Melhores Destinos Smiles: As praias de Morro de São Paulo e Costa do Dendê

MORRO DE SÃO PAULO E COSTA DO DENDÊ NA BAHIA

A Costa do Dendê fica na Bahia, um pouco a sul de Salvador. Os destaques da região são as praias paradisíacas com uma boa infraestrutura turística, da Ilha de Tinharé onde fica o Morro de São Paulo, um dos lugares mais encantadores do litoral da Bahia. Até 20 anos atrás era um lugar bucólico e pacato, conhecido apenas pelos baianos. Sofreu intervenções urbanas que valorizaram a região e a tornaram mais atraente para turistas do Brasil e do mundo. O lugar é agitado e cheio de pousadas, restaurantes e lojas, possuindo uma vida noturna animada, sobretudo no verão.

As ruas que antes eram de barro ganharam um revestimento e, no caminho das praias, uma passarela de madeira liga as três primeiras. As praias são denominadas em sequência sempre foram um dos charmes do Morro de São Paulo: primeira, segunda, terceira e quarta praia. Isso servia para orientar os hippies e campistas que acampavam por lá na década de 70.

A Primeira Praia é pequena e fica na parte baixa da vila. A Segunda Praia é o centro do agito. Nas noites de verão, ela fica cheia de barracas que preparam drinks exóticos, como coquetel no fruto do cacau e outras delícias típicas.

A Terceira Praia já é um pouco mais tranquila, extensa e muito mais bonita do que as anteriores. Do cais até lá só dá para ir a pé. A partir da Terceira Praia, pode-se alugar charretes para chegar à Quarta Praia, que já é mais distante da vila e menos ocupada.

Quem fica hospedado nos hotéis mais distantes precisa pegar um “shuttle bus”, com saída e retorno de uma em uma hora. A estrada esburacada até a vila não é confortável, mas combina com o astral do lugar. Os únicos carros que existem em Morro de São Paulo pertencem às pousadas, hotéis e outros serviços.

Mais para o sul, a partir da Quarta Praia, aparece a Quinta Praia ou Praia do Encanto, a única entre elas que tem nome alternativo. Mais a sul do Morro de São Paulo, a apenas 20 minutos de barco, ainda na Ilha de Tinharé, fica a Praia de Garapuá. É uma grande enseada, cercada por coqueiral e delimitada por manguezais. Na realidade, é um pequeno povoado de pescadores, frequentado por um número muito reduzido de visitantes e veranistas. O local não possui muitas pousadas. O turismo é feito apenas por quem faz passeios de barco a partir do Morro de São Paulo e isso ajudou a preservar Garapuá.

Quando ir?

A Costa do Dendê, pertinho de Salvador, pode ser visitada em qualquer época do ano. O verão é mais agitado e as vilas costumam estar cheias. As chuvas estão mais concentradas entre abril e julho, mas nada que dificulte ou impeça a viagem. As águas são sempre quentes e o banho de mar excepcional. 

Como chegar?

Ícone

VOO

O Morro de São Paulo fica a aproximadamente 250 km de Salvador, seguindo de carro ou de ônibus até Valença de onde se pega um barco para a ilha. A outra opção é ir de catamarã a partir de Salvador, em um percurso de aproximadamente 2 horas, ou em avião, que faz o trajeto em 25 minutos. Existem agências de viagens que fazem o transfer de Salvador para o Morro de São Paulo com qualquer uma das três modalidades.
Saiba mais sobre os voos.

Dicas

  • Como circular: a vila do Morro de São Paulo é pequena e deve ser percorrida a pé. Os carros são raros e restritos aos hotéis e outros serviços. Garapuá fica também na Ilha de Tinharé e pode ser alcançada de carro, por meio de transportes alternativos que fazem a ligação entre as duas vilas. Os passeios que levam às praias de Boipeba e Moreré precisam ser alcançadas de barco. Essa também é uma alternativa para Garapuá.
  • Ilha de Boipeba: a ilha fica ao lado da de Tinharé. Uma está separada da outra por um canal de rio. Nessa região, está localizada a Praia de Moreré, uma das joias do litoral brasileiro. Trata-se de uma enseada de águas mornas e calmas, cercada de recifes que formam um incrível conjunto de piscinas naturais proporcionando um banho de mar excepcional e relaxante, onde se pode praticar “snorkel” e mergulho com garrafa. Saindo da Praia de Moreré, chega-se de barco ao pequeno vilarejo de Boipeba, um povoado de pescadores, mas que tem infraestrutura, com pousadas e restaurantes.
  • Praia de Garapuá: quem chega a essa praia, pode se deliciar com a gastronomia local. Na Barraca do Léo, pode-se degustar uma “lambreta” dos deuses. A “lambreta” é uma maravilha exclusiva da culinária baiana. Um molusco comum nos mangues do litoral baiano, dizem que tem propriedades afrodisíacas. As “lambretas” de Garapuá são famosas e imperdíveis para quem visita o lugar.

Em Morro de São Paulo, as maiores ofertas de hotéis e pousadas estão na Primeira, Segunda e Terceira Praias. Quem tem perfil mais festeiro, a pedida certa é se hospedar na Segunda Praia. Aos que gostam de sossego, devem procurar pela Quarta ou Quinta Praia. Já na Terceira Praia, você deve encontrar um misto de tranquilidade e boa localização.

Ícone

Hotéis em Morro de São Paulo e Costa do Dendê

Reserve seu hotel
Mapa

Lugares para visitar

Outros destinos

Salvador
Litoral Norte da Bahia
Aracaju
Litoral Sul de Alagoas

Compartilhe esta página com os amigos: