Arquitetura, gastronomia e cultura em Belo Horizonte

As características que fazem de Belo Horizonte uma cidade única vão dos projetos arquitetônicos de Oscar Niemeyer até a culinária tipicamente mineira. Carinhosamente chamada de “Beagá”, a capital de Minas Gerais é cheia de história, muitas delas ao alcance dos visitantes nos museus da cidade.

O Conjunto Arquitetônico da Pampulha, um dos principais cartões postais de Belo Horizonte, oferece uma experiência para aproveitar cada minuto com um cenário inspirador. Quando Juscelino Kubitscheck, prefeito de Belo Horizonte na década de 40, planejou o Conjunto, chamou o já conhecido arquiteto Oscar Niemeyer para o planejar a construção de prédios e espaços da região. O ponto turístico é uma das referências na arquitetura moderna do Brasil. Quando visitar a Pampulha, reserve um dia só para essa atração. É preciso de tempo para conhecer todas as atrações do Conjunto.



A Igreja de São Francisco de Assis encanta pelas linhas arrojadas desenhadas por Oscar Niemeyer e pelas pinturas de Cândido Portinari, um dos principais artistas brasileiros. No lado de fora da construção, o painel de azulejos é um dos destaques da arquitetura do local. A Casa de Baile e o Museu de Arte da Pampulha chamam a atenção do visitante pelas formas modernas das construções. No final da tarde, o pôr do sol na Praça do Papa presenteia o visitante com uma vista dourada de “Beagá”.


A Praça da Liberdade é um ponto turístico de Belo Horizonte e perfeito início para um roteiro cheio de cultura. O passeio inicia pelos jardins da praça inspirados no Palácio de Versalhes, da França. Já o Palácio da Liberdade, construído no século 19, contrasta com a arquitetura moderna do Edifício Niemeyer. Cheio de aromas e comidas típicas, o Mercado Central também é parada obrigatória, já o bairro Savassi é repleto botecos para matar a fome e “trocar um dedo de prosa”. No local é possível experimentar a famosa cachaça mineira e quitutes tradicionais de Minas. Aliás, foi em Belo Horizonte que nasceu um dos principais eventos que estimula a comida dos bares.

O Circuito Cultural Praça da Liberdade também disponibiliza atrações para o visitante. Dentro de um prédio construído em 1897, o Memorial Minas Gerais Vale conta a história do estado de forma interativa em que o visitante participa da exposição. O Museu das Minas e do Metal também é um belo casarão antigo. No local, um elevador faz com que você tenha a sensação de descer em uma mina de metais preciosos. Para os fãs de futebol, o tour guiado pelo Estádio Governador Magalhães Pinto, mais conhecido como Mineirão, é uma ótima opção de passeio! O estádio é um dos principais do Brasil e sedia partidas dos clubes da cidade e da Seleção Brasileira. A visita inclui a entrada no campo de dá acesso ao museu que conta a história do estádio.

Aproveite para descobrir os tesouros de Ouro Preto e fazer história por lá também.


Ouro Preto ou Vila Rica, seu antigo nome, guarda tantos tesouros históricos e arquitetônicos que virou Patrimônio Cultural da Humanidade (UNESCO). Em 8 de julho está comemorando os 308 anos que a cidade foi elevada de arraial para vila. E no dia, vai ter show na Praça Tiradentes e a abertura do Festival de Inverno. Ótima chance de conhecer a cidade mineira em festa e, ao mesmo tempo, relembrar o passado. Ande pelas ladeiras feitas com pedras, visite casarões antigos, o Museu da Inconfidência, a Feirinha de Pedra Sabão e as valiosas igrejas e capelas. Não deixe de ir na Igreja de São Francisco de Assis que tem um museu do escultor Aleijadinho e escolha uma antiga mina de ouro para passear, como a Mina da Passagem. Embarque nessa com a gente!

Quando ir

Quem gosta de comer bem deve conhecer Belo Horizonte durante os festivais gastronômicos. Um dos mais populares da região é o Comida di Buteco, realizado entre abril e maio. Nessa época do ano, também acontece o Botecar, evento que também conta com deliciosos quitutes mineiros.

Como chegar

VOOS

Os voos chegam ao aeroporto internacional de Belo Horizonte Confins (CNF), situado no município de Confins, a 40 km do centro de BH, e ao aeroporto da Pampulha, a apenas 10 km do centro de BH. Este aeroporto, contudo, não recebe grandes aeronaves, sendo mais destinado ao mercado interno de Minas Gerais.

Hotéis em Belo Horizonte

Os hotéis trazem os mais diferentes estilos para que você possa decidir onde ficar em Belo Horizonte com tranquilidade. Para quem vai visitar o bairro de Savassi e prefere se hospedar por ali mesmo, uma dica de hotel é o Holiday Inn Belo Horizonte Savassi. O local conta com quartos elegantes e é perto do centro e de atrações como a Praça da Liberdade. Por outro lado, se a ideia é se escolher um hotel perto de pontos turísticos como Praça da Bandeira, Praça do Papa e Parque das Mangabeiras, o sofisticado Quality Hotel Afonso Pena é uma ótima opção. Para quem quer desfrutar de belas vistas para a área verde e para os lagos da cidade, a dica é se hospedar no moderno Belo Horizonte Othon Palace. Ainda, o descontraído e colorido hotel Ibis Styles BH é ótimo para quem procura conforto para descansar no final de um dia de passeios pela cidade.

Dicas de viagem

Arquitetura:

conheça bem de perto os traços modernos de Oscar Niemeyer, desde as primeiras construções que arquiteto projetou para a cidade até as mais recentes.

Pontos Turísticos:

vá ao Mercado Central, sinta os sabores e veja as cores das bancas. Reserve um dia especial para passear pelo Conjunto Arquitetônico da Pampulha e se encantar com a arquitetura e natureza.

Gastronomia:

Belo Horizonte também é conhecida como Capital do Boteco. Experimente os deliciosos quitutes dos bares cidade. A culinária típica de Minas Gerais é encontrada com facilidade na capital, por exemplo, tutu de feijão, galinhada mineira e muito mais!

Mapa

Lugares para visitar

Outros destinos

  • São Paulo

São Paulo é uma cidade que não para. Por isso, é perfeita para qualquer viajante.
  • Goiânia

A capital do estado de Goiás é uma cidade planejada construída em 1930.
  • Brasília

Vista de cima, a capital brasileira parece ter sido planejada sob o formato de um avião, e suas quadras têm tudo para encantar e envolver.
  • Curitiba

Curitiba é a típica cidade grande, com atrativos culturais, belos parques e áreas verdes, gastronomia dos mais variados estilos e uma estrutura que nenhum outro lugar tem.

Compartilhe essa página com os amigos: