CALGARY, A “DALLAS” CANADENSE

A cidade de Calgary fica situada entre as Montanhas Rochosas e as pradarias da região central do Canadá. A região se tornou conhecida após sediar os jogos Olímpicos de Inverno em 1988. Ela possui um espírito country e isso pode ser visto pelas ruas da cidade, nos costumes e roupas da sua população. É conhecida como a cidade dos grandes rodeios do Canadá.

O Rodeio Stampede, que rivaliza com Dalas, nos Estados Unidos, acontece no mês de julho. Foi criado em 1886, como uma feira agrícola. Hoje, a festa dura 10 dias. Corridas de diligências, rodeios e desfiles de cavaleiros são algumas das atrações da Stampede.

Fundada em 1875, Calgary é a maior cidade da Província de Alberta, com quase dois milhões de habitantes. Bastante organizada, com avenidas largas e bem ordenadas, a região possui um centro financeiro e comercial com grandes arranha-céus, muitas lojas e escritórios. Na parte periférica, Calgary é uma cidade esparramada e extensa.

O Fort Calgary é um sítio histórico que foi construído pela Polícia Montada do Canadá, em 1875. Virou entreposto da ferrovia Grand Trunk Pacific Railroad. Ao seu redor surgiu o primeiro núcleo urbano da cidade e hoje sedia um museu que conta a história de Calgary, do país e da criação da Polícia Montada.

O Eau Claire Market é um mercado colorido ligado ao belo Prince’s Island Park, bastante utilizado pela população local como área de lazer. Caminhadas, passeios de bicicleta e patins são algumas das atividades que se vê aí a todo momento, sobretudo no verão. O Parque é bastante integrado à natureza e possui um belo cenário.

Calgary é o principal portão de entrada para os Parques Nacionais das Montanhas Rochosas. No interior dos Parques, existe uma estrada mágica considerada por muitos como a mais bonita do mundo, a Icefield Parkway. A estrada de Calgary para Banff possui 125 km e segue pelas pradarias da região central do Canadá, repletas de fazendas de gado, com excelentes pastagens por todos os lados. O Banff National Park, na Província de Alberta, é o mais antigo do Canadá.

O Yoho National Park fica do outro lado das Montanhas Rochosas, na parte oeste da cordilheira, na Província da Columbia Britânica. Possui um grande número de cachoeiras, lagos e grandes formações rochosas.

O Jasper National Park é o mais setentrional de todos. Toda a área possui uma excelente infraestrutura para visitantes, com estacionamentos, áreas para camping e pontos para descanso e serviços. Trilhas bem sinalizadas e pontes cercam as principais áreas de visitação.

Quando ir?

A Província de Alberta possui clima temperado continental, com inverno muito rigoroso. A melhor época para visitar a região é o verão, quando fica mais alegre, bonita e os dias são mais longos e animados. A primavera florida e o outono, quando as árvores adquirem folhas coloridas, são também boas opções. O inverno deve ser evitado, pois o frio e a neve podem ser intensos.

Como chegar?

Ícone

VOOS

Calgary é a maior cidade da Província de Alberta e uma das maiores do Canadá. Possui um aeroporto e é bem servida por voos das várias cidades canadenses e americanas. Do Brasil, podemos chegar à Calgary com apenas uma conexão.
O visto é obrigatório para quem vai ao Canadá e hoje pode ser obtido diretamente no site da embaixada. O passaporte precisa estar válido até a data de retorno. Caso haja uma conexão nos EUA, você precisa também do visto americano. Não é obrigatório o certificado de vacinas. Saiba mais sobre os voos.

Dicas

  • Como circular: Calgary é uma cidade moderna e possui um transporte público exemplar. O centro da cidade pode ser percorrido a pé, mas as avenidas são extensas e largas. Dirigir é sempre uma boa opção, sobretudo para visitar os Parques Nacionais das Montanhas Rochosas que ficam próximos.
  • Calgary Tower: visite uma das construções mais altas da cidade, com 191 metros de altura. No alto da torre, existe um restaurante giratório e uma plataforma de observação com piso de vidro e belas vistas dos entornos. Nos dias claros é possível ver até as Montanhas Rochosas.
  • Heritage Park: não deixe de conhecer o local considerado o maior museu histórico vivo do Canadá. Reproduz uma aldeia da Província de Alberta do final do século XIX. Muitos dos seus edifícios são reais e foram transportados para o museu para serem exibidos lá. Possui uma forte interação com os visitantes, com exibições e atividade que fazem uma viagem no tempo para o passado.

Com concentração de diversos pontos turísticos, lojas, e restaurantes, o centro de Calgary é uma das melhores regiões de hospedagem. Encostado na área central, Beltline é outra boa opção para quem deseja estar próximo de atrações turísticas, como Calgary Tower e Glenbow Museum. 

Ícone

Hotéis em Calgary

Reserve seu Hotel
Mapa

Lugares para visitar

Outros destinos:

Banff e os Parques Nacionais das Montanhas Rochosas do Canada
Parque nacional Yellowstone
Vancouver
Cruzeiro no Alasca

Compartilhe esta página com os amigos: