Capital do maior país do mundo

A Rússia é um país imenso, o maior do Mundo. Parte está na Europa e parte na Ásia. Moscou é a capital, hoje com mais de dez milhões de habitantes, sendo uma das maiores metrópoles do planeta. A cidade é moderna, possui avenidas largas e muito bem urbanizadas, que foram abertas pelos Planos Quinquenais de Stalin para a URSS, que para isso destruiu igrejas e outros edifícios históricos.

A Praça Vermelha é o principal ponto turístico de Moscou. Cercada pelas muralhas de Kremlin de um lado e pelo belíssimo prédio do histórico Centro Comercial GUM, hoje um grande shopping de luxo. Numa das extremidades da praça, a espetacular Catedral de São Basílio que domina o visual e é a maior atração turística do lugar. Suas cúpulas coloridas e espiraladas, em forma de cebolas descascadas, dão à Praça Vermelha um toque de conto de fadas. Ao lado da muralha do Kremlin aparece o Mausoléu de Lênin, onde fica o seu corpo embalsamado.

O Kremlin é a cidadela dos Czares, sede do governo russo e símbolo maior do poder no país. Nos anos 1930, nos tempos da URSS, o Kremlin foi fechado e vários dos seus prédios, palácios e igrejas foram destruídos por ordem de Stalin. Somente após a morte do ditado, o Kremlin voltou a ser aberto ao público.

Por ser a sede do governo Russo, apenas uma parte do Kremlin pode ser visitada pelos turistas. As grandes atrações, porém, estão disponíveis, como o Arsenal do Estado, O Palácio do Patriarca e as Igrejas da Praça da Catedral.

O templo mais importante do Kremlin é a Catedral da Assunção. A primeira construção data do início do século XIV, a atual foi mandada construir por Ivan, O Grande, em 1470. Ali, os príncipes eram coroados e enterrados. A Catedral possui enormes cúpulas douradas, com janelas, por onde a luz penetra e ilumina o interior do templo. No interior da Catedral, há maravilhosos afrescos e ícones da Igreja Ortodoxa.

Os Jardins de Alexandre, projetados em1821, ficam ao lado do Kremlim. São belíssimos, com mosaicos de flores coloridas, e foram mandados construir por Alexandre I, que providenciou a restauração da cidade de Moscou e do Kremlin, após a expulsão das tropas de Napoleão da cidade.

Quando ir

A Rússia europeia possui clima temperado continental, com verões amenos e invernos rigorosos. A melhor época para viajar para Moscou é no verão. De junho a setembro, as temperaturas são quentes durante o dia, com noites agradáveis. Os dias são longos e o turista aproveita melhor o tempo. Anoitece após as 22h e amanhece antes das 4h.

Como chegar

VOO

Não existem voos direto do Brasil para a Rússia, contudo, há diversas opções de voos com conexões. Os brasileiros não precisam de visto nem de certificado de vacinas para entrar no país, desde que a estadia não ultrapasse 90 dias, mas o passaporte precisa ter validade mínima de seis meses da data de retorno da viagem. Na checagem da imigração, às vezes é necessário apresentar passagem de volta, comprovante de recursos financeiros e seguro de saúde. O controle de passaportes em Moscou pode ser lento e burocrático exigindo paciência dos visitantes.

Hotéis em Moscou

Hospedar-se no bairro Kitay-Gorod é uma boa pedida. A área fica próxima aos principais pontos turísticos de Moscou, como a Praça Vermelha, e ainda conta com grande quantidade de restaurantes, bares e casas noturnas. Outra região boa para hospedagem é o distrito de Arbat, localizada perto de estações de metrô.

Dicas de viagem

Como circular:

o meio de transporte mais eficiente de Moscou é o metrô. O uso do transporte é simples e autoexplicativo. A maior dificuldade é que as sinalizações usam o alfabeto cirílico e não tem sinalização correspondente em alfabeto latino. Precisamos nos acostumar um pouco com as letras deles para não perder a estação. Nada que assuste a um turista descolado. Moscou, apesar de ser uma cidade grande, possui a maioria das suas atrações no centro histórico, nos entornos do Kremlin e da Praça Vermelha e que podem ser visitadas a pé.

Tour:

uma das principais atrações de Moscou é o inusitado tour guiado pelas estações do metrô. As estações são verdadeiras obras de arte construídas na primeira fase do governo de Stálin. Em poucos lugares, uma estação de metrô é atração turística. Aqui é uma das mais importantes. O projeto fez parte do primeiro Plano Quinquenal de Stálin. A ambição era ter as estações mais bonitas e imponentes do mundo.

Cultura:

um excelente programa em Moscou é o Show do Balé Nacional Russo Kostroma, que apresenta um resumo da história e das diversas etnias do país e costumes do seu povo. É um espetáculo de qualidade, possui um figurino maravilhoso, músicas e danças que emocionam.

Outros destinos

  • Londres

Algumas cidades no mundo habitam um lugar tão especial no imaginário das pessoas que a simples menção do seu nome já causa uma sensação positiva.
  • Roma

Quem visita Roma faz uma verdadeira viagem no tempo pelas ruínas da cidade que possui vestígios históricos de mais de 10.000 anos.
  • Miami

Se você está à procura de um local que reúna praias, festas e arte, Miami é o destino perfeito para você.
  • Nova Iorque

Nova Iorque é uma cidade inesgotável, a todo minuto existem diversas atividades para você fazer.

Compartilhe esta página com os amigos: