Melhores Destinos: Litoral Norte Baiano

Litoral Norte da Bahia

O Litoral Norte da Bahia é um dos lugares mais encantados da costa brasileira e um dos mais visitados do país. A infraestrutura é excelente, com muitos resorts de luxo com serviços all inclusive, além de pousadas e hotéis menores em cada um dos seus destinos.

Saindo do Aeroporto de Salvador pela Estrada do Coco, existe um rosário de praias espetaculares. A primeira de fama internacional é Arembepe, a 30 km do aeroporto. É um antigo reduto hippie com praias calmas de águas quentes, protegida por recifes de corais. Ainda hoje existe uma comunidade hippie no local que pode ser visitada.

Guarajuba fica no quilômetro 45 e a praia é uma das melhores que existem no litoral da Bahia, com mais de 5 quilômetros de extensão de areias claras, mar azul e água morna. Em alguns trechos as barreiras de corais proporcionam um banho de mar tranquilo.
Caminhando pela areia em direção ao sul, chega-se à praia de Scar Reef, ou Caribinho, com piscinas naturais perfeitas. Os surfistas costumam ir para além dos corais em busca das melhores ondas.

A Praia do Forte é a “joia da coroa” do litoral norte da Bahia, a 60 km de Salvador. A antiga vila de pescadores deu origem a um lugar charmoso, onde as lojas convivem harmonicamente com as casas rústicas. Turistas, pescadores e moradores dividem os espaços pelas ruelas da vila. É símbolo de ecoturismo e preservação ambiental, onde destacam-se dois projetos. O Instituto Baleia Jubarte, que se dedica ao estudo, ao monitoramento e à preservação das baleias que aparecem por aí entre julho e setembro, quando procuram as águas quentes do litoral da Bahia para acasalamento e reprodução.

A igrejinha de São Francisco de Assis é charmosa e foi construída pelos pescadores da vila em 1900. Foi totalmente recuperada. A praia mais frequentada da vila é a do Porto, uma pequena enseada de águas paradas e mornas, que permite um banho tranquilo e seguro. Outra praia famosa é a do Papa-Gente, procurada pelos surfistas. Quando a maré está baixa, surgem as piscinas naturais.

Outra atração da região é o imponente Castelo da Torre de Garcia D’Ávila, ou Casa da Torre. É o único castelo medieval existente no continente americano. Fica em uma localização estratégica, numa colina elevada ao lado da Praia do Forte.

A partir da Praia do Forte, a Estrada do Coco passa a ser chamada de Linha Verde. Ao norte da Praia do Forte, a 14 km de distância, existe o acesso à Praia de Imbassaí, onde o encontro do Rio Imbassaí com o mar proporciona um dos melhores banhos de mar do Litoral Norte da Bahia. É na Praia de Imbassaí que fica o excelente resort Grand Palladium.

Um pouco mais ao norte, a 75 km de Salvador, fica a Costa do Sauípe, o maior complexo de resorts do Brasil e que consagra Sauípe como um dos grandes destinos turísticos do país.

Quando ir?

O litoral baiano possui clima tropical e é quente o ano inteiro. Pode ser visitado em qualquer época do ano, mas chove um pouco mais de maio a agosto. Nada que assuste um bom viajante. De setembro a abril possui tempo firme e um clima constante de verão.

Como chegar?

Ícone

VOOS

O Aeroporto Luís Eduardo Magalhães, de Salvador, é a porta de entrada para o Litoral Norte da Bahia. Fica exatamente na divisa entre a capital baiana e a BA 099, Estrada do Coco. Muitos turistas que visitam o Litoral Norte, nem entram em Salvador, o que é uma pena. Saiba mais sobre os voos

Dicas

  • Como circular? A melhor maneira de visitar o Litoral Norte da Bahia é alugando um carro. A estrada é excelente e existem muitas atrações para se ver e aproveitar. Quem não quiser dirigir pode ir de táxi. É mais caro, pois a corrida é calculada em dobro, afinal de contas, não existe fluxo de volta para o taxista.
  • Projeto Tamar: Primeiro e maior dos centros de preservação de tartarugas marinhas do Brasil, localizado na Praia do Forte. Na sede do projeto existem aquários com tubarões, tartarugas, arraias e outros peixes. A criançada adora e pode interagir com os animais. O visitante pode presenciar o nascimento de tartarugas cujos ninhos foram recolhidos pelo Tamar para otimizar a reprodução.

Praia do Forte: possui uma infraestrutura turística excelente, com dezenas de pousadas, algumas de charme e resorts de luxo, onde destacam-se o Tivoli Eco Resort e o Iberostar. Praia de Imbassaí: está localizado o excelente resort Grand Palladium. Costa do Sauípe: São cinco grandes resorts com opções all inclusive, além de cinco pousadas temáticas integradas ao sistema.

Ícone

Hotéis em Litoral Norte da Bahia

Reserve seu Hotel
Mapa

Lugares para visitar

Outros destinos

Fernando de Noronha
Goiânia
Litoral Sul de Alagoas
João Pessoa

Compartilhe essa página com os amigos: