Melhores Destinos Smiles: Rouen, Arromanches-les-Bains e outras encantadoras cidades da Normandia

A Região da Normandia e o Monte Saint-Michel

Rouen é um dos portões de entrada da Normandia, fica às margens do Rio Sena. A cidade foi bastante castigada na Segunda Guerra Mundial, mas preservou o seu maior patrimônio, a Catedral Gótica de Notre Dame, que serviu de estudos para Monet, na última década do século XIX. Foi em Rouen que Joana D’Arc foi queimada viva.
Etretat é uma pequena cidade litorânea, cheia de charme e famosa por ser local de veraneio para os parisienses e pelas maravilhosas falésias que possui. A mais famosa delas é a Falaise d’Aval, cuja forma lembra um elefante com a tromba dentro d’água.
Deauville é uma cidade balneário no litoral do Canal da Mancha que faz o maior sucesso com os franceses. A proximidade com Paris atrai uma multidão no verão.

A operação de Desembarque da Normandia aconteceu no dia 6 de junho de 1944, o Dia D. Termo utilizado para o dia do desembarque real. A ação recebeu o nome de Operação Overlord.
Os 80 km de praia da costa da Normandia foram divididos em cinco setores que receberam os nomes de Utah, Omaha, Gold, Juno e Sword. Essa região é cheia de museus e memoriais da Segunda Guerra Mundial.

A cidade de Arromanches-les-Bains é uma pequena vila onde existe o Museu do Desembarque. Foi escolhida pelos aliados para a instalação de um dos portos artificiais utilizados para o Desembarque da Normandia. O museu é impressionante, pois mostra a estratégia, o planejamento e a tecnologia utilizada pelos aliados para a operação Overlord.

Saint Mére Eglise foi onde aconteceu a operação da Praia de Utah, um ponto estratégico da Operação Overlord. A batalha também ficou por conta dos americanos. A operação ficou foi realizada pelos Airborne, a elite do exército americano da época. Hoje, existe um museu dedicado à memória da operação e dos Airborne.

Depois de uma longa estrada, chega-se à região do Monte Saint-Michel, no Canal da Mancha, onde existe uma das maiores marés do mundo. A amplitude pode chegar a 15 metros em alguns meses do ano. Isso transforma o Monte Saint-Michel em um híbrido de ilha e península. Ilha quando a maré sobe bastante e península quando desce.
No Monte, aparece uma única rua, cheia de lojinhas de suvenires, pousadas e restaurantes. O Mont Saint- Michel é o segundo mais importante ponto de visitação turística da França.
Na torre mais alta do mosteiro aparece a imagem do arcanjo Miguel, que se ergue como que querendo tocar o céu.

Quando ir?

A Normandia fica no extremo norte da França, ao lado do Canal da Mancha. Por lá, o clima é temperado oceânico, com quatro estações bem definidas. Pode ser visitada em qualquer época do ano, mas é uma região muito úmida e com chuvas frequentes. O ideal é fugir do inverno, quando o frio e a chuva podem dificultar as visitas. O verão é mais agradável e os dias são mais longos, facilitando os deslocamentos de carro. 

Como chegar?

Ícone

VOO

Uma visita à Normandia deve ser feita de carro. Existem excursões que saem de Paris e podem levar de dois a quatro dias, incluindo o Monte Saint-Michel. O destino também pode ser alcançado de trem, mas a forma mais objetiva e de melhor aproveitamento deve ser com um carro alugado, pelas excelentes estradas da França.
Não precisa de visto nem de certificado de vacinas para quem vai à França, mas o passaporte precisa ter validade mínima de seis meses da data de retorno da viagem. Na checagem da imigração, às vezes é necessário apresentar passagem de volta, comprovante de recursos financeiros e seguro de saúde.
Saiba mais sobre os voos.

Dicas

  • Como circular: alugue um carro e explore os encantos e histórias da Normandia. Em um único dia você poderá passar por vários pontos relevantes na história da Segunda Guerra Mundial.
  • Memorial Pegasus: conheça o local, que fica entre as cidades de Bénouville e Ranville e resgata a história do primeiro objetivo alcançado pelas tropas britânicas no Dia D, na Operação Overlord. O objetivo era tomar, sem destruir, a Ponte Pegasus, que liga as duas cidades. A operação foi um sucesso e concluída em apenas 15 minutos.
  • Cemitério dos soldados americanos: não deixe de visitar o local, situado em Colleville-sur-Mer, que fica na praia de Omaha, um dos pontos estratégicos do desembarque do Dia D. Milhares de cruzes estão dispostas simetricamente em um lindo gramado e com um jardim muito bem cuidado, numa colina acima da praia de Omaha. Foi o local do desembarque onde houve o maior número de baixas para as tropas aliadas.

Em Monte Saint-Michel, você pode se hospedar dentro da cidade medieval murada. Quem busca hotéis com bom custo-benefício pode procurar por opções localizadas na rua que está fora do muro, mas que dá acesso ao Monte. No litoral da Normandia você encontrará as Praias do Dia D e, nessa região, as cidades as cidades Bayeux e Caen são boas opções de hospedagem. 
 

Ícone

Hotéis em Normandia e Monte Saint-Michel

Reserve seu hotel
Mapa

Lugares para visitar

Outros destinos

Vale do Loire
Paris
Versalhes e Giverny
Aavignon e Aix-en-Provence

Compartilhe essa página com os amigos: