se destaca pelo visual, já que fica em um cinema desativado da década de 1920.

U Zlateho Tygra: Este pequeno bar é uma das melhores opções quando o assunto é cerveja – e olha que estamos em Praga. O U Zlateho Tygra faz bastante sucesso entre os locais, que dizem que tem a cerveja mais gelada da cidade. Boa oportunidade, também, para conhecer um pouco da cultura dos tchecos.

Lucerna Music: Uma das noites mais animadas de Praga, o Lucerna Music não atrai turistas e locais à toa: além de receber os melhores shows que acontecem na cidade, ainda é palco da festa anos 80, que já virou tradição entre a galera nostálgica e quem deseja conhecer os hits de décadas passadas.

A palavra de quem conhece

“Praga é muito cultural. Todo lugar tem um ponto histórico importante, de pontes a castelos. E o bacana é que mesmo assim ainda é uma cidade moderna. Fui em novembro, quando já estava começando a esfriar, e consegui explorar a região numa boa. É daqueles destinos que vale a pena deixar se perder. Lá, fiz uma das coisas que mais gosto de fazer em viagens: sentar em um bar qualquer, experimentar a gastronomia local e tomar cerveja enquanto observo as pessoas.”
Cássio Reis, ator e apresentador

Quando ir?

Uma das épocas do ano mais bonitas para conhecer Praga é durante a primavera – entre março e maio. Com temperaturas amenas, a cidade fica repleta de verde e flores, com jardins dando espetáculos coloridos. Agora, se você é amante do frio, não deixe que conhecer Praga no inverno (de dezembro a fevereiro). Nessa época, a cidade fica coberta de neve.

Como chegar?

Ícone

VOOS

Os voos chegam ao aeroporto de Praga Václav Havel, localizado a cerca de 17 km do centro da cidade. Saiba mais sobre os voos.

Dicas

  • Ponte Carlos: todo destino tem seu clichê. No caso de Praga, é a Ponte Carlos, que começou a ser construída em 1357 pelo Imperador Carlos IV e hoje liga a Cidade Velha ao bairro Malá Strana. A travessia tem mais de 500 metros de comprimento e garante lindas paisagens da cidade. Vale a pena visitá-la também à noite, quando está iluminada – melhor ainda quando está sob a névoa.
  • Praça da Cidade Velha: não faltam motivos para conhecer a Praça da Cidade Velha, um dos principais pontos turísticos de Praga. Além de charmosas ruelas que abrigam lojas e restaurantes, a região ainda conta com famosas igrejas, como a Nossa Senhora Diante de Týn, e o icônico Relógio Astronômico. Fica a dica: visite-o próximo de alguma hora cheia para ver o que acontece.
  • Castelo de Praga: engana-se quem pensa que o Castelo de Praga é “só” um castelo. O espaço, que é na verdade um bairro, tem cerca de 70 mil metros quadrados e abriga palácios, igrejas e museus. Por essas e outras, entrou no Guiness Book como o maior castelo do mundo e também foi declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Tire pelo menos um dia para conhecer como se deve.
  • Parque Letná: há quem diga que é no Parque Letná, localizado no alto de uma colina, que se tem a melhor vista para alguns dos principais pontos turísticos de Praga. Rodeado por natureza, o local ainda é um bom programa para passear com a família, pedalar, andar de skate ou fazer um piquenique.

Aria Hotel Prague: Decoradas por Rocco Magnoli e Lorenzo Carmellini, renomados designers italianos, cada uma das 51 suítes do luxuoso Aria Hotel é dedicada a um estilo musical, como jazz e ópera. A suíte mais luxuosa homenageia Mozart e conta com uma vista incrível para o Jardim Vrtba.

Four Seasons Prague: O sofisticado Four Seasons Prague segue a linha dos outros hotéis da famosa rede: além do conforto, oferece serviços para incrementar a experiência dos hóspedes na cidade. Uma das atrações é o exclusivo passeio de barco pelo Rio Moldava (ou Vltava, em tcheco), que fica ainda mais gostoso com uma taça de prosecco.

Mosaic House: O moderno Mosaic House é uma ótima opção tanto para quem deseja ficar em quarto privativo ou compartilhado. A menos de dois quilômetros da Ponte Carlos, o hotel costuma atrair jovens e se destaca pelo design contemporâneo e o animado bar La Loca.

The ICON Hotel & Lounge: No descolado Icon Hotel & Lounge, localizado na região histórica de Praga, o conforto vem em primeiro lugar: os 31 quartos contam com roupas de cama da sofisticada marca Hästens e o bem-servido café da manhã pode ser pedido a qualquer hora do dia.

Ícone

Hotéis em Praga

Reserve seu Hotel
Mapa

Lugares para visitar

Outros destinos

Abu Dhabi
Atlanta
Bangkok
Berlim

Compartilhe essa página com os amigos: