Melhores Destinos Smiles: História, encanto e muita comida boa em Porto

Cultura, Movimento e Inspiração em Porto

Apesar de ser a segunda maior cidade de Portugal, com cerca de 240 mil habitantes, um dos principais charmes de Porto, ao norte do país, é seu clima de vilarejo. Bem distinto da atmosfera cosmopolita de Lisboa, a 314 quilômetros de distância. Localizada às margens do Rio Douro, a terra do famoso vinho do porto – bebida que movimenta a economia local – mantém ruelas antigas, decoradas com os tradicionais azulejos coloridos, um dos grandes símbolos de Portugal. É tão pitoresca que seu centro histórico foi declarado Património Cultural da Humanidade pela UNESCO em 1996. Vale a pena embarcar em balanço bom dos bondes elétricos e explorar a região, que, de quebra, ainda conta com praias incríveis.

Cidade de São Paulo

Conhecer

Passear pela Ribeira: Não dá para ir ao Porto e não caminhar ou pedalar pelas charmosas ruas da Ribeira, região histórica que fica às margens do Rio Douro e é repleto de pequenas casas coloridas, lojas e bons restaurantes. É lá, também, que está a Ponte D. Luís I, cartão postal da cidade. Não deixe de voltar à noite para vê-la iluminada.

Praia de Matosinhos: Enquanto no inverno a região atrai especialmente quem deseja comer e beber bem, no verão é o paraíso para pegar uma praia. Uma das mais bonitas é a Praia de Matosinhos: o mar gelado não impede que a família inteira curta. Logo ali, outra atração que vale a visita: Castelo do Queijo, construído no século 17 para fazer frente aos piratas invasores.

Igreja de São Paulo

Fundação Serralves: Para quem se interessa por arte, arquitetura e paisagismo, a Fundação Serralves é um prato cheio. Além de belos jardins, o espaço abriga o Museu de Serralves, projetado pelo renomado arquiteto português Siza Vieira e considerado o museu de arte contemporânea mais importante de Portugal.

Parque da Cidade: O Parque da Cidade é o maior parque urbano do país. São cerca de 10 quilômetros de área para caminhar e andar de bicicleta. O local é bastante frequentado pelos moradores, que aos fins de semana fazem piquenique no gramadão. O parque ainda possui lagos e diferentes tipos de árvores. É o suspiro em meio à cidade.

Comer

Zenith - Brunch & Cocktails Bar: É bem possível que o brunch do Zenith seja o melhor do Porto. Destaque para as bonitas panquecas que chegam à mesa rodeadas por frutas vermelhas, açúcar e sorvete – esta, claro, é só uma das várias opções do menu. Daqueles pratos que te deixam na dúvida entre comer de uma vez ou tirar foto.

Pedro Lemos Restaurante: Um dos chefs mais importantes do Porto, o jovem Pedro Lemos sabe conquistar quem faz questão de comer bem. Dono de uma estrela no Michelin, seu sofisticado restaurante se destaca pelos ingredientes frescos, colhidos na horta que ele mantém no terraço. O menu degustação transforma o jantar em uma viagem pela gastronomia local.

Cidade de São Paulo

Puro 4050: Inaugurado em 2016, o descolado Puro 4050, na região do Largo de São Domingos, é um bar especializado em mozzarellas que vem se destacando também por servir a melhor burrata da cidade. Outra estrela da casa é o saboroso risoto de polvo.

Francesinha Café: Não deixe de experimentar a francesinha, o prato mais tradicional do Porto. É uma espécie de sanduíche recheado com linguiça, muito queijo, fiambre – um tipo de presunto –, e coberto com molho picante que leva cerveja preta e vinho do porto. É a especialidade do clássico Francesinha Café, na Rua da Alegria.

Comprar

Coração Alecrim: Localizada na rua Miguel Bombarda, a rua mais trendy da cidade, a Coração Alecrim é o projeto de duas amigas que sempre quiseram incentivar a produção local. Os preços não são muito baratos, mas se você gosta de moda e de decoração, vai ser um desafio resistir aos delicados vasos de cerâmica e às bolsas de palha feitas por artistas portugueses.

Mercado do Bolhão: Passeio indispensável para quem deseja conhecer a cultura da região do Porto e bater um papo com quem sempre viveu na cidade. O Mercado do Bolhão fica em um prédio construído em 1850 e vende produtos como queijos, frutas frescas, polvo, flores, vinhos e peças de artesanato local.

Livraria Lello: Basta entrar na Livraria Lello, em atividade desde 1906, para entender por que ela é considerada uma das mais bonitas do mundo. Poucos lugares têm uma arquitetura tão charmosa quanto a dela. Uma curiosidade: a escritora J.K. Rowling, autora de Harry Potter, morou no Porto na década de 1990 e se inspirou no local para criar a livraria de Hogwarts.

Oliva & Co: É difícil ir a Portugal e não se encantar com os azeites produzidos na região. Na Oliva & Co, loja especializada no produto, além de poder experimentar diversos tipos antes de escolher quais levar, você ainda encontra patês, bolachas e até chocolates feitos com azeite virgem.

Depoimento

“Vivi quatro anos muito felizes no Porto. O clima é agradável, até lembra um pouco o Brasil. Como não faz muito frio, dá para curtir a cidade mesmo no inverno. Porto é rodeada por lugares bacanas, como o Cais de Gaia, a Vila do Conde e Paredes. A região tem restaurantes ótimos, ia muito com meus amigos para comer leitão, cabrito e arroz de pato. Sempre que dá, faço questão de visitá-la com a minha família. Até penso em voltar a morar lá no futuro.”
Hulk, jogador paraibano de futebol, foi atacante do Porto por quatro temporadas (2008 a 2011): 181 partidas, 87 gols e 11 títulos; atualmente é o camisa 10 do Shanghai SIPG, na China

Quando ir?

Entre julho e agosto, período da alta temporada, o sol predomina na cidade e as chuvas são mais escassas. Já de março a maio e entre os meses de setembro e outubro, o clima mais ameno prevalece e o visitante encontra uma cidade tranquila e com menos turistas.

Como chegar?

Ícone

Voo

Os voos chegam ao aeroporto internacional do Porto, localizado a 11 km do centro da cidade. Saiba mais sobre os voos.

Dicas

  • Wine Quay Bar: Com uma incrível vista para a Ponte D. Luís I e o Rio Douro, na Ribeira, o Wine Quay Bar é considerado uma das melhores opções da cidade para curtir bons vinhos e petiscar uma seleção de frios enquanto observa o movimento da região. 
  • Casa das Mariquinhas: Não são só os turistas que saem da Casa das Mariquinhas encantados com as apresentações de fado que acontecem no local. Muitos portugueses também dizem que a casa, em atividade desde 1968, é a melhor pedida da região para curtir o estilo musical tradicional do país.
  • Labirintho bar: Além de música ao vivo e uma boa carta de drinks, o animado Labirintho Bar, no centro do Porto, ainda organiza eventos culturais e exposições de artistas locais. Bastante frequentado por moradores da cidade, é um dos lugares favoritos da galera alternativa para curtir a noite.
  • Gare Porto: O agito é intenso na Gare Porto, provavelmente a melhor e mais animada balada da cidade. Às sextas, o som que rola é o house music. Já aos sábados, é o paraíso para quem curte música eletrônica mais pesada. O local recebe alguns dos melhores djs e festas da região e atrai tanto locais como turistas, que costumam sair de lá só ao amanhecer.

Rosa Et Al: Rodeado por lojas modernas e galerias de arte, o elegante Rosa Et Al, na Rua do Rosário, conta com apenas seis suítes e oferece aos hóspedes experiências exclusivas. Por exemplo, os variados tipos de terapias e banhos aromáticos que é possível solicitar sem ao menos deixar o quarto. Destaque para a massagem sunset slow down, que promete relaxar depois de um dia intenso de passeios.

1872 River House: No coração do agitado bairro da Ribeira, o pequeno 1872 River House soube mesclar a decoração contemporânea com as tradicionais paredes de granito da região. Algumas das suítes têm uma vista maravilhosa para o Rio Douro, e admirá-la enquanto bebe um vinho local já é um programa e tanto.

InterContinental Porto: Palácio das Cardosas Um dos hotéis mais luxuosos da região, o InterContinental fica em um antigo palácio do século 18 e tem vista para o charmoso centro da cidade. As suítes são espaçosas – a maior delas tem dois andares e é perfeita para receber famílias com crianças.

Descobertas Boutique Hotel: Localizado no centro histórico do Porto, próximo aos principais pontos turísticos, o hotel não leva este nome à toa: cada um dos 18 quartos tem decoração inspirada em lugares por onde os navegadores portugueses passaram. O Brasil, claro, está presente, assim como Cabo Verde e Macau.

Ícone

Hotéis em Porto

Reserve seu Hotel
Mapa

Lugares para visitar

Outros destinos

São Paulo
Belo Horizonte
Brasília
Recife

Compartilhe essa página com os amigos: