• Dicas de Viagem

     
     
LISTAMOS INFORMAÇÕES IMPORTANTES QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DA SUA VIAGEM
E se o local de destino da sua viagem exige que você tome alguma vacina específica ou obtenha visto para turista? Selecionamos algumas orientações sobre esses e outros temas, e que podem simplificar não só seu embarque, mas toda sua rotina longe de casa.

Vistos

Antes de viajar para um destino internacional, o primeiro passo que você precisa fazer é verificar a obrigatoriedade do visto para a entrada no país escolhido. Muitos locais não exigem vistos para turistas, mas solicitam para quem vai trabalhar ou estudar, então, é importante ficar atento. Países pertencentes ao Mercosul, União Europeia, além do México, Rússia, Israel e Reino Unido, dispensam a emissão do visto de turista.

Alguns dos países mais visitados por quem voa Smiles e que exigem visto para quem vai à turismo são os Estados Unidos da América (EUA), Canadá, Austrália, Índia, Japão, China, Emirados Árabes, Angola, entre outros países do continente Asiático, Oriente Médio e continente Africano.

Também há países que exigem visto para turista após um certo período de permanência. Nações como a Bolívia, Cingapura, Indonésia e República Dominicana exigem visto após 30 dias de estádia dos turistas, já na Venezuela, por exemplo, o visto é obrigatório a partir de 60 dias no país.

Após o período de 90 dias o visto é exigido em destinos como Portugal, Chile, Peru, África do Sul, Argentina, Bélgica, França, Espanha, Holanda, Irlanda, Suécia, Nova Zelândia e Turquia, por exemplo.

Colômbia, Grã-Bretanha, Barbados e Antígua e Barbuda, são países que exigem o visto de turista após 6 meses de permanência. Lembre-se de confirmar a eventual exigência de visto em países de trânsito. Ainda que seu destino final não exija visto para brasileiros, é possível que seu voo faça escalas em países que peçam, sendo assim, você precisa estar preparado e solicitar seu documento com antecedência.

 

Vacinação

Alguns países exigem comprovantes de vacinas específicas como requisitos para entrada de pessoas, visando a sua proteção e saúde. Por isso, antes de viajar é essencial checar a necessidade de vacinação na Embaixada ou Consulado do seu destino, pois as exigências mudam muito de um país para o outro.

Vacinas contra doenças como Tétano, Hepatite B, Sarampo, Rubéola, Difteria, Caxumba e Tuberculose costumam ser bastante requisitadas, no entanto, a vacina mais comum solicitada em vários destinos é a da Febre Amarela. No Brasil, a doença é considerada endêmica pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Para tomá-la, você precisa procurar um posto de saúde na sua cidade, pois ela costuma ser aplicada gratuitamente.

Lembre-se também de fazer o Certificado Internacional de Vacinas, que é um documento emitido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), e que se assemelha a uma carteira de vacinação, contendo informações sobre o histórico de vacinas.

 

Bagagem

A franquia de bagagem de mão permite que você leve uma mala de até 10kg nas dimensões: 40 x 25 x 55 cm (comprimento x largura x altura), sem custo extra. Por motivos de segurança, não é permitido que a bagagem tenha objetos cortantes e/ou produtos inflamáveis. Já na bagagem despachada, você pode levar até 23kg por mala em voos nacionais e internacionais e os custos de despacho variam de acordo com a companhia aérea e a tarifa da sua passagem. Vale lembrar que dependendo da sua categoria no programa (Smiles, Prata, Ouro ou Diamante), você tem benefícios específicos em relação a sua franquia de bagagem.

Recomendamos que itens de valor como joias, dinheiro e eletroeletrônicos não sejam despachados. Em caso de extravio ou violação de bagagem, o ideal é contatar imediatamente a empresa aérea responsável assim que notar sua falta.

 

Informações sobre Embarque

Para embarcar em qualquer aeroporto todos os passageiros devem passar pelos procedimentos de inspeção, que seguem normas internacionais de segurança. Para ter acesso ao portão de embarque você precisa passar pelo detector de metais (com exceção de portadores de marca-passo ou implante coclear auditivo). Para agilizar o procedimento, você pode retirar dos bolsos objetos de metal e smartphones, além de cintos e outros itens, colocando-os na bandeja fornecida.

Assim como você, as bagagens de mão também passam pelo raio X. Desta forma, se você estiver levando algum item que não é permitido nesse tipo de bagagem, pode ser solicitado que o mesmo seja despachado. No momento do embarque você deve ter em mãos sua passagem / cartão de embarque (impresso ou digital) e um documento válido com foto (passaporte, CNH ou carteira de identidade). É importante ficar atento ao horário do embarque para não perder o voo, lembrando que condições de fuso horário ou horário de verão já vêm atualizadas no cartão de embarque.

 

Seguro Viagem

Se você vai viajar para um destino internacional, recomendamos a contratação de um seguro viagem para lhe proteger contra possíveis problemas médicos, jurídicos, com bagagem, e até suporte em caso de perda de documentos. Devido ao Tratado de Schengen todos os países da Europa exigem esse tipo de seguro para ingressar no destino. Já nos EUA, por exemplo, o seguro não é obrigatório e na Austrália é obrigatoriedade apenas para estudantes. Já na América Latina a contratação é exigida apenas em Cuba e no Equador.

Seguro Saúde

O seguro internacional de saúde é outro item importante na hora de planejar sua viagem, principalmente porque nem todos os países possuem um sistema de saúde gratuito ou que atenda estrangeiros. Esse tipo de seguro atende tanto emergências médicas mais comuns, como casos mais graves. Em alguns destinos a contratação de um seguro saúde para ingressar no país é obrigatória. Consulte a Embaixada ou Consulado do país no Brasil para se informar ou veja mais detalhes na Cartilha do Ministério das Relações Exteriores.

 

Câmbio

Ao viajar para um destino internacional um dos itens essenciais é a compra de moeda local para que você consiga consumir e custear as despesas no país. Você precisa consultar casas de câmbio de confiança ou checar no próprio banco que você possui conta as condições para realizar essa transação.

Alguns destinos têm moedas que são mais difíceis de encontrar para câmbio, por isso, em alguns casos é mais indicado que você encontre uma segunda opção que seja aceita no país. Há também a opções de cartões pré-pago de viagem, em que você coloca créditos antes mesmo de viajar. Se você for trocar moeda no destino, procure sempre locais seguros e credenciados e nunca troque no mercado paralelo, pois existe a chance de você receber dinheiro falso, além de ser perigoso.

 

Traslado em Aeroportos

Você sabia que muitas companhias aéreas, aeroportos e hotéis possuem traslados gratuitos de/para o aeroporto? Na hora de organizar sua viagem pesquise e veja se você tem direito a esse serviço, assim você fica ainda mais tranquilo e consegue economizar. Em alguns casos, existem também transportes gratuitos entre aeroportos próximos e terminais de um mesmo local.

Orientações para Check-in

O procedimento de check-in é necessário para que você faça a emissão do cartão de embarque e a sua confirmação no voo. Esse processo pode ser feito pela internet, aplicativos das companhias aéreas, totens de autoatendimento e também no balcão da empresa aérea (se você vai despachar mala, essa é a única opção). O horário de fechamento do check-in muda de acordo com a companhia e com o tipo de voo (doméstico ou internacional), por isso, o ideal é fazer com antecedência.

Telefones Úteis

Para ter mais comodidade e segurança, você pode salvar os principais telefones para emergências, tanto do país que você está visitando, como da sua seguradora de viagem e o número da Embaixada ou Consulado do Brasil, por exemplo:

  • ANAC: 163
  • Embaixada do Brasil em Washington (EUA): +1 (202) 238-2700
  • Embaixada do Brasil em Toronto (Canadá): (416) 922 2503
  • Embaixada do Brasil em Milão (Itália): +39 02.777.107.1
  • Embaixada do Brasil em Lisboa (Portugal): +351 21 7248 523 / 532
Fonte: Portal Consular - Ministério das Relações Exteriores | Época Negócios | ANAC | Marsh