Melhores Destinos Smiles: A tranquilidade de Toledo pertinho do agito da capital espanhola

Madri e Toledo

Madri é uma cidade cosmopolita com avenidas largas e com um importante acervo artístico e histórico. Uma das áreas mais visitadas da cidade é a “Madri dos Bourbons”, próximo à Praça das Cibeles, região conhecida também como o Triângulo de Ouro da Arte de Madri, que inclui o Museu Reina Sofia, o Museu do Prado e o Museu Thyssen-Bornemisza.

O Reina Sofia é dedicado ao movimento cubista e aos pintores espanhóis da primeira metade do século XX, como Picasso, Salvador Dalí e Miró. A sua principal atração é a Guernica, obra-prima de Pablo Picasso, uma obra monumental em todos os sentidos, possui mais de sete metros de comprimento. Foi criada como um manifesto pacifista, após o bombardeio e destruição da cidade basca de Guernica-Lomo, durante a Guerra Civil Espanhola.

O Museu do Prado tem a maior coleção do Mundo de pinturas espanholas, com destaque para as obras de Velazquez, El Greco, El Bosco e Goya. Possui também obras importantes de artistas italianos e flamengos, como Rubens.

Diego Velazquez é o queridinho do Museu e de toda Madri. Uma das obras mais procuradas pelos visitantes é “As Meninas”, de Velazquez, que retrata a Infanta Margarita cercada pela sua corte.
O Palácio Real serviu como residência da Família Real até 1931. Hoje em dia é utilizado pelo Rei para cerimônias oficiais. O seu interior pode ser visitado e funciona como museu. Possui uma decoração exuberante e requintada.

A cidade de Toledo fica na região de Castela e La Mancha, a 70 km de Madri. Possui uma infinidade de monumentos históricos que representam uma mistura de estilos com influências de culturas muçulmana, cristã e judaica. Pode e deve ser explorada a pé, fica no alto de uma colina de onde se tem uma bela vista do Rio Tejo.
A belíssima Catedral de Toledo fica numa praça pequenina que não permite uma visão confortável do seu esplendor. O longo período de construção deu à Catedral diferentes estilos arquitetônicos, predominando na área externa o Gótico-francês.

A Sinagoga de Santa Maria La Blanca, construída no século XII, possui no interior excelentes exemplos de arcos mudéjar, de arquitetura muçulmana, em forma de ferradura. A sinagoga judaica foi transformada em igreja católica em 1405.
No centro de Toledo, existem inúmeras lojas de artesanato e lembranças típicas da região, como espadas e armaduras medievais.

Quando ir?

Madri e Toledo possuem clima temperado, com quatro estações bem definidas, podendo ser visitadas em qualquer época do ano. No inverno, uma frente fria pode tornar o tempo rigoroso. O verão pode esquentar bastante e é o período de alta estação do turismo. O ideal é fugir do verão e do inverno. O tempo fica mais agradável na primavera e no outono.

Como chegar?

Ícone

VOO

Existem voos diretos saindo de várias cidades brasileiras para Madri. Toledo fica a 70 km de Madri e pode ser visitada de carro alugado, trem ou através de um passeio de dia inteiro, contratado com uma agência de viagens.
Não precisa de visto nem de certificado de vacinas para quem vai à Espanha, mas o passaporte precisa ter validade mínima de seis meses da data de retorno da viagem. Na checagem da imigração, às vezes é necessário apresentar passagem de volta, comprovante de recursos financeiros e seguro de saúde.
Saiba mais sobre os voos.

Dicas

  • Como circular: no centro de Madri, o ideal é andar a pé desfrutando a arquitetura e atrações principais. Se precisar usar o transporte público, o metrô é uma boa alternativa, pois passa pelos principais pontos de interesse e é simples de usar. Outra alternativa excelente para Madri é o sistema de ônibus de turismo Hop on Hop Off. Além de fornecer informações históricas e culturais sobre a cidade, o visitante pode descer quantas vezes quiser nos principais pontos de interesse, e pegar o outro ônibus que vem em seguida.
  • Praça da Puerta del Sol: reserve um dia para conhecer a praça que fica no coração da Madri Antiga e é o marco zero da cidade. A Praça Mayor é a mais bela e foi sede de diversas atividades, desde touradas até execuções de prisioneiros condenados à pena de morte. Foi lá também que aconteceram os julgamentos da inquisição espanhola.
  • Mercado gastronômico de San Miguel: visite o local, situado em uma pequena praça ao lado da Praça Mayor. O mercado possui uma grande variedade de produtos de qualidade. O cliente pode comprar e levar para casa o que quiser, mas o gostoso mesmo é incluir o mercado em uma programação para tomar um chopp, ou um vinho e comer as diversas opções de tapas e pinchos que eles servem por lá.

Em Madri, procure se hospedar perto do Centro, como no entorno de Plaza Mayor, Santa Ana e Sol. Nessas regiões, você terá a comodidade de conhecer as atrações turísticas a pé. Em Toledo, você pode se hospedar na cidade histórica (dentro das muralhas) ou fora dela, onde estará próximo da estação de trem.
 

Ícone

Hotéis em Madri e Toledo

Reserve seu hotel.
Mapa

Lugares para visitar

Outros Destinos

Barcelona
Málaga
Porto
Lisboa

Compartilhe essa página com os amigos: