A Smiles coleta cookies para entregar o melhor funcionamento e segurança do nosso site. Com base neles, oferecemos também uma melhor experiência para você.
Entenda as regras e conheça dicas para manter ou conquistar sua categoria.
As Categorias Smiles proporcionam experiências cada vez mais completas e com muitos benefícios em suas viagens. Ao se cadastrar no programa, sua categoria inicial é a Smiles e você já pode acumular milhas resgatáveis e qualificáveis, assim como trechos qualificáveis. Aqui você fica por dentro de tudo o que precisa saber para conquistar as próximas categorias e tira suas dúvidas, caso tenha.

Entenda a diferença entre milhas qualificáveis e milhas resgatáveis
Milhas Qualificáveis
São as milhas utilizadas para mudança ou manutenção da sua categoria.
Você pode acumular milhas qualificáveis com:
-
Voos da GOL e de outras companhias aéreas parceiras elegíveis;
-
Milhas acumuladas com planos do Clube Smiles;
-
Milhas acumuladas com o Cartão de Crédito Gol Smiles.
Importante: as milhas bônus acumuladas em transações, não geram milhas qualificáveis.
Como é feita a contagem?
-
1 milha aérea=1 milha qualificável;
-
10 milhas de planos Clube Smiles=1 milha qualificável;
-
10 milhas acumuladas com compras no Cartão de Crédito Gol Smiles=1 milha qualificável.
Milhas Resgatáveis
São as milhas utilizadas para o resgate de passagens aéreas, reservas de hotéis, resgate de produtos no Shopping Smiles, entre outros serviços na Smiles.

Entenda o que são trechos qualificáveis
São os trechos (origem e destino final) da sua viagem, excluindo conexões, em voos com a GOL e outras companhias aéreas parceiras elegíveis ao acúmulo de milhas para manter ou mudar a sua categoria.
Os voos com origem e destino final operados pela GOL e emitidos com milhas Smiles, também contam como trechos qualificáveis que te ajudam a manter ou subir de categoria. Além disso, em voos operados por outras companhias aéreas parceiras e emitidos com milhas Smiles, que possuem conexões com a GOL, o trecho GOL também será considerado como qualificável para upgrade ou manutenção de categoria.
Como é feita a contagem?


Saiba mais sobre o acúmulo de milhas resgatáveis, qualificáveis e trechos qualificáveis
Confira alguns exemplos abaixo com valores ilustrativos e entenda como são contabilizados*.
-
-
Milhas resgatáveis que acumulou 1.000
-
Milhas qualificáveis que acumulou 1.000
-
Trechos qualificáveis contabilizados 1
-
Ana comprou passagem no canal GOL ou nos canais de nossas cias aéreas parceiras elegíveis ao acúmulo (bilhetes adquiridos em dinheiro)
-
Entenda: trechos qualificáveis são os trechos (origem e destino final) da sua viagem, excluindo conexões.
-
-
Milhas resgatáveis que acumulou 0
-
Milhas qualificáveis que acumulou 0
-
Trechos qualificáveis contabilizados 1
-
Paulo resgatou uma passagem GOL na Smiles
-
Entenda: voos emitidos com milhas na Smiles também contam como trechos que te ajudam a manter ou subir de categoria.
-
-
Milhas resgatáveis que acumulou 10.000
-
Milhas qualificáveis que acumulou 1.000
-
Trechos qualificáveis contabilizados 0
-
Maria acumulou milhas por ser assinante Clube Smiles Plano 10.000 e/ou ter o Cartão de Crédito Gol Smiles
-
Entenda: a cada 10 milhas resgatáveis acumuladas com o Clube Smiles ou Cartão de Crédito Gol Smiles, você ganha 1 milha qualificável.
Relembre quantas milhas qualificáveis e trechos qualificáveis você precisa para manter ou subir de categoria*
*Acúmulo de janeiro a dezembro do ano vigente.

Categoria Smiles
Para fazer parte, basta se cadastrar na Smiles

Categoria Prata
10.000 milhas qualificáveis ou 10 trechos qualificáveis

Categoria Ouro
18.000 milhas qualificáveis ou 18 trechos qualificáveis

Categoria Diamante
30.000 milhas qualificáveis ou 30 trechos qualificáveis
Passo a passo: mudança de categoria
Entenda o que acontece em cada momento do ano para manter-se ou atingir uma nova categoria


1. Milhas qualificáveis e trechos qualificáveis
Suas milhas qualificáveis e os trechos qualificáveis são computados de janeiro a dezembro do ano vigente.

2. Upgrade de categoria
O upgrade de categoria ocorre no momento em que você atinge a quantidade de milhas qualificáveis e/ou trechos qualificáveis necessários, o que vier primeiro, para a mudança de categoria. Isso pode ocorrer a qualquer período do ano. Assim que você atingir o piso necessário para uma nova categoria, já começará a desfrutar de novos benefícios.

3. Data de contagem
Todos os anos, no dia 31/12, fazemos a contagem das suas milhas qualificáveis e/ou trechos qualificáveis para avaliar se você se manterá na categoria atual ou não no próximo ano. Independente disto, caso não atinja a quantidade necessária para manter sua categoria atual, ela será mantida por mais 3 meses, até o dia 31/03. Só então, atualizaremos a sua categoria de acordo com o saldo apurado em 31/12 do ano anterior.

4. Milhas e trechos excedentes
Caso você tenha acumulado milhas ou trechos qualificáveis acima do necessário para se manter na sua categoria, esse saldo excedente será enviado para o ano seguinte para lhe ajudar na contagem do próximo ano. Caso você não tenha atingido a quantidade necessária para se manter na sua categoria, serão descontadas as milhas qualificáveis ou trechos correspondentes à categoria inferior. Lembrando que a mudança efetiva de categoria só ocorrerá em 01/04 de cada ano.
Veja alguns exemplos:
-
-
31/12 Contagem das milhas de Maria para avaliar o status de sua categoria
-
-
Upgrade de categoria Maria acumulou 32.000 milhas qualificáveis ou 32 trechos qualificáveis de janeiro a outubro e subiu automaticamente para a Categoria Diamante
-
32.000 milhas qualificáveis ou 32 trechos qualificáveis
-
30.000 milhas qualificáveis ou 30 trechos qualificáveis (quantidade necessária para se manter na Categoria Diamante)
-
2.000 milhas qualificáveis ou 2 trechos qualificáveis (saldo com o qual Maria irá iniciar o próximo ano)
-
Maria já estará na Categoria Diamante no início do ano seguinte e terá milhas qualificáveis ou trechos qualificáveis excedentes que ajudam a manter sua categoria
-
-
31/12 Contagem das milhas de Maria para avaliar o status de sua categoria
-
-
Manutenção de categoria Ana acumulou 12.000 milhas qualificáveis ou 12 trechos qualificáveis de janeiro a dezembro e atingiu a quantidade necessária para se manter na Categoria Prata
-
12.000 milhas qualificáveis ou 12 trechos qualificáveis
-
10.000 milhas qualificáveis ou 10 trechos qualificáveis (quantidade necessária para se manter na Categoria Prata)
-
2.000 milhas qualificáveis ou 2 trechos qualificáveis (saldo com o qual Ana irá iniciar o próximo ano)
-
Ana começará o ano na Categoria Prata e terá milhas qualificáveis ou trechos qualificáveis excedentes que ajudam a manter ou subir de categoria
-
-
31/12 Contagem das milhas de Paulo para avaliar o status de sua categoria
-
-
Downgrade de categoria Paulo acumulou 28.000 milhas qualificáveis ou 28 trechos qualificáveis de janeiro a dezembro e não atingiu a quantidade necessária para se manter na Categoria Diamante
-
28.000 milhas qualificáveis ou 28 trechos qualificáveis
-
18.000 milhas qualificáveis ou 18 trechos qualificáveis (quantidade necessária para se manter na Categoria Prata)
-
10.000 milhas qualificáveis ou 10 trechos qualificáveis (saldo com o qual Paulo irá iniciar o próximo ano)
-
Paulo entrará na Categoria Ouro a partir de 01/04 do ano seguinte e terá milhas qualificáveis ou trechos qualificáveis excedentes que ajudam a manter ou subir de categoria
Ainda tem dúvidas?
Confira perguntas e respostas que podem te ajudar.
-
• Smiles: para tornar-se um cliente Smiles, basta se cadastrar no site www.smiles.com.br e começar a acumular milhas em cada viagem.
• Prata: para tornar-se um Cliente Prata, você deverá acumular 10.000 milhas qualificáveis ou voar por 10 trechos GOL diretos ou com conexão (onde há troca de avião), voos domésticos e internacionais operados pela GOL ou de parceiras aéreas internacionais, de 1º de janeiro a 31 de dezembro de cada ano.
• Ouro: para tornar-se um Cliente Ouro, você deverá acumular 18.000 milhas qualificáveis ou voar por 18 trechos GOL diretos ou com conexão (onde há troca de avião), voos domésticos e internacionais operados pela GOL ou de parceiras aéreas internacionais, de 1º de janeiro a 31 de dezembro de cada ano.
• Diamante: para tornar-se um Cliente Diamante, você deverá acumular 30.000 milhas qualificáveis ou voar por 30 trechos GOL diretos ou com conexão (onde há troca de avião), voos domésticos e internacionais operados pela GOL ou de parceiras aéreas internacionais, de 1º de janeiro a 31 de dezembro de cada ano.
-
Assim que você acumula a quantidade mínima de milhas qualificáveis ou trechos qualificáveis para conquistar a sua próxima categoria (o que você acumular primeiro) , você automaticamente irá para a próxima categoria e começará a desfrutar de benefícios exclusivos.
Avaliações de requalificação (downgrades e manutenção de categoria) acontecem todos os anos, no dia 31 de março, considerando o saldo de acúmulo do cliente do ano civil anterior (01/01 a 31/12).
-
As categorias valem sempre pelo ano vigente da conquista do upgrade + 15 meses, até a data da requalificação (31 de março). Agora se você se mantiver na categoria atual ou sofrer um downgrade para uma categoria inferior a validade será de 12 meses.
Exemplo 1: Se você é Cliente da categoria Ouro e recebeu um upgrade de forma automática para categoria Diamante em Maio deste ano, a validade da sua nova categoria deverá ser o ano atual + 15 meses.
Exemplo 2: Cliente da categoria Prata atingiu 10 trechos qualificáveis, suficiente para se manter na categoria. No momento da requalificação, que acontece em 31/03, terá a validade renovada por mais 12 meses.
-
Todos os trechos (origem e destino final) da sua viagem, excluindo conexões, em voos com a GOL e outras companhias aéreas parceiras elegíveis ao acúmulo de milhas para manter ou mudar a sua categoria.
Os voos com origem e destino final operados pela GOL e emitidos com milhas Smiles, também contam como trechos qualificáveis que te ajudam a manter ou subir de categoria. Além disso, em voos operados por outras companhias aéreas parceiras e emitidos com milhas Smiles, que possuem conexões com a GOL, o trecho GOL também será considerado como qualificável para upgrade ou manutenção de categoria.
Como é feita a contagem:
-
Todas as milhas utilizadas para mudança ou manutenção da sua categoria.
Você pode acumular milhas qualificáveis com:
• Voos da GOL e de outras companhias aéreas parceiras elegíveis.
• Milhas acumuladas com planos do Clube Smiles.
• Milhas acumuladas com o Cartão de Crédito Gol Smiles.Como é feita a contagem?
1 milha aérea=1 milha qualificável.
10 milhas de planos Clube Smiles=1 milha qualificável.
10 milhas acumuladas com compras no Cartão de Crédito Gol Smiles=1 milha qualificável.Importante: as milhas bônus acumuladas em transações, não geram milhas qualificáveis.
-
Se de janeiro a dezembro do ano vigente, você acumular exatamente a quantidade mínima para se manter em sua categoria, no dia 31/12 a contagem de milhas qualificáveis / trechos qualificáveis será realizada e você iniciará o ano com o saldo zerado. Em 31/03, quando ocorrer a requalificação, você permanecerá na mesma categoria por mais 12 meses. será realizada e você iniciará o ano com o saldo zerado. Em 31/03, quando ocorrer a requalificação, você permanecerá na mesma categoria por mais 12 meses.
Exemplo:
Cliente Prata com 10.000 milhas qualificáveis ou 10 trechos qualificáveis de janeiro a dezembro.
Cliente Ouro com 18.000 milhas qualificáveis ou 18 trechos qualificáveis de janeiro a dezembro.
Cliente Diamante com 30.000 milhas qualificáveis ou 30 trechos qualificáveis de janeiro a dezembro.Esses clientes se manterão em suas categorias e iniciarão o ano seguinte com saldo zero de trechos ou milhas qualificáveis. O saldo total de milhas resgatáveis não é alterado.
-
Se na requalificação de categorias, em 31 de março, você não tiver contabilizado o mínimo necessário de milhas qualificáveis ou trechos qualificáveis para permanecer em sua categoria (entre janeiro e dezembro do ano anterior), existem 2 possibilidades:
• Se a data de vencimento da sua categoria não vencer neste ano você permanece com sua categoria atual e tem o período de janeiro a dezembro do ano vigente para acumular o suficiente para se manter mais um ano na categoria.
• Se a data de vencimento da sua categoria vencer neste ano você irá para a categoria imediatamente inferior. Caso tenha dúvida, confira os exemplos da tabela na página acima. -
Ao atingir a quantidade de milhas qualificáveis ou trechos qualificáveis necessários para subir de categoria você imediatamente subirá para uma nova categoria e começará a desfrutar de novos benefícios.
Só na Smiles, o saldo de milhas qualificáveis e trechos qualificáveis excedentes à quantidade necessária para manter ou subir de categoria, permanece válido para a contagem do próximo ano.