Melhores Destinos Smiles: Salvador, uma das cidades brasileiras mais buscadas para turismo

Festas Populares, Muita Cultura e Calor

Quem visita a capital baiana, que carrega o título de primeira do Brasil, não consegue ignorar toda a carga histórica que possui cada rua, casarão e ponto turístico. O primeiro farol a ser edificado é o Farol da Barra, que está em pé desde 1534, inicialmente construído para auxiliar embarcações que chegavam à baía de Todos-os-Santos, hoje em dia está aberto a visitas. Outra antiga construção situada na capital, é a Basílica Nosso Senhor do Bonfim, que é também a igreja mais tradicional de Salvador e do Brasil. O início da sua construção data de 1745 e é muito famosa pela festa que ocorre em sua escadaria, chamada de Lavagem do Bonfim.

Cidade de Salvador

Mas o ponto turístico considerado o coração da Bahia é o Pelourinho! Nessa parte da cidade é proibida a entrada de carros e é caminhando que você desfrutará das lindas casas coloridas, igrejas, bares, restaurantes e lojas de artesanatos tradicionais que estão situados por ali. Aproveite para conhecer o Convento de São Francisco que tem todo seu interior em ouro, uma obra de arte deslumbrante. Outro monumento construído em 1869 e que é uma atração entre os turistas, é o Elevador Lacerda, primeiro elevador urbano do mundo, possui uma linda vista do pôr do sol. Após a descida, aproveite para visitar o Mercado Modelo na cidade baixa, ótimo lugar para comprar presentes e lembranças de Salvador!

Praias Paradisíacas e Calor

Cidade de Salvador

Não tem como visitar Salvador e não conferir suas praias paradisíacas. Ao longo de suas orlas você ainda se depara com diversos restaurantes que servem pratos típicos baianos regados aos mais variados frutos do mar. Uma das praias mais famosas de Salvador é a Praia de Itapuã, que inclusive ganhou uma música escrita por Vinicius de Moraes enaltecendo-a. Essa praia possui água transparente e areia branca, onde se formam as piscinas naturais. Além disso, é possível visitar o Farol de Itapuã, que é um verdadeiro cartão postal da Bahia. Outra praia muito famosa da capital baiana, é a Praia do Porto da Barra. Ela se encontra a 4 quilômetros do centro e possui 600 metros de orla apenas, porém sua água azul encanta quem a conhece.

Vista da Cidade de Salvador

Já para quem busca mais privacidade e praias menos badaladas, as melhores opções são a Praia do Buraco, que possui paisagem rústica e é pouco visitada, já que seu acesso ocorre através de uma estrada de terra, porém chegar a praia e ver seu lindo mar aberto e os coqueiros é recompensador e a Praia de Stella Maris, situada em meio novos bairros requintados. Agora, se você estiver procurando por uma praia com muitas ondas para surfar, o local certo é a Praia de Jaguaribe. Situada na foz do Rio Jaguaribe, suas águas são mais agitadas, o que dá forma a ótimas ondas, muito apreciadas pelos surfistas. Palco de vários campeonatos de Surf, a praia fica a 20 quilômetros do centro e sua água é liberada também para o banho.

Quando ir?

Salvador possui clima de floresta tropical, ou seja, sua temperatura média anual é de 25ºC, podendo chegar a 17ºC durante o inverno e aos 30ºC no verão. Junto a suas conhecidas praias, a cidade é um destino que promete sol e calor o ano inteiro.

Como chegar?

Ícone

Voos

Os voos chegam ao aeroporto internacional Deputado Luis Eduardo Magalhães, localizado a a 28km do centro de Salvador. Saiba mais sobre os voos.

Dicas

  • História e pontos turísticos: a cidade que foi a primeira capital do país possui diversos pontos turísticos carregados de história brasileira. É normal encontrar casarões dos séculos passados pelas ruas de Salvador. Os monumentos estão também em morros e faróis.
  • Praias: um dos pontos altos de visitar a capital baiana são as praias paradisíacas! Com águas claras e de temperatura agradável, algumas das praias da cidade chegam a formar piscinas naturais. Algumas das praias mais famosas são a praia de Itapuã, Farol da Barra e Stella Maris, próximo a suas orlas ficam restaurantes de comidas típicas, com muitos frutos do mar!

Como a cidade possui muitos prédios históricos, é comum encontrar antigos casarões que abrigam, hoje em dia, hóteis com decoração luxuosa. Esse é o caso do Hotel Casa do Amarelindo que é uma antiga mansão colonial que possui quartos luxuosos com varanda, piscina e terraço panorâmico com uma linda vista. Outro hotel que possui decoração que relembra momentos históricos da época colonial é o Hotel Villa Bahia. A nove minutos do Pelourinho, a opção para quem quer se hospedar próximo à região é o Hotel Cruz do Pascoal, que tem como diferencial uma linda vista sobre os edifícios de estilo colonial da cidade. É difícil um hotel em Salvador que não tenha uma linda vista, porém é no Marazul Hotel que você desfruta de uma bela vista da Baía de Todos os Santos, além de estar localizado a 450 metros de uma das mais lindas praias da cidade, a Praia da Barra.

Ícone

Hotéis em Salvador

Reserve seu Hotel
Mapa

Lugares para visitar

Outros destinos

Natal
Recife
Porto Alegre
Maceió

Compartilhe essa página com os amigos: