COMUNICADO RELATIVO AOS SEUS DADOS PESSOAIS

Gostaríamos de informar que identificamos acesso não autorizado a um sistema terceirizado utilizado pela Smiles. As evidências identificadas até este momento indicam que o acesso indevido estaria limitado a menos de 0,04% da base dos nossos clientes Smiles. Não foram identificados comprometimentos das senhas dos titulares, tampouco acesso a dados bancários e cartão de crédito, assim como não houve a divulgação na internet. As milhas estão seguras e sem alterações indevidas. A investigação continua em curso.

Perguntas frequentes

O que aconteceu?

No dia 12.11.2025, identificamos acesso não autorizado a um sistema terceirizado utilizado pela Smiles. Tomamos medidas imediatas para conter e investigar o incidente.

Como saberei se minhas informações foram comprometidas?

Enviamos um e-mail a todos aqueles clientes que foram impactados, informando sobre os tipos de dados pessoais que foram afetados por este incidente, e que estão limitados a dados de identificação, dados de contato e cópias de documentos de identidade.

Esclarecemos que não foram identificados comprometimentos de senhas, dados de cartão de crédito ou informações de reserva, tampouco acessos indevidos à conta. Suas milhas estão seguras e sem alterações indevidas.

Como nosso cadastro utiliza endereços de e-mail exclusivos, clientes com mais de um e-mail registrado na Smiles podem receber notificações separadas para cada endereço afetado.

Houve reporte deste incidente às autoridades competentes?

Sim. A investigação técnico-forense foi iniciada de imediato por especialistas independentes e reportamos o fato, de forma proativa e transparente, à Agência Nacional de Proteção de Dados (ANPD).

Como posso saber se os e-mails que recebo da Smiles são legítimos?

Os e-mails da Smiles terão sempre um domínio que termina em Smiles.com.br ou Smiles.com.ar (para clientes da Smiles Argentina). Por exemplo, atualmente os e-mails utilizados para comunicação com os clientes são: transacional@comunicado.smiles.com.br, smiles@relacionamento.smiles.com.br, smiles@promociones.smiles.com.ar, smiles@ventas.smiles.com.ar e atendimento.smiles@smiles.com.br

Quais medidas são adotadas para proteger os sistemas da Smiles?

Esclarecemos que adotamos diversas medidas para proteger suas informações. Mantemos controles técnicos e organizacionais alinhados às melhores práticas do setor, em evolução contínua. Protocolos de segurança e controles internos, focados na proteção de ativos informacionais, de dados pessoais e de dispositivos e sistemas de tecnologia da informação, estão devidamente estabelecidos.

Devo fazer algo se os meus dados pessoais foram comprometidos?

Os riscos relacionados a este incidente envolvem a possibilidade de terceiros utilizarem dados pessoais obtidos para diferentes finalidades. Recomendamos que os clientes mantenham atenção a contatos que aleguem ser da Smiles e adotem as seguintes medidas preventivas:

Nunca compartilhe suas senhas nem forneça informações pessoais ou financeiras em resposta a solicitações não verificadas.

Esteja atento a e-mails, mensagens de texto ou ligações telefônicas, especialmente quando o remetente ou interlocutor afirmar representar a Smiles. Sempre confirme a identidade por meio dos canais oficiais.

Ative a autenticação em duas etapas (2FA) sempre que possível, utilizando aplicativos de autenticação para contas de e-mail e outros serviços online. Essa prática adiciona uma camada extra de segurança.