Referência mundial

O Yellowstone foi o Primeiro Parque Nacional implantado no mundo, com recursos governamentais, em 1872. Criou o conceito que se espalhou pelos quatro cantos e ajudou a preservar santuários da natureza.

É o mais bonito e grandioso de todos os Parques Nacionais Americanos. Impressiona pela variedade e grandiosidade da paisagem. Fica entre os estados de Wyoming, Montana e Idaho, na região centro-norte dos Estados Unidos.

O Yellowstone fica sobre uma enorme cratera de um vulcão adormecido, mas que pode acordar a qualquer momento. A atividade geotermal é uma das maiores do mundo, com grandes concentrações de gêiseres e lagoas coloridas.

A região é cercada de montanhas e os rios se espalham por todos os lados, formando vales profundo e cânions. O Grand Canyon do Yellowstone possui paisagens espetaculares e quedas d’água impressionantes como a Upper Falls e a Lower Falls.

Existem cinco entradas que levam ao interior do Parque. A Entrada Sul vem de Jackson Hole, no estado de Idaho, e fica aberta de maio a novembro. Chega-se à Entrada Norte a partir de Gardiner, no estado de Montana. É a única portaria que fica aberta para o público o ano inteiro, inclusive no inverno. À Entrada Leste chega-se a partir de Cody no Wyoming. A Entrada Nordeste vem de Silver Gate e Cooke City, em Montana, e também fica aberta o ano inteiro a depender das condições do tempo. A Entrada Oeste vem de West Yellowstone, em Montana, e é aberta de abril a novembro.

Na parte sul do Parque fica a maior quantidade dos fenômenos geotermais. Em todos os pontos de observação, existem trilhas de madeira sobre a lama geotermal, para que os visitantes possam caminhar em segurança e não se aproximarem muito dos gêiseres que aparecem em todos os cantos.

A Grand Prysmatic Spring é a maior de todas as piscinas termais, possui uma água azul turquesa e a borda com cores vivas, predominando o vermelho e o amarelo em vários tons. Ela é emoldurada pelas montanhas que formam a borda da cratera vulcânica do Yellowstone.

O Grand Canyon do Yellowstone desce das Montanhas Rochosas e passa por dentro do Parque Nacional possibilitando imagens espetaculares. Na Margem Norte aparecem os paredões gigantescos que delimitam o vale do rio. A Margem Sul é onde ficam os principais mirantes. No primeiro pode-se ver a Upper Falls, no segundo aparece a Lower Falls no meio do Canyon.

A Entrada Norte do Yellowstone foi a primeira entrada oficial do Parque e onde foi construído o Arco de Roosevelt, que simboliza e marca a fundação de Yellowstone em 1872.

Quando ir

Com quatro estações bem definidas e paisagens espetaculares, o Yellowstone possibilita sensações diferentes em cada estação. O período ideal vai do final da primavera até o início do outono. O verão é quando todas as estradas estão abertas e os serviços funcionando. Nessa época, podem existir filas e trânsito nas estradas. O inverno deve ser evitado, pois muitos dos acessos e estradas ficam bloqueadas em função da neve intensa.

Como chegar

VOO

O Yellowstone fica entre os estados de Wyoming, Montana e Idaho, na região centro-norte dos Estados Unidos. Decidir sobre como chegar depende do seu planejamento de visita. Primeiro decida o portão de entrada e depois a cidade mais próxima com aeroporto. Jackson Hole no Wyoming é o Aeroporto mais próximo. Fica a 100 km da entrada sul. O visto é obrigatório para quem vai aos Estados Unidos, mas não precisa de certificado de vacinas. O ideal é que o passaporte tenha validade de até seis meses a partir da data de retorno, apesar de não ser necessário.

Hotéis em Parque Nacional Yellowstone

A melhor dica de hospedagem é ficar dentro de Yellowstone. Por lá, há algumas opções de hotéis e pousadas. Pesquise a divisão das áreas dos parques, de acordo com seu perfil de viajante, e feche uma hospedagem por lá. Apenas atente-se ao prazo de antecedência da reserva, que deve ser feita alguns meses antes da viagem.

Dicas de viagem

Como circular:

o Parque preferencialmente deve ser visitado de carro, pois são muitas as atrações, mirantes e surpresas pelo meio do caminho. As estradas são excelente e possuem uma boa infraestrutura. Alugue um carro e aproveite.

Animais:

a vida selvagem é uma atração do Parque Nacional Yellowstone. Manadas de bisões, ursos negros e pardos, alces, cervos e lobos são comuns por lá. Trilhas para caminhadas, mountain bike, canoagem, pesca esportiva, etc, estão por todos os lados.

Old Faithful:

visite o mais famoso gêiser do parque. Seu nome significa “Velho Fiel” e se deve ao fato de que as suas erupções acontecem com uma regularidade e pontualidade impressionante. O gêiser jorra um jato gigantesco de água a cada duas horas (1h50min), com uma margem de erro de 10 minutos para mais ou para menos.

Outros destinos

  • Las Vegas

Considerado um parque de diversões em forma de cidade, o destino reúne milhares de atrações para adultos.
  • São Francisco

A cidade berço de um dos mais famosos empreendimentos conhecidos na atualidade.
  • Los Angeles

Los Angeles é a segunda maior cidade dos Estados Unidos. Feita para pessoas e automóveis.
  • Chicago

Chicago é uma das cidades mais populosas dos EUA, ficando atrás apenas de Nova Iorque e Los Angeles.

Compartilhe esta página com os amigos: