Melhores Destinos: Lima, a capital Gastronômica

Lima, a capital da gastronomia na América Latina

Lima é a capital do Peru: possui aproximadamente 8 milhões de habitantes. O Distrito de Miraflores fica sobre a falésia que compõe o litoral. É um bairro de classe média alta, cheio de restaurantes, hotéis e clubes sociais. O local é seguro, pode-se caminhar sem grandes transtornos.

Cidade de Lima

No alto da falésia fica a passarela dos Rochedos de Miraflores com o Parque del Amor, cercado por um balcão debruçado sobre o mar, com mosaicos coloridos lembrando os trabalhos de Gaudi em Barcelona. No centro do parque, a estátua “El Beso” serve de inspiração para casais de namorados. Daí do alto pode-se observar os surfistas nas águas geladas da costa peruana em busca das ondas perfeitas que existem por lá.

No centro histórico, a Basílica de São Francisco é um dos destaques. Possui um grande frontispício de pedra na parte central da fachada barroca. O complexo envolve a igreja, o convento, duas capelas complementares e as catacumbas do subsolo, além de uma rede subterrânea de túneis interligados que serviu como cemitério no período colonial, com milhares de ossadas arrumadas simetricamente e dispostas de forma decorativa.

Cidade de Lima

A Praça Mayor é o local de fundação da cidade. Foi o coração do Império Espanhol na América, em função da importância que o Peru teve devido à grande quantidade de ouro e prata. O prédio mais imponente da Praça é o Palácio do Governo, é totalmente cercada por prédios amarelos com balcões de madeira. Por lá, ficam o Palácio do Arcebispo, a Prefeitura e a Catedral de Lima.

Um dos destaques do Convento de Santo Domingo é o conjunto de relíquias de santos peruanos: Santa Rosa de Lima, San Martin de Porras e San Juan Masias. O Peru tem vários santos, consequência da força e influência espanhola junto à Igreja Católica.

O fantástico Museu Arqueológico Rafael Larco Herrera fica numa mansão do século XVIII e apresenta a maior coleção privada de arte pré-colombiana peruana. A maioria dos objetos foi encontrada em túmulos e servia como oferendas para os Deuses com quem os mortos iriam se encontrar.

Cultura de Lima

A coleção possui vasos, tecidos, adornos de cabeça, peitorais adornados feitos de ouro e prata, peças de quartzo e turquesa, máscaras funerárias, fardos funerários e múmias bem preservadas. Num espaço fora da mansão principal, aparece uma grande coleção de peças eróticas, com vasos mostrando a vida sexual dos povos pré-colombianos.

Lima se tornou um grande centro de gastronomia da América Latina. Ir a um restaurante é um dos melhores programas da cidade. Entre as iguarias, destacam-se os excelentes Ceviches e o tamal, um bolo de batata e milho, recheado com polvo. A culinária peruana é especializada em produtos do mar.

O Francesco e o Central são excelentes restaurantes, localizados em Miraflores e frequentados por turistas e Limenhos. A fama da gastronomia peruana aumentou com o “chef” Gastón Acurio, dono de um conjunto de 33 restaurantes, entre os próprios e os franqueados, cujo mais famoso é o premiado Astrid & Gaston, que está entre os 50 melhores do mundo.

Quando ir?

O clima em Lima tem características semelhantes entre o inverno e o verão. Os dias frios, cinzentos e nublados são uma das características da cidade, que sofre influência direta da Corrente fria de Humbold, que derruba a temperatura e forma uma bruma permanente sobre a cidade. É úmido, mas não chove, cai uma garoa frequente, mas o clima é semidesértico. Lima pode ser visitada em qualquer época do ano.

Como chegar?

Ícone

VOOS

Existem voos diretos para Lima saindo de São Paulo e Rio de Janeiro. Os brasileiros não precisam de visto nem de certificado de vacinas para entrar no Peru. Não é necessário o passaporte, você pode usar a RG do Brasil. A CNH não é aceita. Caso use o passaporte, ele deve estar válido até a data do retorno. Saiba mais sobre os voos.

Dicas

  • Como circular: o trânsito em Lima é caótico em qualquer dia, o transporte público é lamentável. Ônibus velhos e não normatizados, sem fiscalização. Os táxis são igualmente velhos e muitos não possuem taxímetros visíveis, o que faz com que fiquemos sempre com a sensação de que estamos sendo enganados. No centro histórico e em Miraflores, o ideal é andar a pé.
  • La Mar: conheça a animada cevicheria, que pertence ao chef peruano Gastón Acurio. Ela é descontraída e uma boa opção para almoço. Ceviches de todos os tipos são acompanhados por um delicioso “Pisco Sauer”.
  • Huaca Pucllana: faça uma visita o sítio arqueológico. Por lá, você vai conhecer mais da história e inteligência do povo local, os chamados limas.

Para viagens a lazer, Miraflores é a região ideal para hospedagem. Bem cuidada e cercada de muitos hotéis, a área também conta com diversos pontos turísticos, bares, lojas e restaurantes. Quem está viajando a negócios, uma boa opção é ficar em San Isidro, o coração financeiro de Lima.

Ícone

Hotéis em Lima

Reserve seu hotel
Mapa

Lugares para visitar

Outros destinos

Sidney
Cidade do México
São Francisco
Chicago

Compartilhe essa página com os amigos: