• Roteiro exótico: Jalapão, o deserto das águas.

     
    Jalapão

AVENTURE-SE COM A GOL PELOS ENCANTOS DO JALAPÃO, A PARTIR DE 12.100 MILHAS.

Localizado no estado do Tocantins, Jalapão é um dos principais destinos de ecoturismo e um dos cenários mais exuberantes do Brasil: cachoeiras cristalinas, piscinas naturais verdes-esmeralda, chapadões e dunas alaranjadas de até 40m de altura. Um verdadeiro deserto das águas, como sugere o apelido dado à região.

Mais do que isso é avistar animais como emas, araras-azuis, lobos-guará e, com muita sorte, até onças. A região é ideal para quem quer descansar ou praticar esportes como: rafting, canoagem, rapel e trilhas a pé e de bicicleta, pelo exuberante cenário.

Confira ofertas de passagens rumo à capital do Tocantins:


De: Brasília (BSB)

para: Palmas (PMW)

Clube Smiles ou Diamante

A partir de:

12.100

milhas o trecho + taxas*

Cliente Smiles

Por a partir de:

13.000

milhas o trecho + taxas*


De: São Paulo (GRU)

para: Palmas (PMW)

Clube Smiles ou Diamante

A partir de:

16.700

milhas o trecho + taxas*

Cliente Smiles

Por a partir de:

17.500

milhas o trecho + taxas*

Voos: *os valores estão sem a taxa de embarque e eventuais taxas aplicáveis de acordo com a tarifa escolhida e podem variar de acordo com a companhia aérea, disponibilidade de assentos nas aeronaves, datas e cidades de origem.

Conheça alguns dos principais atrativos da região do Jalapão:

Ponte Alta do Tocantins

É aqui que está localizado um dos atrativos mais interessantes do Jalapão, o Cânion Sussuapara, uma fenda de 12m de altura aberta pelas águas límpidas e cristalinas. Também é uma boa pedida apreciar o pôr do sol na Pedra Furada, um gigantesco conjunto de blocos areníticos esculpidos pelos ventos há milhões de anos. A vista é fenomenal.

Mateiros

Referência na produção do artesanato em capim dourado, Mateiros se destaca pelos passeios e cenários de cinema como: as inigualáveis Dunas em tons dourados e alaranjados, o Mirante da Serra do Espírito Santo, os fervedouros (poços cristalinos de onde a água brota com tanta pressão que impede que você afunde), a Prainha do Rio Novo rodeada pela mata virgem e as majestosas cachoeiras do Formiga e da Velha.

Fervedouros

São poços cristalinos de onde a água brota com tanta pressão que impede os banhistas de afundarem. Programa único do Jalapão, destacando um dos mais famosos, o Fervedouro do Ceiça, em Mateiros, com capacidade máxima de 10 visitantes por vez e permanência total de 20min. Já o Fervedouro Bela Vista, em São Félix do Tocantins, é o maior e um dos mais bonitos da região, com águas incrivelmente azuis. E tem uma boa infraestrutura, com restaurantes e área para camping.

Novo Acordo

As águas cristalinas do Rio Sono também passam por Novo acordo, cidade localizada a 116 km de Palmas. Aqui, os visitantes se encantam com as belezas da Praia do Borges e do Morro do Gorgulho, um conjunto de formações rochosas avermelhadas, cujo formato é resultado da ação do vento e das águas ao longo de milhares de anos.

Informações importantes:

Região: Jalapão, mosaico de áreas de conservação, incluindo um parque estadual.
Áreas de conservação: APA Estadual do Jalapão, Parque Estadual do Jalapão,
Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba, APA Serra da Tabatinga, Estação Ecológica Serra Geral do Tocantins.
Localização: leste do estado do Tocantins, fazendo fronteira com Bahia, Piauí e Maranhão.
Cidades base para visitar os atrativos: Mateiros, Novo Acordo, Ponte Alta do Tocantins e São Félix do Tocantins
Área: 34 mil km² (maior que os estados de Sergipe e Alagoas).
Clima: possui temperatura média de 30 graus Celsius.
O que levar: repelente, boné, óculos de sol, roupas leves, tênis e câmera à prova d'água.

Descubra o Jalapão em fotos: