Melhores Destinos Smiles: Vaticano, a capital da Igreja Católica

A Cidade do Vaticano

A cidade do Vaticano é a capital da Igreja Católica e menor país do mundo. Ocupa apenas 430 mil metros quadrados e possui cerca de 800 moradores. Na prática, é uma estrutura murada com status de Estado soberano. É governado pelo Papa, que cumpre o papel de monarca absoluto.

Uma das suas principais atrações é o conjunto de Museus do Vaticano, que ficam na parte de trás do complexo formado pela Basílica, pelos aposentos papais e outras estruturas da cidadela Estado.

A fila para acesso aos museus é gigantesca. Para quem quer visitar o complexo é fundamental adquirir os ingressos antecipadamente, pela internet. Os museus são integrados e paga-se um único ticket para visitá-los. São sete quilômetros de galerias e é muito difícil visitá-los por completo, o ideal é definir algumas áreas de interesse e focar nesses espaços.

Entre as principais galerias, destacam-se a das relíquias históricas egípcias, a sala dos tapetes confeccionados por artesãos flamengos, a galeria dos mapas com afrescos no teto e pintados nas paredes, além da galeria das relíquias históricas com esculturas romanas.

A maior atração é a Capela Sistina, que fica superlotada. Lá estão alguns dos trabalhos mais representativos da pintura de Michelangelo. O teto que foi pintado por ele, no local, deitado em andaimes. Os painéis principais do teto mostram a Criação do Mundo e a Expulsão do Homem do Paraíso.

Recentemente, as pinturas da Capela Sistina foram restauradas e revelaram cores maravilhosamente vivas. As modernas técnicas utilizadas na última restauração removeram camadas de verniz colocadas anteriormente e, com isso, conseguiram se aproximar dos tons originais.

O destaque maior fica para o fabuloso Juízo Final de Michelangelo, a Obra Prima da sua maturidade. É na Capela Sistina que os cardeais se reúnem para a escolha de um novo Papa, sempre que necessário.

A Basílica é a mais importante igreja católica do mundo, atrai peregrinos e turistas o ano inteiro. Ocupa uma área de 2,3 hectares possui 186 metros de extensão e pode abrigar até 60 mil devotos. É lá que acontecem as mais importantes cerimônias da Igreja Católica no Mundo.

A Basílica original foi construída sobre o túmulo de São Pedro, em 324 d.C.. Muitos dos artistas do renascimento contribuíram para a construção e decoração da Basílica de São Pedro. Destacam-se o Domo criado por Michelangelo, que morreu antes de terminá-lo, com 136,5 metros de altura, e os detalhes arquitetônicos de Bernini, sobretudo o maravilhoso baldaquino que fica abaixo do domo em mármore preto com pinturas douradas.

Quando ir?

As estações do ano costumam ser bem definidas e Roma pode e deve ser visitada em qualquer época do ano, mas o verão é muito quente e a cidade fica cheia, em especial nos meses de julho e agosto. Com clima mais quente e multidões, não é o período ideal.

Como chegar?

Ícone

VOOS

Voos diretos ou com conexão partem das principais cidades brasileiras com destino a Roma e, portanto, ao Vaticano. Não precisa de visto nem de certificado de vacinas para quem vai à Itália, mas o passaporte precisa ter validade mínima de seis meses da data de retorno da viagem. Na checagem da imigração, às vezes é necessário apresentar passagem de volta, comprovante de recursos financeiros e seguro de saúde. Saiba mais sobre os voos.

Dicas

  • Como circular: ao visitar a Basílica, confira a obra prima Pietá criada por Michelangelo aos 23 anos de idade e que representa Jesus nos braços da Virgem Maria. Ela é considerada uma das melhores representações da anatomia humana já feita pela arte. A leveza e sensualidade são visíveis na Pietá.
  • Praça de São Pedro: visite o local, que tem uma forma de elipse rodeada por colunas dóricas que simbolizam a Igreja Mãe. Sobre a balaustrada que cerca a Praça, existem 340 estátuas de mártires, santos, papas e fundadores de ordens religiosas. Se estiver no seu programa visitar a Basílica de São Pedro, tenha cuidado com a roupa que vai usar, pois não é permitido entrar na igreja com saias ou bermudascurtas e ombros de fora.
  • Pietá: ao visitar a Basílica, confira a obra prima Pietá criada por Michelangelo aos 23 anos de idade e que representa Jesus nos braçosda Virgem Maria. Ela é considerada uma das melhores representações da anatomia humana já feita pela arte. A leveza e sensualidade são visíveis na Pietá.

Em Roma, hospedar-se próximo da Praça Navona, a praça barroca mais importante da região, significa estar próximo de comércios, museus, restaurantes e do Vaticano. Em Prati, o bairro onde está o Vaticano, você estará perto também de boas ruas para compras, bares e restaurantes.

Ícone

Hotéis em Vaticano

Reserve seu Hotel
Mapa

Lugares para visitar

Outros destinos

Florença
Pisa
Roma
San Gimignano e Siena

Compartilhe essa página com os amigos: