Banner Programa de Fidelidade

Programa de Fidelidade

airplane

SURGIMENTO DO MERCADO BRASILEIRO DE PROGRAMAS DE FIDELIDADE

Vamos te contar como surgiram os primeiros programas de fidelidade no Brasil e o que tem acontecido desde essa época. Bora lá?

A história começa em 1990, quando presenciamos os primeiros programas nas companhias aéreas brasileiras. Foi bem nessa época (em 1994) que a VARIG lançou o primeiro destes programas: o Smiles. No início o programa consistia apenas no acúmulo de milhas por meio de voos realizados e transferências dos cartões de crédito e o resgate para voos. Em 2007 o programa passou a fazer parte da GOL e daí pra frente a gente só cresceu. Após a aquisição pela GOL, a Smiles ampliou bastante as formas de acúmulo e resgate, por meio das alianças com mais de 20 companhias aéreas, além de centenas de outros parceiros, de diversos segmentos.

 

Da metade para o final dos anos 90 a gente viu muitas empresas, fora do setor de aviação, começarem a investir em atividades de relacionamento com os clientes. A rede de farmácias Drogasil, por exemplo, deu os primeiros passos de seu programa em 1996. Já a empresa de perfumaria e cosméticos O Boticário lançou seu Programa Boticário de Fidelidade em 1999.

 

Logo no início da década de 2000, vimos outras empresas seguirem o exemplo das pioneiras e iniciarem seus programas. Em 2000, a rede de supermercados Pão de Açúcar, criou o programa ‘Cliente Mais’, e, em 2010, a Kopenhagen lançou o Kop Club. Em 2016, dois dos gigantes do setor bancário, Bradesco e Banco do Brasil, começaram as atividades da sua plataforma de fidelidade conjunta. E não parou por aí. Todo dia tem alguma empresa criando ou aperfeiçoando seus programas e investindo na fidelidade dos seus clientes.

 

As empresas brasileiras já perceberam o quanto o cliente valoriza quando é reconhecido e, hoje, os programas de fidelidade estão presentes em quase todos os setores. Nesse sentido, as empresas têm investido para oferecer aos seus clientes oportunidades de consumo e experiências diferenciadas. Porque nossa fidelidade merece ser recompensada, não é?!

 

Aqui na Smiles nós trabalhamos duro e buscamos evoluir pensando nisso: oferecer benefícios cada dia melhores para você!

Programas de Fidelidade Brasileiros: Das Companhias Aéreas aos Chocolates Finos