História, Arte, Moda e gastronomia

Quem visita Roma faz uma verdadeira viagem no tempo pelas ruínas da cidade que possui vestígios históricos de mais de 10.000 anos. Entre um ponto turístico e outro, é possível conferir as tendências de moda em uma das capitais mundiais da moda, e é claro, degustar de ótimos pratos típicos italianos harmonizados com um dos melhores vinhos do mundo!

Com uma história que beira os 14.000 anos, a capital da Itália já foi a maior cidade do mundo. Hoje em dia é um dos destinos mais procurados em todo o mundo, devido à sua história e aos seus monumentos históricos. Andar pelas ruas de Roma é se transportar para outros momentos e interagir com antigas civilizações. Um verdadeiro tesouro histórico para a humanidade, é também conhecida como “cidade eterna”. Seu roteiro para Roma deve incluir os principais pontos turísticos, como o Vaticano, onde se encontra a Basílica e a Praça de São Pedro, as tumbas dos Papas, a Capela Sistina, entre outras atrações que retratam a época renascentista.

O Coliseu é um lugar lindo para ser visitado durante o dia e sob a luz do luar; o Pantheon, antigo templo dedicado aos deuses romanos, hoje abriga os corpos de figuras ilustres como os pintores Raffaello e Annibale Caracci. A Piazza Venezia é uma das mais conhecidas praças de Roma e o Palatino, uma das partes mais antigas da cidade. A Fontana di Trevi é uma das mais famosas e ambiciosas construções de Roma. Muitos dos passeios podem ser feitos a pé, já que maior parte dos pontos estão localizados muito próximos um ao outro, porém, também é possível contratar empresas de transfers que fazem o roteiro entre os principais pontos da capital.

Gastronomia Italiana

A culinária italiana é mundialmente conhecida, já que influenciou a gastronomia de vários outros países, porém, apenas viajando até a Itália se pode degustar um belo prato autêntico. Em Roma, é comum encontrar diversos restaurantes de comida típica italiana para todos os gostos e bolsos. A cada quadra que se caminha é possível encontrar locais, onde é possível realizar uma refeição completa, com entrada, primeiro prato, segundo prato e sobremesa, em alguns, inclusive, acompanhados de uma taça de vinho da casa, diversos cafés e muitas pizzarias, que oferecem porções generosas.

Os pratos mais típicos e tradicionais romanos são o rigatoni ou spaghetti alla carbonara, prato que leva a massa misturada com ovo cru e queijo; o coda alla vaccinara, prato que consiste em pedaços de rabo de boi cortado e cozido em molho de tomate com muito salsão; o fiori di zucca fritti, que é, basicamente, a flor da abóbora junto à mussarela e alici (peixe que habita o mediterrâneo) envoltas em uma massinha à base de farinha de trigo, água e cerveja e fritas; o carciofi alla giudia, que é alcachofra romana frita no azeite e aberta como uma flor; entre outros diversos pratos deliciosos que podem ser harmonizados com ótimos vinhos italianos!

Quando ir

Durante o verão, o turista pode explorar as inúmeras atrações ao ar livre e tomar os famosos gelatos. As estações de clima mais ameno, entre abril e junho, permitem que o visitante explore a cidade com mais tranquilidade, pois geralmente está mais vazia.

Como chegar

VOOS

Os voos chegam ao aeroporto internacional Leonardo da Vinci, também conhecido como Fiumicino, localizado a cerca de 30 km a oeste da capital.

Hotéis em Roma

Roma possui diversas construções antigas e algumas delas são, hoje em dia, lindos hotéis com arquitetura que lembra a época renascentista. Para quem prefere um clima mais clássico, porém com um toque moderno, as melhores opções de hotéis são o Domus Romana Hotel, que está situado a 10 minutos a pé da Fonte de Trevi e é um requintado hotel alojado num antigo convento no centro histórico de Roma, e o Aleph Hotel Roma, que possui ótima localização e mobiliário italiano clássico. Outras sugestões de hotéis que possuem quartos amplos e localizações privilegiadas, são o Hotel Giolli Nazionale, que fica próximo à Ópera de Roma e à Fonte de Trevi, e o The First Luxury Art Hotel Roma, que além de ficar a poucos passos da escadaria da Praça da Espanha, possui um terraço panorâmico com uma linda vista de Roma.

Dicas de viagem

História:

os monumentos históricos estão por todos os lados, como a Capela Sistina, o Coliseu, o Arco de Constantino. Com uma história que começou por volta de 700 a.C., Roma é uma cidade carregada de fatos e lembranças que podem ser notados a cada esquina.

Pontos Turísticos:

são diversas atrações, museus, praças e fontes para serem exploradas. Alguns dos pontos turísticos mais importantes são o Castelo Sant’Angelo, o Coliseu, o Vaticano, os Fóruns Romanos, a Fontana di Trevi, entre vários outros.

Gastronomia:

em Roma, você encontrará diversos restaurantes com os pratos mais tradicionais da cidade, como o Fiori di Zucca Fritti e o Carciofi alla Giudia.

Outros destinos

  • Miami

Se você está à procura de um local que reúna praias, festas e arte, Miami é o destino perfeito para você.
  • Paris

Comece a visita pela Champs Élysées, que os franceses adoram e os turistas também. Uma multidão sobe e desce freneticamente sem parar, observando as vitrines das lojas chiques e cafés famosos.
  • Barcelona

Barcelona é a capital da Catalunha. Possui um governo próprio integrado à Espanha.
  • Lisboa

Lisboa fica num dos pontos mais avançados da Europa em direção ao ocidente. Foi daí que saíram as expedições de Vasco da Gama e Pedro Álvares Cabral.

Compartilhe essa página com os amigos: