COIMBRA, TRADIÇÃO E JUVENTUDE NUMA CIDADE ÚNICA

Portugal fica no extremo oriental do continente europeu: possui um clima temperado oceânico com um índice de insolação médio, maior que o restante do continente, e pode ser visitado em qualquer época do ano. O país, apesar de pequeno, possui uma grande variedade de paisagens, que se constata em curtas viagens para qualquer direção. A história ligada aos Grandes Descobrimentos, a gastronomia e os excelentes vinhos completam os atrativos de Portugal.

Coimbra fica a 200 km de Lisboa, a capital do país. É uma das cidades mais antigas de Portugal e já foi sede do governo português de 1139 a 1256 – mas se tornou mundialmente famosa por possuir a mais antiga universidade de Portugal e uma das mais ilustres do mundo. A Universidade foi fundada em Lisboa, em 1290, por D. Dinis, e transferida definitivamente para Coimbra, em 1537. Possui diversos cursos, porém, o de Direito é o mais famoso, funciona no antigo Palácio de D. Afonso desde o século XVI.

No conjunto de edifícios da Universidade de Coimbra, chama a atenção o grande portão de ferro que dá acesso à famosa Faculdade de Direito e ao pátio da Universidade. A Via Latina e a Capela de São Miguel, que funcionou como igreja do Paço Real, são algumas atrações do complexo, mas a maior de todas é a luxuosa Biblioteca Joanina, do século XVIII, revestida de ouro e jacarandá, que guarda mais de 250 mil livros.

Coimbra fica espalhada pelas margens do Rio Mondego e possui colinas que caracterizam uma Cidade Alta e uma Cidade Baixa, como Lisboa e Salvador. No alto, fica a parte histórica, com a Universidade, as catedrais e o museu.

A cidade é antiga e jovem ao mesmo tempo, e esse contraste faz parte do charme de Coimbra. Os monumentos e a arquitetura antiga contrastam com a grande quantidade de jovens nas ruas, em função das universidades. Apesar das construções históricas, 50.000 jovens enchem as ruas da cidade todos os anos e lotam as salas de aula da sua famosa Universidade.

O prédio da Universidade fica no alto da colina que emoldura Coimbra e possui uma grande torre com traçado de coruja, visível desde a estrada, que é o símbolo da sabedoria. Os sinos do relógio da torre convocam os alunos para as aulas todos os dias desde 1733.

Além do papel histórico, Coimbra é considerada uma das mais importantes cidades portuguesas. Sua localização estratégica, no centro de Portugal, a meio caminho entre Lisboa e o Porto, além da presença da Universidade e de uma grande população jovem flutuante, atraem empresas e serviços que disponibilizam uma grande infraestrutura, sobretudo nas áreas de educação e saúde.

Desde o século XII, quando foi capital de Portugal, Coimbra ganhou uma grande quantidade de edifícios históricos, que acabam impondo alguma sobriedade à alegria jovem que enche os bares da cidade todos os dias. Esse contraste entre o velho e o novo é uma das suas marcas registradas.

Quando ir?

Portugal tem clima temperado oceânico com temperaturas amenas. O inverno não é tão frio quanto outros países europeus e o verão pode esquentar, mas também não é dos mais quentes do continente. Coimbra pode ser visitada em qualquer época do ano. No verão, a cidade é mais alegre, animada e os dias são mais longos.

Como chegar?

Ícone

VOOS

Para chegar a Coimbra você precisa partir de Lisboa ou do Porto. Essas são as únicas cidades portuguesas atendidas por voos diretos do Brasil. São 200 km de Lisboa e 125 km do Porto que podem ser percorridos facilmente de trem ou de carro alugado, por excelentes estradas pedagiadas.
Não precisa de visto nem de certificado de vacinas para quem vai a Portugal, mas o passaporte precisa ter validade mínima de seis meses da data de retorno da viagem. Na checagem da imigração, às vezes é necessário apresentar passagem de volta, comprovante de recursos financeiros e seguro de saúde.
Saiba mais sobre os voos.

Dicas

  • Como circular: Coimbra é uma cidade pequena e os principais pontos de interesse do centro histórico podem e devem ser percorrido a pé. A cidade possui um relevo acidentado e o desnível entre a parte Baixa e a Alta pode criar alguma dificuldade. O transporte público é excelente e seguro. Os táxis podem ser uma boa opção para distâncias maiores.
  • Universidade de Coimbra: não deixe de visitar uma das universidades mais antigas do mundo, fixada em Coimbra em 1537.
  • Monumentos históricos imperdíveis: conheça os importantes monumentos da cidade, como as duas Catedrais da Sé, a nova e a velha, e os Dois Conventos de Santa Clara, o novo e o velho.

O centro de Coimbra, também chamado de região Baixa, é uma das melhores opções de hospedagem. Por lá, os turistas encontram lojinhas, ruas antigas e casas com a verdadeira essência de Coimbra. Procure por hotéis próximos à Praça do Comércio, região mais movimentada durante à noite. Quem busca uma área tranquila e com belas vistas pode se hospedar às margens do Rio Mondego.

Ícone

Hotéis em Coimbra

Reserve seu Hotel
Mapa

Lugares para visitar

Outros destinos

Lisboa
Porto
Sevilha, cordoba e Granada
Málaga

Compartilhe esta página com os amigos: