Melhores Destinos Smiles: A diversidade de Montreal

Montreal, a maior cidade “Francesa” do Canadá

Montreal é a segunda maior cidade do Canadá, com 3 milhões de habitantes. Fundada por religiosos franceses no século XVII na confluência dos rios São Lourenço e Otawa, ela e se tornou rapidamente o maior centro comercial do país. Era o elo entre o interior da América do Norte e o Oceano Atlântico.

Cidade de Montreal

Hoje perdeu a hegemonia econômica para Toronto, mas se destaca pela diversidade cultural. Cerca de 70% da população é de ascendência francesa e esse é o seu primeiro idioma.

População da cidade de Montreal

O Mont-Royal é uma pequena elevação no centro, com 234 metros de altura e que deu nome à cidade. Na subida para o monte, as casas são imponentes com um ar aristocrático. Lá no alto existe um belo parque com mirantes interligados por trilhas, que a população adora. Aos finais de semana, os moradores de Montreal costumam passear pelo parque onde fazem piqueniques e praticam esportes ao ar livre.

A Rua Sherbrook, nas encostas do Mont-Royal é uma área bastante tradicional. No século XIX, quando Montreal era uma das cidades mais importantes do Império Britânico, foram construídas belas residência por lá, pertencentes aos comerciantes e industriais.

O Velho Porto foi um dos mais importantes portos fluviais da América do Norte em meados do século XIX. Depois de um período decadente, foi totalmente reformado e adaptado para se tornar um grande complexo de lazer e um dos parques mais frequentados de Montreal. O local possui mais de 12 quilômetros de calçadões perfeitamente harmonizados com as ruas do bairro Vieux-Montreal, possibilitando uma bela vista para o Rio Ottawa. A Rue Saint Paul fica perto de lá e é repleta de restaurantes, lojas de artesanatos e galerias de arte.

Cidade de Montreal

O Quartier des Spetacles é onde fica a Place des Arts, o grande centro de artes cênicas de Montreal, um bairro cheio de teatros e casas de espetáculos. A principal avenida do Quartier des Spetacles já é previamente preparada para grandes shows, que acontecem sobretudo no verão, com torres de iluminação e som que ficam montados o ano inteiro.

O Jardim Botânico é uma das suas principais atrações: fica numa grande área verde, ao lado do Parque Olímpico, um verdadeiro pulmão para a cidade. O local possui uma grande variedade de plantas, a maioria adaptada às condições rigorosas do clima canadense. As cerejeiras florescem no início da primavera, tornando-se um espetáculo à parte que dura apenas três semanas.

Quando ir?

Montreal possui clima temperado continental, com quatro estações bem definidas e inverno muito rigoroso, com um frio extremo. A melhor época para visitar a cidade é o verão, quando a cidade fica mais alegre e bonita, com muitas programações ao ar livre. Os dias são mais longos e animados.

Como chegar?

Ícone

VOOS

A única cidade canadense que tem voo direto a partir do Brasil é Toronto, portanto, não existem voos do Brasil para o Montreal, mas muitas companhias chegam a esse destino com apenas uma escala em uma grande cidade americana ou em Toronto. Para quem já está na costa leste do Canadá outras boas alternativas são seguir de trem, ônibus ou dirigindo em um carro alugado pelas excelentes estradas canadenses. O visto é obrigatório para quem vai ao Canadá e hoje pode ser obtido diretamente no site da embaixada. O passaporte precisa estar válido até a data de retorno. Caso haja uma conexão nos EUA, você precisa também do visto americano. Não é obrigatório o certificado de vacinas. Saiba mais sobre os voos.

Dicas

  • Cidade Velha: não deixe de conhecer o centro do turismo. A Basilique de Notre Dame de Montreal é uma das igrejas mais lindas da América do Norte. Localizada na Place d’Armes, a atração possui uma identidade muito própria, com em estilos neoclássico e neogótico, sendo o interior bastante colorido e ricamente decorado.
  • Como circular: as principais atrações turísticas de Montreal estão concentradas próximas à Cidade Velha e podem ser conhecidas a pé, pois a cidade é plana, planejada e fácil de caminhar. Para distâncias mais longas, as caminhadas podem ser complementadas por táxis, ônibus ou pelo bom sistema de metrô.
  • Parque Olímpico: reserve um tempo para visitar o local. A Torre Inclinada é o coração do parque e a maior do mundo com essa característica, com 45 graus de inclinação e uma altura de 175 metros. Um funicular dá acesso ao topo da torre, onde fica o museu das Olimpíadas de 1976. Lá de cima existe uma excelente vista de Montreal e de todo o Parque Olímpico.

Hospedar-se em regiões centrais certamente facilitará seu deslocamento pela cidade. Ville-Marie é uma ótima região, pois está próxima de grandes atrações turísticas. Considere também ficar em Vieux-Montréal, local mais antigo da cidade que possui visual de filme, com edifícios de arquitetura antiga e bons bares e restaurantes.

Ícone

Hotéis em Montreal

Reserve seu Hotel
Mapa

Lugares para visitar

Outros destinos

Chicago
Cidade do México
Las Vegas
Washington

Compartilhe essa página com os amigos: