Coração do nordeste

Frevo, praia, Maracatu, história, culinária de dar água na boca, Carnaval e arte: Recife tem tudo isso e ainda vai além! A capital de Pernambuco tem um pouquinho de cada região do nordeste brasileiro, sem deixar de transmitir seus próprios ritmos e vibrações aos viajantes. Dos coqueiros à beira-mar até as heranças da colonização portuguesa e holandesa, Recife reúne diversas cores, sabores e emoções que vão fazer você curtir a cidade até o último segundo.

É na região central de Recife que estão localizadas algumas das principais atrações da cidade, começando pela Casa da Cultura, a Praça da República e o Teatro de Santa Isabel, às margens do Rio Capibaribe. Para ver tudo de um ângulo diferente, você vai poder fazer um passeio de barco pelo rio e participar do tour que acompanha a Rua Aurora, passa pelas três ilhas que formam o centro - Recife, Santo Antônio e Boa Vista - e conta um pouco da história da cidade. As iguarias da gastronomia típica de Recife, como o famoso bolo de rolo, podem ser saboreadas no Mercado de São José, onde você encontra também cachaças regionais e artesanato local. Os fãs da música brasileira poderão visitar o Memorial Luiz Gonzaga, enquanto quem gosta de arte barroca vai ficar encantado com a Capela Dourada, que possui interior revestido de lâminas de ouro.

Atravessando as pontes entre as ilhas, você chega no bairro de Recife, também conhecido como Recife Antigo, que é a parte mais histórica e charmosa da cidade. O Marco Zero de Pernambuco está localizado na Praça Rio Branco, junto com o letreiro da cidade, que possui o símbolo do frevo. Ao sul da praça, o cais do porto revitalizado deu origem aos Armazéns do Porto, onde você encontra cafés, sorveterias, bares, restaurantes e lojas, tudo com uma variada programação cultural e a vista do Parque das Esculturas de Francisco Brennand, localizado sobre os arrecifes. O bairro é ponto de encontro para passeios cercados de prédios e casarões antigos e visitas a excelentes museus como o Museu Cais do Sertão e o Paço do Frevo.

Boa Viagem e Olinda

O bairro de Boa Viagem é cercado pela praia de mesmo nome por toda a sua extensão. Por ali, os programas típicos são aproveitar o litoral e o clima praiano. Você pode andar de bicicleta pela ciclovia sob a sombra dos coqueiros, caminhar e aproveitar toda a infraestrutura do calçadão e passar o dia na areia, se deliciando com petiscos e com uma vista do mar de tirar o fôlego. Para dar um mergulho nas águas cristalinas e quentinhas da Praia de Boa Viagem, espere o período de maré baixa e relaxe nas piscinas naturais entre os recifes e a orla.

Também é nessa região da cidade que está localizado o Parque Dona Lindu, um projeto do famoso arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer, com áreas verdes e quadras de esportes, além do Teatro Luiz Mendonça e da Galeria Janete Costa.

Saindo de Recife você logo chega em Olinda, cidade conhecida por suas casas coloniais coloridas, ruas de pedras e ladeiras com várias construções históricas, além do carnaval típico da região. Faça um tour pela região, passando pela feira de artesanato do Mercado da Ribeira, pelas Igrejas do Carmo e de Nossa Senhora do Amparo e também visite a Casa dos Bonecos Gigantes, onde estão expostos os tradicionais bonecos carnavalescos que fazem parte dos desfiles e são atração principal nos blocos durante os dias de folia. Termine o dia no Alto da Sé, com uma vista privilegiada de Recife e dos arredores, principalmente na hora do pôr do sol. Por ali, conheça a Catedral de Olinda, prove as famosas tapiocas e também suba no elevador panorâmico de 20 metros.

Quando ir

Você gosta de agito e calor? Então programe-se para conhecer a cidade no Carnaval. Celebrada em grade estilo, a festividade na região é mundialmente conhecida pelos bonecos gigantes. Quem deseja fugir das celebrações, o ideal é conhecer Recife em meses alternativos, como março, abril, setembro e novembro, períodos com taxas mais baixas de passagens e hospedagens.

Como chegar

VOOS

Os voos chegam ao aeroporto internacional do Recife (Guararapes), localizado perto do bairro de Boa Viagem.

Hotéis em Recife

A maioria dos hotéis no Recife estão localizados em frente à Praia de Boa Viagem - principal região hoteleira, com bons restaurantes e lojas e perto do aeroporto. Com estrutura luxuosa e vista panorâmica para o mar, o hotel Transamérica Prestige - Beach Class International é uma ótima opção para quem quer aproveitar tudo o que um bom hotel tem a oferecer. Outra opção para quem busca conforto e tranquilidade é o Best Western Manibu Recife, a apenas 100 metros da praia. Seguindo pelo orla você também vai poder encontrar o sofisticado Golden Tulip Recife Boa Viagem, um hotel perfeito para quem quer quartos confortáveis e sofisticados com vista para o mar.

Dicas de viagem

Praia:

caminhar no calçadão, beber água de coco na orla, praticar esportes e relaxar na areia são programas típicos de Recife. A praia de Boa Viagem tem 7km e conquista a todos.

Música:

em Recife você vai curtir a música e dança envolvente do Frevo, a animação do Forró, os desfiles de Maracatu e ainda conhecer a tradição das Cirandas.

Pontos Turísticos:

visite o Instituto Ricardo Brennand, o Marco Zero, o bairro de Recife Antigo, o Parque de Diversões Mirabilandia e ainda dê um passeio em Olinda, cidade vizinha de Recife.

Outros destinos

  • Fortaleza

Fortaleza tem de tudo para você curtir cada momento: a vibração da cidade, a beleza das praias que só encontramos no nordeste.
  • Vitória

Vitória é uma capital que une belas paisagens, construções históricas e forte gastronomia local.
  • Maceió

Maceió é a capital do estado de Alagoas, um dos menores do Brasil, possui pouco mais de um milhão de habitantes.
  • Salvador

Quem visita a capital baiana, que carrega o título de primeira do Brasil, não consegue ignorar toda a carga histórica que possui cada rua, casarão e ponto turístico.

Compartilhe essa página com os amigos: