Águas mornas

O Litoral Sul de Alagoas possui um conjunto de praias belíssimas, com águas mornas de cor esmeralda, que não deve nada aos destinos de sol e mar mais famosos do mundo, e o que é melhor, com uma boa infraestrutura.

A Praia do Francês fica a 20 km ao sul de Maceió, no município de Marechal Deodoro, em Alagoas. É um antigo reduto hippie dos anos 70. Hoje é um local de veraneio bastante procurado e no verão a vila está sempre agitada.

O espaço é grande, com dezenas de estacionamentos, muitas pousadas e hotéis, restaurantes, lojas de artesanatos, etc. De todas as praias do Litoral Sul de Alagoas, a Praia do Francês é, de longe, a de melhor infraestrutura. Um excelente calçadão chama para uma boa caminhada.

Ao sul da Praia do Francês, 5 km mais adiante, fica a Barra de São Miguel, que também desenvolveu uma grande infraestrutura para o turismo. A praia é excelente, o banho de mar é protegido por um extenso recife, que possibilita águas calmas e mornas. A Barra de São Miguel sempre foi mais conhecida como local de embarque para a Praia do Gunga. Hoje, muitos visitantes preferem ficar por aí, aproveitando as águas quentes e paradas, sobretudo quando a maré está mais baixa.

A Praia do Gunga fica a 2 quilômetros dali, na ponta de uma fazenda de coco, em frente à Barra de São Miguel. Existe um mirante privativo na entrada que dá acesso à Praia do Gunga - é necessário pagar entrada. As fotos lá de cima mostram a imensidão do coqueiral.

O acesso à Praia do Gunga também é pago e o acesso é somente para quem vai de carro. Não existem caminhos próximos para quem vai a pé. Centenas de carros ocupam o estacionamento da Praia do Gunga e testemunham o sucesso do lugar. Daí é possível fazer passeios de buggy ou de quadricíclo.

O local parece um parque de diversões. Aluguel de jet sky, banana boat, paraglider e outras delícias à beira mar. Águas paradas, mornas e mais profundas do que na Barra de São Miguel possibilitam um banho de mar excelente.

Uma das opções de lazer é um passeio de lancha, feito de forma privativa ou em barcos coletivos, que dão a volta na Lagoa do Roteiro, mas, na realidade, é uma laguna conectada à Praia do Gunga.

A lancha para numa coroa que permite um excelente banho de mar quando a maré está vazia. Recifes e corais separam a laguna do mar aberto. Aí, as pequenas piscinas naturais deixam expostos os peixes multicoloridos. Uma pequena ilha se forma no meio da laguna quando a maré está vazia, possui bares improvisadas em barcos, que atendem aos visitante ali mesmo. É possível tomar uma cerveja gelada, uma água de coco, ou mesmo se deliciar com uma lagosta bem preparada.

Quando ir

O litoral de Alagoas é quente o ano inteiro, porém chove de maio a julho. Se puder fugir desses meses é melhor. O verão é ensolarado e maravilhoso.

 

Como chegar

VOOS

O aeroporto de Maceió possui uma pequena oferta de voos. Para acessar o Litoral Sul e os lugares mais distantes, a melhor opção é alugar um carro.

Hotéis em Litoral Sul de Alagoas

Um dos destaques de hospedagem do Litoral Sul de Alagoas é o Hotel Gungaporanga. Fica logo depois da Barra de São Miguel para quem vem de Maceió. Está localizado no alto de uma falésia, com vista para a Praia do Gunga e para a Lagoa de Roteiro. A piscina do hotel, de borda infinita, parece que está pendurada na falésia e isso dá uma sensação maravilhosa na observação da paisagem. Possui dez bangalôs dos dois lados da piscina. Todos os quartos têm a mesma vista. Um jardim bem cuidado completa a ambientação do hotel. O Gungaporanga não aceita crianças. Não é um lugar de baladas, muito pelo contrário, o ambiente é intimista e sossegado. Excelente para casais que queiram descansar ou em lua de mel.

Dicas de viagem

Piaçabuçu fica mais ao sul e é a cidade mais próxima da foz do Rio São Francisco. É daí que saem os passeios de barco que levam à foz do rio e possibilitam caminhadas pelas dunas. Vêm muitos turistas para fazer o passeio, sobretudo os passantes da estrada e outros vindos de Maceió. Dezenas de barcos coloridos, ancorados nas margens do rio formam um belo visual. A cidade de Piaçabuçu sofre hoje com a regularização da vazão das águas do Rio São Francisco, que surgiu com a construção da Barragem de Sobradinho.

Outros destinos

  • Natal

Natal tem aquele clima tropical com coqueiros, dunas de areia, falésias e, para completar, um mar enorme com tons verdes e azuis de encher os olhos!
  • Porto Alegre

Às margens do rio Guaíba, a capital do Rio Grande do Sul, fundada em 1772, vai muito além das tradições gaúchas.
  • Recife

Frevo, praia, Maracatu, história, culinária de dar água na boca, Carnaval e arte: Recife tem tudo isso e ainda vai além!
  • São Paulo

São Paulo é uma cidade que não para. Por isso, é perfeita para qualquer viajante.

Compartilhe essa página com os amigos: