Banner Dos Selos as Milhas

Dos Selos às Milhas

airplane

A moeda virtual mais antiga do mundo

Você conhece as origens dos programas de fidelidade? Sabe como surgiram as milhas que utilizamos hoje? Então vem com a gente que o Dicas Smiles vai te contar tudo!

Os primeiros programas de fidelidade que temos notícia foram utilizados por varejistas nos Estados Unidos e na Inglaterra no final do século 18. Esses empresários distribuíam moedas (e mais tarde selos e cupons) para os clientes que compravam em suas empresas. As moedas poderiam ser trocadas por produtos em outra visita do cliente. Essa iniciativa foi uma forma inteligente de fazer esse cliente retornar à loja e foi evoluindo ao longo do tempo, até chegar aos nossos atuais programas de fidelidade.

 

Quase cem anos depois, em 1981, começava a operar o Frequent Fliers (ou viajantes frequentes), considerado o primeiro programa de fidelidade do ramo da aviação comercial. Com ele, a companhia premiava seus clientes mais frequentes com milhas que podiam ser trocadas por passagens.

 

Uma década depois, a vida da gente mudou muito com a popularização da internet em todo o mundo. Essa mudança também impactou a forma de operação dos programas de fidelidade, com a criação das estruturas virtuais, que tornaram nosso acesso aos programas muito mais rápido e fácil.

 

Ainda na década de 90, em 1994, o Programa Smiles foi lançado pela Varig e em 2007 passou a pertencer à GOL, que intensificou os benefícios do programa para seus clientes. O crescimento foi tão grande, que em 2013 ganhamos operação própria e exclusiva por meio da criação da Smiles Fidelidade S.A. Hoje somos o melhor programa de fidelidade do Brasil, com 16 milhões de participantes.

 

O que vem pela frente na história dos programas de fidelidade? Só o tempo nos dirá. Mas é certo que continuaremos a evoluir e nos tornar cada vez mais dinâmicos e a oferecer os mais diversos benefícios e vantagens para milhões de viajantes.