Diversão Para Toda a Família

Cancún fica na Península de Yucatan, no sul do México. Há 40 anos, não havia infraestrutura turística no local. O governo criou linhas de incentivo e dezenas de grandes hotéis foram implantados aí.

Cidade de Cancún

A faixa hoteleira fica entre a lagoa Nichupté e o Oceano Atlântico, onde a Av. Kukulcan foi implantada. São 23 km de grandes hotéis em frente a uma praia de areia fina e branca e águas de um azul incrível, improvável, que atrai turistas do mundo inteiro. No final da Av. Kukulcan fica o centro de entretenimento, com bares famosos como o Coco Bongo e Señor Frog’s.

Possui excelentes opções de restaurantes. O Benazuza fica no Hotel Grand Oasis Sens. Possibilita uma culinária “fusion”, moderna, com fortes experimentos. A noite começa com uma degustação e apresentação de drinks sólidos. É curioso provar uma marguerita em forma de geleia sobre uma banda de limão.

O Lorenzillo’s é um dos mais tradicionais. Especialista em frutos do mar, sobretudo em lagostas, que podem ser escolhidas vivas e preparadas na hora.

Ao sul de Cancún fica a Riviera Maia, onde ficam a maioria dos parques, que possibilitam diversão para todas as idades. Os mais famosos são Xcaret, Xel-Ha e Xplor. Esse último se caracteriza pelas atividades de aventura. Famoso pelas múltiplas tirolesas que tem, são 14 ao todo, com os mais diversos níveis de dificuldade e emoções.

Aquário Natural Cancún

Xel-Ha é um grande aquário natural. Excelente para a prática de snorkel, nos corais rasos do parque.

Xcaret foi criado num antigo sítio arqueológico Maia. Lojas, restaurantes, bares, lanchonetes estão por todos os lados. Uma das principais atrações é o banho no rio subterrâneo que em alguns momentos aparece na superfície.

A 200 quilômetros dali fica cidade Maia de Chichen Itzá, uma das atrações mais desejadas. Recebe cerca de 1,5 milhões de visitantes por ano que vão em busca da grande pirâmide, escolhida recentemente como uma das Novas Sete Maravilhas do Mundo Moderno.

Praia em Cancún

No caminho de Chichen Itzá fica o cenote de Ik Kil. Os cenotes se originam a partir de grande concentração de águas subterrâneas, que em alguns trechos aparecem na superfície, formando piscinas naturais de água pura e cristalina. Existem mais de 7 mil cenotes na região. O Cenote de Ik Kil é o mais famoso de Yucatan. É um enorme buraco com 60 metros de diâmetro e 40 de profundidade.

Tulum fica a 140 quilômetros de Cancún. No alto da colina em frente ao mar, aparece o templo principal e isso faz de Tulum a mais fotogênica das cidades Maias. Daí se tem uma das vistas mais famosas do Caribe.

Na Riviera Maia, a 70 km de Cancún e mais próximo dos parques, fica Playa del Carmen. A Quinta Avenida é onde tudo acontece. Uma rua de pedestres com comércio ativo, pousadas, lanchonetes, restaurantes, galerias de arte e lojas de artesanato.

É daí que saem os ferry-boats para a ilha de Cozumel onde existem excelentes opções de mergulho com snorkel ou com garrafa.

Fotos: Joaquim Nery

Quando ir?

Cancún tem calor o ano inteiro, mas vale lembrar que a temporada alta da cidade é entre dezembro e fevereiro. Além disso, o Spring Break acontece em março e abril. Se por um lado esses meses não são recomendáveis para quem quer relaxar, são perfeitos para quem quer festa.

Como chegar?

Ícone

Voos

O Aeroporto Internacional de Cancún, um dos maiores da América Latina, recebe uma multidão de visitantes todas as semanas. A saída do aeroporto é confusa. O ideal é contratar um táxi ainda na área interna e evitar o assédio do lado de fora. Existem ônibus que fazem a ligação com a zona hoteleira. Saiba mais sobre os voos.

Ícone

Certificados e Passaporte

Os brasileiro não precisam de visto nem de certificado de vacinas para entrar no México. O passaporte deve estar válido até a data do retorno. Na checagem da imigração, às vezes é necessário apresentar passagem de volta, comprovante de recursos financeiros e seguro de saúde.

Ícone

Transporte

Muitos turistas visitam a cidade a partir dos cruzeiros marítimos que navegam pelo Caribe, com paradas em Cancún e na ilha de Cozumel. A maioria das atrações está fora da cidade, na Riviera Maia. O ideal é alugar um carro e seguir em frente. Para quem vai alugar carro em Cancún, basta a carteira de motorista do Brasil, dentro do prazo de validade. Cuidados com os pertences pessoais é sempre necessário nos locais de concentração de turistas.

Dicas

  • Yucatan possui um clima tropical com sol o ano inteiro e é um destino de sol e mar, portanto não existe restrições para viajar em qualquer época do ano. Entre março e abril acontece um recesso escolar nos Estados Unidos e os jovem americanos invadem a cidade fazendo uma farra gigantesca, é o “spring break”. Quem quer sossego deve evitar esse período.
  • A temporada dos furacões no Caribe acontece de junho a novembro. Isso nunca foi impedimento para visitas a Cancún. Conviver com um furacão é uma coincidência que não se pode evitar.

A faixa hoteleira fica entre a lagoa Nichupté e o Oceano Atlântico, onde a Av. Kukulcan foi implantada. São 23 km de grandes hotéis em frente a uma praia de areia fina e branca e águas de um azul incrível, improvável, que atrai turistas do mundo inteiro.

Ícone

Hotéis em Cancún

Reserve seu Hotel
Mapa

Lugares para visitar

Outros destinos

Miami
Orlando
Fortaleza
Recife

Compartilhe essa página com os amigos: