Melhores Destinos Smiles: Visite Berlim

Berlim

A cidade que sobreviveu a duas guerras mundiais e já foi separada em lado oriental e ocidental soube fazer dos limões uma boa limonada: transformou bunkers em galerias e o que restou do Muro de Berlim em um grande painel de arte contemporânea a céu aberto. É justamente essa atmosfera alternativa que a destaca de outras metrópoles como Nova York e Paris – além, claro, de não dever em nada quando o assunto é boa gastronomia, lojas e vida noturna. A programação é intensa em todas as épocas do ano. Não à toa, a cidade – segunda mais populosa da Europa (cerca de 3,5 milhões de habitantes) – é uma das mais procuradas do continente.

Comer

Einstein Cafe: Se não bastasse o ótimo brunch - o apfelstrudel é considerado um dos melhores da cidade -, o Einstein Cafe se destaca também por sua atmosfera vintage. Prova disso foi servir de cenário para o filme Bastardos Inglórios (2009), de Quentin Tarantino, que se passa na época da Segunda Guerra Mundial. Se for visitá-lo durante o verão, tente sentar no disputado jardim dos fundos.

Bötzow-Privat: A gastronomia alemã é o forte do Bötzow-Privat, que serve boas porções de pratos como o clássico schnitzel, bife de porco à milanesa, e spätzle, a massa típica da região. A casa, quase sempre lotada, também atrai moradores locais – o que é sempre um bom sinal.

Coookies Cream: Nem só de schnitzel vivem os berlinenses. A cidade também conta com ótimos restaurantes vegetarianos, caso do Cookies Cream, praticamente escondido na entrada de serviço do Westin Grand Hotel. Vale a pena pedir o menu de quatro etapas e aproveitar a experiência completa, da entrada à sobremesa. Faça reserva para não passar vontade.

Monsieur Vuong: É bom chegar cedo ao Monsieur Vuong, pequeno restaurante vietnamita na badalada região do Mitte, pois quase sempre há fila de espera. A casa só trabalha com ingredientes frescos e, por isso, o menu muda a cada dois dias. Antes de ir embora, experimente o cremoso expresso inspirado nos cafés do Vietnã.

Comprar

Do you read me?!: A livraria Do you read me?!, no Mitte, é o paraíso para quem curte ler sobre assuntos como arte, arquitetura e design. O bacana é que, em geral, as publicações vendidas lá são independentes - e muitas vezes raras - de outros países da Europa e da Ásia. Dá para passar boas horas folheando cada página.

Pick n Weight vintage store: O que não falta em Berlim são brechós. Destaque para o Pick n Weight, onde os produtos são vendidos a quilo - e não importa se o que você pegou é de marca ou não. Vá com tempo para garimpar, pois a variedade de produtos vintage, tanto masculinos como femininos, é enorme.

Hallesches Haus: Na moderna Hallesches Haus, que fica às margens do canal de Landwehr, você encontra de tudo um pouco - não é à toa que a marca se classifica como uma general store. Os produtos vão de vasos em formato de cactus a óculos escuros. Para completar o passeio, o espaço ainda conta com um café que serve um delicioso brunch aos sábados.

Captn Crop: Os chapéus da Captn Crop são, provavelmente, os mais legais de Berlim. A loja, que também vende bolsas e mochilas, produz as peças em um estúdio que fica no mesmo endereço, e você pode customizá-los enquanto assiste serem feitos. Entre os materiais utilizados, há alguns peculiares, como tecidos de tapetes marroquinos.

Sair

Clärchens Ballhaus: Prepare-se para fazer uma viagem no tempo. O mais legal do Clärchens Ballhaus, que também conta com café e restaurante, é o enorme salão construído em 1913 onde acontecem bailes de dança. A trilha sonora varia de rockabilly a tango e atrai de jovens ao pessoal que vai para relembrar o passado.

Keith Bar: A especialidade do pequeno Keith Bar é o whiskey – há opções do mundo inteiro –, a casa também ainda conta com uma boa carta de cervejas alemãs. Sempre tem músicas animadas tocando e, uma vez por mês, a noite é dedicada à poesia. Quem quiser pode pegar o microfone e ler textos autorais ou obras já consagradas.

8mm: A noite é animada no 8mm, misto de bar e casa de shows. Venha para curtir um rock underground e dançar ao som de DJs locais e de outras partes da Europa. Entre os drinks, tem feito sucesso o Moscow Mule, à base de vodca. Há quem diga que a receita da casa é mais forte que a de outros bares da região.

Tresor: Berlim é mundialmente conhecida por suas poderosas baladas eletrônicas. Uma das mais tradicionais é a Tresor, em atividade desde 1991 e que bomba inclusive às segundas-feiras. O ambiente vale a visita: a pista rola em diversos ambientes de uma enorme fábrica desativada – para chegar a um deles, é preciso atravessar um túnel de 30 metros.

A palavra de quem conhece

“A diversidade é, sem dúvidas, uma das características mais legais de Berlim. É incrível como a cidade está aberta a pensamentos e estilos diferentes. Também tem um mix bacana entre o passado e o futuro, principalmente na arquitetura. Estive lá há pouco tempo para apresentar meu filme Como nossos pais no Festival de Berlim e adorei conhecer o International Kino, um dos cinemas mais antigos da cidade, onde rolou a sessão. Fica na parte oriental e a visita ao espaço já é um programa por si só, pois mantém algumas de seus traços originais.”
Laís Bodanzky, cineasta

Quando ir?

Como Berlin tem as quatro estações bem definidas, assim como em toda a Europa, conhecer a capital da Alemanha vai depender do gosto pessoal do viajante. A primavera pode ser uma boa época do ano para conhecer a cidade, devido às belas paisagens e ao clima mais ameno.

Como chegar?

Ícone

VOO

Os voos chegam ao aeroporto internacional Berlim Tegel, localizado a menos de 10 km da Estação Central de Trens da cidade, e ao Berlim Schoenefeld (SXF), situado a um pouco mais de 20 km da Estação Central de Trens. Saiba mais sobre os voos.

Dicas

  • Mauerpark: parada certa para turistas e locais. Aos domingos, o agito fica por conta do já tradicional mercado de pulgas, onde dá para garimpar de discos a produtos artesanais – como sabonetes e cervejas –, e do divertido karaokê a céu aberto que rende boas músicas e risadas.
  • Museum für Gegenwart: não é somente pelas obras de artistas contemporâneos como Andy Warhol e Roy Lichtenstein que o Museum für Gegenwart vale a visita. O espaço fica em uma estação de trem desativada do século 19 e ainda mantém características de sua arquitetura original.
  • Berlin Coffee Tour: que tal explorar a história de Berlim enquanto conhece alguns dos cafés mais gostosos da cidade? Essa é a ideia do Berlin Coffee Tour, passeio de três horas guiado por um guia especializado na bebida. Acontece aos sábados e domingos e, claro, a degustação está inclusa na programação.
  • Sammlung Boros: refúgios subterrâneos da época da Segunda Guerra Mundial, os bunkers fazem parte da história de Berlim. Este, construído em 1942, virou a galeria de arte Sammlung Boros e um dos passeios mais peculiares da cidade. Só pode ser visitado por até 12 pessoas por vez. Reserve com antecedência para garantir o programa.

Michelberger Hotel: Próximo ao East Side Gallery, o Michelberger se destaca pelo design contemporâneo. Cada quarto tem estilo e tamanho diferentes – há opções para casais e turmas de até seis pessoas. No lobby há revistas de arte e fotografia e o café da manhã conta com pratos vegetarianos.
Henri Hotel Berlin: Se hospedar no Henri é quase como viajar no tempo. O hotel fica em um prédio construído na década de 1880 e mantém decoração inspirada naquela época, embora também tenha traços contemporâneos. Faz sucesso o completo café da manhã, servido em sistema de buffet ao som de músicas antigas.
Sir Savigny: O moderno Sir Savigny tem a cara de Berlin: é decorado com obras de artistas locais, conta com uma biblioteca repleta de títulos internacionais e ainda oferece caixas de som nos quartos para que o hóspede curta suas músicas em alto e bom som. Completam o conforto o potente chuveiro e os lençóis de 300 fios.
Abion Villa Berlin: Localizado em uma área calma do Mitte, o elegante Abion Villa Berlin conta com suítes de 28 a 70 metros quadrados – algumas delas com janelas panorâmicas. O destaque, porém, é outro: fica às margens do rio Spree, uma das principais atrações da cidade.

Ícone

Hotéis em Berlim

Reserve seu Hotel
Mapa

Lugares para visitar

Outros destinos

Belo Horizonte
Roma
Las Vegas
Natal

Compartilhe esta página com os amigos: