Portofino e Cinque Terre

A região da Ligúria, na Itália, é uma estreita faixa de terra entre as montanhas cobertas de vinhedos da Toscana e o mar. A principal cidade da região é Gênova, a terra natal de Cristóvão Colombo. Um dos tesouros locais é Portofino, o balneário mais exclusivo da Itália e um dos mais famosos do mundo.

A vila é uma enseada cercada por casas e pequenos prédios coloridos, cheia de iates maravilhosos dos ricaços europeus. Na orla de Portofino, aparecem as mais importantes lojas de grifes do mundo, restaurantes e bares aconchegantes. No alto da Península que protege a enseada, fica o Castelo Brown, uma espécie de fortaleza que funciona como museu.

Quem vai à Itália em busca de Portofino passa pelo balneário de Santa Margherita Ligure e segue por uma estrada estreita, pendurada sobre o mar, até a enseada encantadora, 5 minutos adiante. Você pode chegar de carro, mas precisa fazer a volta e retornar. Não circulam carros em Portofino, mas é possível ir a Santa Margherita e retornar a qualquer momento, através de um sistema de Shuttle Bus.

Pertinho de Portofino ficam as “Cinque Terre”, os famosos cinco vilarejos encravados na costa da Liguria . Esqueça o carro. A melhor maneira de fazer o passeio é pegar um trem e seguir até Riomaggiore, a última das “Cinque Terre”, de lá, voltar de barco parando em cada uma das vilas charmosas que compõem o lugar.

“Cinque Terre” é o nome dado a um conjunto formado por cinco vilas coloridas e charmosas, encravadas nos rochedos, na beira do Mar Mediterrâneo. Do sul para o norte, as vilas são: Riomaggiore, Manarello, Corniglia, Vernazza e Moterrosso Al Mare. Nos limites das Cinque Terre, existem duas cidades maiores que servem como centro de hospedagens para quem quer conhecer a região. Santa Margherita Ligure ao norte e La Spezia a sul.

Muitos turistas fazem o caminho entre as “Cinque Terre” a pé, em uma trilha por cima do penhasco denominada de Sentiero Azurro.

Você deve seguir a pé, pelo menos, de Riomaggiore a Manarola, por uma passarela na beira do rochedo, chamada de “Via dell’Amore”.

Quando ir?

Na Itália, as estações do ano costumam ser bem definidas e as vilas de Cinque Terre podem ser visitadas em qualquer época do ano – mas, se puder, faça a sua viagem entre abril e novembro. O verão é quente e é a época ideal, já que a região é um destino de sol e mar.

Como chegar?

Ícone

VOOS

O caminho mais curto para chegar à Cinque Terre é a partir de Gênova, que possui um bom aeroporto. A forma mais fácil, contudo, é através de Milão, a grande metrópole italiana, conectada a algumas das principais cidades brasileiras, com voos diretos ou com conexões. A partir de lá pode-se seguir de trem, alugar um carro ou fazer um translado com uma agência de turismo e seguir para esse destino encantador. Não precisa de visto nem certificado de vacinas para quem vai à Itália, mas o passaporte precisa ter validade mínima de seis meses da data de retorno da viagem. Na checagem da imigração, às vezes é necessário apresentar passagem de volta, comprovante de recursos financeiros e seguro de saúde. Saiba mais sobre os voos.

Dicas

  • Como circular: as vilas de Cinque Terre podem ser percorridas a pé, de trem, de carro ou de barco. Você deverá escolher um local para se hospedar e a partir daí conhecer toda a região.
  • Barcos: existem barcos que fazem o trajeto entre as cinco vilas de Cinque Terre de 15 em 15 minutos, parando em cada uma. A única onde o barco não para é Corniglia, que fica no alto do penhasco. No sentido do norte, a última delas é Monterosso al Mare, a maior das cinco vilas, de lá pega-se o trem de volta a Santa Margherita, que no verão fica lotada de banhistas aproveitando o sol da costa da Ligúria. O mosaico de sombreiros dá um charme especial à orla da cidade.
  • Riomaggiore: não deixe de conhecer uma das mais bonitas vilas das “Cinque Terre”. Um charmoso casario cheio de bares, restaurantes e pousadas. Passeando pelas ruelas da vila, chega-se até o mar.

Em Portofino, o pequeno vilarejo Paraggi conta com algumas boas opções de hospedagem. Já em Cinque Terre, procure se hospedar em Monterosso, já que é a maior entre as vilas, sendo a área que mais oferece opções de hotéis.

Ícone

Hotéis em Portofino e Cinque Terre

Reserve seu Hotel
Mapa

Lugares para visitar

Outros destinos

Pisa
Vaticano
Roma
Florença

Compartilhes essa página com os amigos: