Continuar a ter vantagens e viver novos destinos começa com você voltando para o Clube Smiles

Viver experiências mais completas começa com você embarcando
em nossas diferentes categorias.

Entenda como se manter ou conquistar novas categorias para viver ainda mais o Brasil e o mundo.

Vamos contar tudo o que você precisa saber para aproveitar experiências mais completas e inesquecíveis. Preparamos algumas dicas que vão ajudar a esclarecer suas dúvidas e revelar o melhor caminho para se manter ou subir de categoria.

Lembre-se: ao realizar seu cadastro, você automaticamente entra na categoria Smiles e já pode começar a acumular milhas resgatáveis ou milhas e trechos qualificáveis com seus voos.

Qual a diferença entre milhas qualificáveis e milhas resgatáveis?

Milhas qualificáveis

São as milhas utilizadas para se manter ou conquistar novas categorias na Smiles.

Você pode acumular milhas qualificáveis de várias formas:

  • Voos da GOL ou de companhias aéreas parceiras elegíveis
  • Milhas acumuladas com planos do Clube Smiles
  • Milhas acumulas com o cartão de crédito GOL Smiles Importante: as milhas bônus acumulados em transações não geram milhas qualificáveis.

Como é feita a contagem?

  • 1 milha aérea = 1 milha qualificável
  • 10 milhas conquistadas com os planos do Clube Smiles = 1 milha qualificável
  • 10 milhas acumuladas com o cartão de crédito GOL Smiles = 1 milha qualificável

Milhas Resgatáveis

São as milhas que podem ser utilizadas para resgatar passagens aéreas, reservar hotéis, adquirir produtos no Shopping Smiles ou outros serviços em nosso site.

O que são trechos qualificáveis?

Ao voar com a GOL ou nossas companhias aéreas parceiras elegíveis, você acumula trechos qualificáveis, excluindo as conexões, que podem virar milhas para se manter ou conquistar novas categorias na Smiles.

Importante
Os voos com origem e destino final realizados pela GOL e emitidos com milhas Smiles contam como trechos qualificáveis. Em voos operados por outras companhias aéreas parceiras, emitidos com milhas Smiles e que possuem conexões com a GOL, o trecho realizado pela GOL também é considerado qualificável.

Como é feita a contagem?

Descubra mais sobre o acúmulo de milhas resgatáveis e também de trechos ou milhas qualificáveis.

Veja alguns exemplos práticos, com valores ilustrativos, e entenda como funciona.

Ana comprou, em dinheiro, uma passagem pela GOL ou nos canais das cias. aéreas parceiras elegíveis.

Milhas resgatáveis acumuladas: 1.000 milhas

Milhas qualificáveis acumuladas: 1.000 milhas

Trechos qualificáveis contabilizados: 1 trecho

Dica Smiles: trechos qualificáveis consideram a origem e destino final da viagem, excluindo as conexões.

Paulo utilizou milhas para resgatar uma passagem da GOL no site da Smiles.

Milhas resgatáveis acumuladas: 0 milhas

Milhas qualificáveis acumuladas: 0 milhas

Trechos qualificáveis contabilizados: 1 trecho

Dica Smiles: voos resgatados com milhas na Smiles contam como trechos qualificáveis para se manter ou subir de categoria.

Maria acumulou milhas por ser cliente Clube Smiles Plano 10.000 ou por utilizar o cartão de crédito GOL Smiles.

Milhas resgatáveis acumuladas: 10.000 milhas

Milhas qualificáveis acumuladas: 1.000 milhas

Trechos qualificáveis contabilizados: 0 trecho

Dica Smiles: a cada 10 milhas resgatáveis acumuladas com o Clube Smiles ou o cartão de crédito GOL Smiles, você ganha 1 milha qualificável.

Relembre quantas milhas e trechos qualificáveis você precisa conquistar para se manter ou subir de categoria.

Período de acúmulo: janeiro a dezembro do ano vigente.

Categoria Smiles

Categoria Smiles Para entrar, você só precisa se cadastrar na Smiles.

Categoria Prata

Categoria Prata 10.000 milhas qualificáveis ou 10 trechos qualificáveis.

Categoria Ouro

Categoria Ouro 18.000 milhas qualificáveis ou 18 trechos qualificáveis.

Categoria Diamante

Categoria Diamante 30.000 milhas qualificáveis ou 30 trechos qualificáveis.

Mudança ou manutenção de categoria

Entenda como funciona a contagem de milhas e trechos qualificáveis em cada momento do ano.

Milhas e trechos qualificáveis São computados de janeiro a dezembro do ano vigente.

Upgrade de categoria Acontece no momento em que é atingida a quantidade de milhas ou trechos qualificáveis necessários para subir de categoria. Isso pode ocorrer em qualquer período do ano e, automaticamente, você já pode aproveitar os novos benefícios.

Data de contagem Todos os anos, no dia 31/12, nós fazemos a contagem das suas milhas e trechos qualificáveis. É dessa forma que definimos se, no próximo ano, você irá manter ou não sua categoria atual. Mesmo sem atingir a meta necessária, sua categoria é mantida por mais 3 meses, até o dia 31/3. Após essa data, vamos atualizar a sua categoria de acordo com o saldo apurado em 31/12 do ano anterior.

Milhas e trechos excedentes Acumulou milhas ou trechos qualificáveis acima do necessário para se manter na sua categoria? O saldo excedente vai ser contabilizado no próximo ano para ajudar você a conquistar suas metas. Caso não tenha atingido a quantidade necessária para se manter na categoria atual, serão descontadas as milhas e trechos qualificáveis referentes à categoria inferior. Vale lembrar que a mudança efetiva de categoria só acontece no dia 1/4 de cada ano.

Veja alguns exemplos:

31/12 - Contagem das milhas da Maria para avaliar o status da sua categoria

Exemplo de upgrade de categoria: Maria acumulou 32.000 milhas qualificáveis ou 32 trechos qualificáveis, de janeiro a outubro, e subiu automaticamente para a categoria Diamante.

Milhas ou trechos qualificáveis conquistados: 32.000 milhas ou 32 trechos

Milhas ou trechos qualificáveis para se manter na categoria Diamante: 30.000 milhas ou 30 trechos

Saldo que Maria vai iniciar o próximo ano: 2.000 milhas ou 2 trechos qualificáveis

No início do próximo ano, Maria já vai estar na categoria Diamante e ainda terá milhas ou trechos qualificáveis excedentes que ajudarãoa manter sua categoria.

31/12 - Contagem das milhas da Ana para avaliar o status da sua categoria

Exemplo de upgrade de categoria: Ana acumulou 12.000 milhas qualificáveis ou 12 trechos qualificáveis, de janeiro a dezembro, e atingiu a meta para se manter na categoria Prata.

Milhas ou trechos qualificáveis conquistados: 12.000 milhas ou 12 trechos

Milhas ou trechos qualificáveis para se manter na categoria Prata: 10.000 milhas ou 10 trechos

Saldo que Ana vai iniciar o próximo ano: 2.000 milhas ou 2 trechos qualificáveis

No próximo ano, Ana vai começar na categoria Prata e terá milhas ou trechos qualificáveis excedentes que ajudarão a se manter ou subir de categoria.

31/12 - Contagem das milhas do Paulo para avaliar o status da sua categoria

Exemplo de downgrade de categoria: Paulo acumulou 28.000 milhas qualificáveis ou 28 trechos qualificáveis, de janeiro a dezembro, e não atingiu a quantidade necessária para se manter na categoria Diamante.

Milhas ou trechos qualificáveis conquistados: 28.000 milhas ou 28 trechos

Milhas ou trechos qualificáveis para se manter na categoria Ouro: 18.000 milhas ou 18 trechos

Saldo que Paulo vai iniciar o próximo ano: 10.000 milhas ou 10 trechos qualificáveis

A partir de 1/4 do próximo ano, Paulo vai entrar na categoria Ouro e terá milhas ou trechos qualificáveis excedentes que ajudarão a se manter ou subir de categoria.

Ficou com alguma dúvida?

Veja a lista de perguntas e respostas que preparamos para ajudar você.

O que tenho que fazer para atingir cada categoria?

  • Smiles: para tornar-se um cliente Smiles, basta se cadastrar no site www.smiles.com.br e começar a acumular milhas em cada viagem.
  • Prata: para tornar-se um Cliente Prata, você deverá acumular 10.000 milhas qualificáveis ou voar por 10 trechos GOL diretos ou com conexão (onde há troca de avião), voos domésticos e internacionais operados pela GOL ou de parceiras aéreas internacionais de 1º de janeiro a 31 de dezembro de cada ano.
  • Ouro: para tornar-se um Cliente Ouro, você deverá acumular 18.000 milhas qualificáveis ou voar por 18 trechos GOL diretos ou com conexão (onde há troca de avião), voos domésticos e internacionais operados pela GOL ou de parceiras aéreas internacionais de 1º de janeiro a 31 de dezembro de cada ano.
  • Diamante: para tornar-se um Cliente Diamante, você deverá acumular 30.000 milhas qualificáveis ou voar por 30 trechos GOL diretos ou com conexão (onde há troca de avião), voos domésticos e internacionais operados pela GOL ou de parceiras aéreas internacionais de 1º de janeiro a 31 de dezembro de cada ano.

Quando as mudanças de categoria acontecem?

Assim que você acumula a quantidade mínima de milhas qualificáveis ou trechos qualificáveis para conquistar a sua próxima categoria (o que você acumular primeiro), você automaticamente irá para a próxima categoria e começará a desfrutar de benefícios exclusivos.

Avaliações de requalificação (downgrades e manutenção de categoria) acontecem todos os anos, no dia 31 de março, considerando o saldo de acúmulo do cliente do ano civil anterior (1/1 a 31/12).

Por quanto tempo permaneço na minha categoria?

As categorias valem sempre pelo ano vigente da conquista do upgrade + 15 meses, até a data da requalificação (31 de março). Agora, se você se mantiver na categoria atual ou sofrer um downgrade para uma categoria inferior, a validade será de 12 meses.

Exemplo 1: Se você é cliente da categoria Ouro e recebeu um upgrade de forma automática para categoria Diamante em Maio deste ano, a validade da sua nova categoria deverá ser o ano atual + 15 meses.

Exemplo 2: Cliente da categoria Prata atingiu 10 trechos qualificáveis, suficiente para se manter na categoria. No momento da requalificação, que acontece em 31/3, terá a validade renovada por mais 12 meses.

Quero mudar para a próxima categoria. Quais tipos de trechos valem para o upgrade de categoria?

Todos os trechos (origem e destino final) da sua viagem, excluindo conexões, em voos com a GOL e outras companhias aéreas parceiras elegíveis ao acúmulo de milhas para manter ou mudar a sua categoria.

Os voos com origem e destino final operados pela GOL e emitidos com milhas Smiles também contam como trechos qualificáveis que te ajudam a manter ou subir de categoria. Além disso, em voos operados por outras companhias aéreas parceiras e emitidos com milhas Smiles, que possuem conexões com a GOL, o trecho GOL também será considerado como qualificável para upgrade ou manutenção de categoria.

Como é feita a contagem:

Quero mudar para a próxima categoria. Quais tipos de trechos valem para o upgrade de categoria?

Todas as milhas utilizadas para mudança ou manutenção da sua categoria. Você pode acumular milhas qualificáveis com:

  • Voos da GOL e de outras companhias aéreas parceiras elegíveis.
  • Milhas acumuladas com planos do Clube Smiles.
  • Milhas acumuladas com o cartão de crédito Gol Smiles.

Como é feita a contagem?
1 milha aérea=1 milha qualificável.
10 milhas de planos Clube Smiles=1 milha qualificável.
10 milhas acumuladas com compras no cartão de crédito Gol Smiles=1 milha qualificável.

Importante: as milhas bônus acumuladas em transações não geram milhas qualificáveis.

O que acontece se as milhas qualificáveis são exatamente o mínimo para manter a categoria?

Se, de janeiro a dezembro do ano vigente, você acumular exatamente a quantidade mínima para se manter em sua categoria, no dia 31/12, a contagem de milhas qualificáveis / trechos qualificáveis será realizada e você iniciará o ano com o saldo zerado. Em 31/03, quando ocorrer a requalificação, você permanecerá na mesma categoria por mais 12 meses. Exemplo:
Cliente Prata com 10.000 milhas qualificáveis ou 10 trechos qualificáveis de janeiro a dezembro.
Cliente Ouro com 18.000 milhas qualificáveis ou 18 trechos qualificáveis de janeiro a dezembro.
Cliente Diamante com 30.000 milhas qualificáveis ou 30 trechos qualificáveis de janeiro a dezembro.

Esses clientes se manterão em suas categorias e iniciarão o ano seguinte com saldo zero de trechos ou milhas qualificáveis. O saldo total de milhas resgatáveis não é alterado.

O que acontece se tenho menos milhas qualificáveis ou trechos do que o necessário para o upgrade ou manutenção de categoria?

Se, na requalificação de categorias, em 31 de março, você não tiver contabilizado o mínimo necessário de milhas qualificáveis ou trechos qualificáveis para permanecer em sua categoria (entre janeiro e dezembro do ano anterior), existem 2 possibilidades:

  • Se a data de vencimento da sua categoria não vencer nesse ano, você permanece com sua categoria atual e tem o período de janeiro a dezembro do ano vigente para acumular o suficiente para se manter mais um ano na categoria.
  • Se a data de vencimento da sua categoria vencer nesse ano, você irá para a categoria imediatamente inferior. Caso tenha dúvida, confira os exemplos da tabela na página acima.

O que acontece se tenho mais milhas qualificáveis ou trechos do que o necessário para o upgrade?

Ao atingir a quantidade de milhas qualificáveis ou trechos qualificáveis necessários para subir de categoria, você imediatamente subirá para uma nova categoria e começará a desfrutar de novos benefícios. Só na Smiles o saldo de milhas qualificáveis e trechos qualificáveis excedentes à quantidade necessária para manter ou subir de categoria permanece válido para a contagem do próximo ano.