Banner Dicas de Viagem

Dicas de Viagem_Smiles

airplane

5 coisas para saber antes de viajar agora

Vamos falar sobre viagem? Neste vídeo a Máqui Nóbrega fala sobre os principais pontos que você precisa saber sobre o turismo no Brasil em 2020, pensando nas novas configurações de viagem.

Tudo Sobre documentos para viagens internacionais

Neste vídeo, a Amandinha vai falar tudo sobre os documentos essenciais para uma viagem internacional. Documentos como passaporte, RG, seguro viagem, comprovantes e tudo o que você precisa levar em uma viagem internacional.

Tudo Sobre como fazer o roteiro de viagem perfeito

Vai viajar e não sabe o que fazer no seu destino? Neste vídeo, a Amandinha fala tudo sobre como fazer o roteiro de viagem perfeito. Vem com a gente!

Descubra aqui como realizar sua viagem com tranquilidade.

Regras de flexibilização

No Brasil, as cidades e regiões estão em diferentes fases que permitem ou não o funcionamento de hotéis, restaurantes, lojas e outras atrações turísticas.

Antes de viajar, fica a dica: faça uma pesquisa em site de prefeituras e estados para saber como estão as regras de flexibilização do seu destino.

Uso de máscara

Seja em viagens de avião ou de ônibus, o uso de máscara cirúrgica é obrigatório. Caso o seu plano seja alugar um carro ou viajar com o seu veículo particular, a utilização dentro do carro é opcional.

Lembre-se: as máscaras devem ser utilizadas inclusive em áreas sociais do hotel ou durante os seus passeios. Elas só devem ser retiradas na hora das refeições ou em caso de emergência.

Álcool em gel

Procure levar um frasco de álcool na sua bagagem, mochila, bolsa ou porta-luvas do carro. Ao tocar em maçanetas, talheres de restaurantes, mesas e outros objetos compartilhados por diferentes pessoas, higienize as mãos.

Hotéis

Na hora de fazer a sua reserva, pergunte ao hotel como estão sendo realizadas as trocas de lençóis e toalhas dos quartos, se as refeições são à la carte ou servidas em buffet e se piscina, salão de jogos, academia e outras áreas sociais estão funcionando com alguma restrição.

Evite compartilhar mesas e elevadores com outros hóspedes. No momento do check-in ou check-out, mantenha o distanciamento social.

Pontos turísticos

É sempre importante se planejar para realizar os seus passeios com tranquilidade. Antes de tudo, procure saber se o local está recebendo visitantes. Se possível, compre os ingressos on-line e apresente na tela do celular. Durante o passeio, lembre-se de usar a máscara cirúrgica, higienizar as mãos e evitar aglomerações.

Reservou um voo? Respondemos aqui

Posso embarcar com álcool em gel?

Você pode levar um frasco de álcool em gel na sua bagagem de mão. Para voos nacionais, o limite é de 500mL por passageiro. Já para voos internacionais, esse limite é de 100mL por pessoa e o frasco deve ser transparente.

Se preferir, as companhias aéreas oferecem sachês individuais e também disponibilizam álcool em gel nos banheiros das aeronaves. Por questões de segurança, não é permitido transportar álcool líquido nos voos.

Como está funcionando o serviço de bordo?

Para atender às recomendações dos órgãos de saúde, as companhias aéreas realizaram algumas adaptações em seus serviços de bordo. Os lanches são distribuídos no fim do voo para evitar que os passageiros retirem as máscaras cirúrgicas durante a viagem. Por isso, caso o seu voo seja próximo ao horário das suas refeições, é importante que você se alimente antes de embarcar.

A água agora é distribuída em copos individuais. Já as revistas devem ser solicitadas e entregues pelos tripulantes da companhia aérea.

Vale lembrar: as revistas que não forem levadas pelos passageiros serão descartadas após o voo.

Estão pulando a poltrona do meio nos aviões?

Essa é uma das dúvidas mais comuns dos viajantes. A poltrona do meio não está sendo pulada, pois os aviões são equipados com o filtro de ar HEPA. A cada quatro minutos, ele renova cerca de 99,97% do ar presente em toda a aeronave, eliminando partículas e microrganismos. Mesmo antes da pandemia do novo coronavírus, o filtro HEPA já era utilizado nos aviões para garantir o bem-estar dos passageiros durante todo o voo.

Lembramos que o filtro HEPA não é utilizado em ambientes externos, como salas de embarque de aeroportos. Por isso, é importante respeitar o distanciamento social nesses lugares.

Como está sendo realizado o desembarque?

O desembarque é feito por fileiras para evitar aglomerações. Essa é uma medida essencial para garantir que você tenha contato com o menor número possível de passageiros dentro do avião.

Quais as regras de segurança para os tripulantes das companhias aéreas?

Com o número reduzido de voos, os tripulantes estão trabalhando em escalas. Ou seja, trabalham sete dias seguidos e tiram quatorze dias de folga para respeitar o período de quarentena.

Dica Importante

Algumas regras de segurança variam de acordo com a companhia aérea. Consulte as orientações da sua antes de viajar.

Minhas milhas venceram.

Quando estiver no aeroporto:

  • Evite compartilhar itens pessoais, como fones de ouvido e celular.
  • Baixe o aplicativo da companhia aérea para fazer o seu check-in on-line e gerar o bilhete eletrônico do seu voo.
  • Se for possível, evite realizar o check-in nos balcões ou nos totens das companhias áreas.
  • Caso precise fazer o check-in presencial ou despachar bagagens, evite entregar o seu documento nas mãos do atendente. Você pode mostrar o documento a distância ou pela tela do seu celular.
  • Na hora do embarque, desembarque ou na esteira de bagagens, evite aglomerações.

Veja outras dicas importantes para a sua viagem:

Vistos

Vistos

Antes de viajar para um destino internacional, o primeiro passo que você precisa fazer é verificar a obrigatoriedade do visto para a entrada no país escolhido. Muitos locais não exigem vistos para turistas, mas solicitam para quem vai trabalhar ou estudar, então, é importante ficar atento. Países pertencentes ao Mercosul, União Europeia, além do México, Rússia, Israel e Reino Unido, dispensam a emissão do visto de turista.

Alguns dos países mais visitados por quem voa Smiles e que exigem visto para quem vai a turismo são os Estados Unidos da América (EUA), Canadá, Austrália, Índia, Japão, China, Emirados Árabes, Angola, entre outros países do continente Asiático, Oriente Médio e continente Africano. Também há países que exigem visto para turista após um certo período de permanência. Nações, como a Bolívia, Singapura, Indonésia e República Dominicana exigem visto após 30 dias de estadia dos turistas, já na Venezuela, por exemplo, o visto é obrigatório a partir de 60 dias no país.

Após o período de 90 dias, o visto é exigido em destinos como Portugal, Chile, Peru, África do Sul, Argentina, Bélgica, França, Espanha, Holanda, Irlanda, Suécia, Nova Zelândia e Turquia, por exemplo.

Colômbia, Grã-Bretanha, Barbados e Antígua e Barbuda são países que exigem o visto de turista após seis meses de permanência. Lembre-se de confirmar a eventual exigência de visto em países de trânsito. Ainda que seu destino final não peça visto para brasileiros, é possível que seu voo faça escalas em países que peçam, sendo assim, você precisa estar preparado e solicitar seu documento com antecedência.

Bagagem

Bagagem

A franquia de bagagem de mão permite que você leve uma mala de até 10 kg nas dimensões: 35 x 25 x 55 cm (comprimento x largura x altura), sem custo extra. Por motivos de segurança, não é permitido que a bagagem tenha objetos cortantes e/ou produtos inflamáveis. Já na bagagem despachada, você pode levar até 23 kg por mala em voos nacionais e internacionais, e os custos de despacho variam de acordo com a companhia aérea e a tarifa da sua passagem. Vale lembrar que, dependendo da sua categoria no programa (Smiles, Prata, Ouro ou Diamante), você tem benefícios específicos em relação à sua franquia de bagagem.

Recomendamos que itens de valor, como joias, dinheiro e eletroeletrônicos, não sejam despachados. Em caso de extravio ou violação de bagagem, o ideal é contatar imediatamente a empresa aérea responsável assim que notar sua falta.

Seguro Viagem

Seguro Viagem

Se você vai viajar para um destino internacional, recomendamos a contratação de um seguro viagem para lhe proteger contra possíveis problemas médicos, jurídicos, com bagagem, e até suporte em caso de perda de documentos. Devido ao Tratado de Schengen todos os países da Europa exigem esse tipo de seguro para ingressar no destino. Já nos EUA, por exemplo, o seguro não é obrigatório e na Austrália é obrigatoriedade apenas para estudantes. Já na América Latina a contratação é exigida apenas em Cuba e no Equador.

Câmbio

Câmbio

Ao viajar para um destino internacional um dos itens essenciais é a compra de moeda local para que você consiga consumir e custear as despesas no país. Você precisa consultar casas de câmbio de confiança ou checar no próprio banco que você possui conta as condições para realizar essa transação.

Alguns destinos têm moedas que são mais difíceis de encontrar para câmbio, por isso, em alguns casos é mais indicado que você encontre uma segunda opção que seja aceita no país. Há também a opções de cartões pré-pago de viagem, em que você coloca créditos antes mesmo de viajar. Se você for trocar moeda no destino, procure sempre locais seguros e credenciados e nunca troque no mercado paralelo, pois existe a chance de você receber dinheiro falso, além de ser perigoso.

Orientações para Check-in

Orientações para Check-in

O procedimento de check-in é necessário para que você faça a emissão do cartão de embarque e a sua confirmação no voo. Esse processo pode ser feito pela internet, aplicativos das companhias aéreas, totens de autoatendimento e também no balcão da empresa aérea (se você vai despachar mala, essa é a única opção). O horário de fechamento do check-in muda de acordo com a companhia e com o tipo de voo (doméstico ou internacional), por isso, ideal é fazer com antecedência.

Vacinação

Vacinação

Alguns países exigem comprovantes de vacinas específicas como requisitos para entrada de pessoas, visando a sua proteção e saúde. Por isso, antes de viajar é essencial checar a necessidade de vacinação na Embaixada ou Consulado do seu destino, pois as exigências mudam muito de um país para o outro.

Vacinas contra doenças, como Tétano, Hepatite B, Sarampo, Rubéola, Difteria, Caxumba e Tuberculose, costumam ser bastante requisitadas, no entanto, a vacina mais comum solicitada em vários destinos é a da Febre Amarela. No Brasil, a doença é considerada endêmica pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Para tomá-la, você precisa procurar um posto de saúde na sua cidade, pois ela costuma ser aplicada gratuitamente.

Lembre-se também de fazer o Certificado Internacional de Vacinas, que é um documento emitido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e que se assemelha a uma carteira de vacinação, contendo informações sobre o histórico de vacinas.

Informações sobre Embarque

Informações sobre Embarque

Para embarcar em qualquer aeroporto, todos os passageiros devem passar pelos procedimentos de inspeção, que seguem normas internacionais de segurança. Para ter acesso ao portão de embarque, você precisa passar pelo detector de metais (com exceção de portadores de marca-passo ou implante coclear auditivo). Para agilizar o procedimento, você pode retirar dos bolsos objetos de metal e smartphones, além de cintos e outros itens, colocando-os na bandeja fornecida.

Assim como você, as bagagens de mão também passam pelo raio X. Desta forma, se você estiver levando algum item que não é permitido nesse tipo de bagagem, pode ser solicitado que o mesmo seja despachado. No momento do embarque você deve ter em mãos sua passagem / cartão de embarque (impresso ou digital) e um documento válido com foto (passaporte, CNH ou carteira de identidade). É importante ficar atento ao horário do embarque para não perder o voo, lembrando que condições de fuso horário ou horário de verão já vêm atualizadas no cartão de embarque.

Seguro Saúde

Seguro Saúde

O seguro internacional de saúde é outro item importante na hora de planejar sua viagem, principalmente porque nem todos os países possuem um sistema de saúde gratuito ou que atenda estrangeiros. Esse tipo de seguro atende tanto emergências médicas mais comuns, como casos mais graves. Em alguns destinos a contratação de um seguro saúde para ingressar no país é obrigatória. Consulte a Embaixada ou Consulado do país no Brasil para se informar ou veja mais detalhes na Cartilha do Ministério das Relações Exteriores.

Traslado em Aeroportos

Traslado em Aeroportos

Você sabia que muitas companhias aéreas, aeroportos e hotéis possuem traslados gratuitos de/para o aeroporto? Na hora de organizar sua viagem pesquise e veja se você tem direito a esse serviço, assim você fica ainda mais tranquilo e consegue economizar. Em alguns casos, existem também transportes gratuitos entre aeroportos próximos e terminais de um mesmo local.

Telefones Úteis

Telefones Úteis

Para ter mais comodidade e segurança, você pode salvar os principais telefones para emergências, tanto do país que você está visitando, como da sua seguradora de viagem e o número da Embaixada ou Consulado do Brasil, por exemplo:

  • ANAC: 163
  • Embaixada do Brasil em Washington (EUA): +1 (202) 238-2700
  • Embaixada do Brasil em Toronto (Canadá): (416) 922 2503
  • Embaixada do Brasil em Milão (Itália): +39 02.777.107.1
  • Embaixada do Brasil em Lisboa (Portugal): +351 21 7248 523 / 532