Nas Montanhas Rochosas canadenses existe uma estrada mágica considerada por muitos como a mais bonita do mundo, pode ser acessada a partir de Calgary ou Edmonton.

De Edmonton, são 365 km até a entrada do Parque Nacional, onde o visitante recebe mapas e informações. Aqui começa a primeira parte da aventura através da icônica rodovia Icefield Parkway.
O Jasper National Park é o mais setentrional de todos. Toda a área possui uma excelente infraestrutura para visitantes, com estacionamentos, áreas para camping e pontos para descanso e serviços. Trilhas bem sinalizadas e pontes cercam as principais áreas de visitação.
Jasper é uma cidade pequena, mas com todos os serviços turísticos necessários. Restaurantes, lojas de artesanatos e galerias de arte se espalham por todos os cantos.
A cachoeira do Rio Athabasca fica a sul de Jasper, tem 23 metros de altura, não é tão grande quando comparada com outras dos parques nacionais do Canadá, mas a força do rio escava um cânion por onde passa e forma um espetáculo impressionante.

Lake Louise é a “joia da coroa” da estrada. Fica 55km a norte de Banff. Como a área próxima ao lago não suporta o volume de carros que ali se destinam, foram criados estacionamentos remotos e uma infraestrutura de apoio, com shuttle bus, que levam as pessoas até o lago e as trazem de volta.
Banff é uma cidadezinha charmosa. O centro do turismo dos parques canadenses. Muitos visitantes fazem da cidade o ponto de apoio e estadia para as excursões diárias em direção às atrações dos parques nacionais. Tem uma infraestrutura turística maior do que as outras. Vários hotéis bons, variados restaurantes, muitas lojinhas de artesanato, suvenires e galerias de arte. Passear por Banff relaxa a alma. A região possui excelentes restaurantes de comida canadense e internacional. A cidade é o centro do Banff National Park, na Província de Alberta, o mais antigo do Canadá.

O Yoho National Park fica do outro lado das Montanhas Rochosas, na parte oeste da cordilheira, na Província da Columbia Britânica. Possui um grande número de cachoeiras, lagos e grandes formações rochosas.
Dentro do Parque Nacional Yoho, uma estrada secundária acompanha o Vale do Rio Yoho e chega à Takakkaw Falls, uma das cachoeiras mais impressionantes do Canadá, com 380 metros de queda d’água.
A estrada de Banff para Calgary possui 125 km. Deixa os Parques Nacionais das Rochosas canadenses para trás e segue pelas pradarias da região central do Canadá, repletas de fazendas de gado, com excelentes pastagens por todos os lados.

Quando ir ?

As Rochosas Canadenses possuem clima temperado continental, com inverno muito rigoroso. A melhor época para visitar a região é o verão, quando fica mais alegre, bonita e os dias são mais longos e animados. A primavera florida e o outono, quando as árvores adquirem folhas coloridas, são também boas opções. O inverno deve ser evitado, pois algumas estradas e acessos podem ser fechados pela neve intensa.

Como chegar?

Ícone

VOO

A visita aos Parques Nacionais das Montanhas Rochosas do Canadá pode começar por Calgary ou por Edmonton. As duas cidades são muito bem servidas por voos de várias cidades canadenses e americanas. Do Brasil, podemos chegar a qualquer uma delas com apenas uma conexão. O visto é obrigatório para quem vai ao Canadá e hoje pode ser obtido diretamente no site da embaixada. O passaporte precisa estar válido até a data de retorno. Caso haja uma conexão nos EUA, você precisa também do visto americano. Não é obrigatório o certificado de vacinas.
Saiba mais sobre os voos.

Dicas

  • Como circular: a região é um destino de estrada, portanto, deve ser visitada de carro. São inúmeros os mirantes e paradas obrigatórias. Alugue um carro e aproveite a “estrada mais bonita do mundo”. As pequenas cidades podem e devem ser conhecidas a pé.
  • Columbia Icefield: visite uma das principais atrações da estrada Icefield Parkway – e a mais concorrida. É a maior cobertura de gelo que existe a sul do Alasca. Se formou na última glaciação, há 10 mil anos. Um dos braços do Icefield é o Glaciar Athabasca, com aproximadamente 6 km de extensão. É o mais visitado da América do Norte.
  • Moraine Lake: conheça o lago que fica 15 km a sul de Lake Louise. Apesar de menos famoso, é um dos mais belos da região. É também de origem glaciar. Oito de cada dez fotos das Montanhas Rochosas canadenses estampam o Moraine Lake em destaque.

Banff pode ser a cidade escolhida para ser o ponto-base de visitação às Rochosas. A região conta com infraestrutura completa, como transporte público, pontos turísticos, lojas e restaurantes. Se hospedar no centro, próximo à Banff Avenue, é uma boa opção para quem deseja conhecer as atrações e comércios a pé.

Ícone

Hotéis em Banff e os Parques Nacionais das Montanhas Rochosas do Canadá

Reserve seu Hotel
Mapa

Lugares para visitar

Outros destinos

Vancouver
Montreal
Quebec
Toronto

Compartilhe esta página com os amigos: