Banner Cidades da Itália

Guia de Cidades para Viajar pela Itália

airplane

LUGARES IMPERDÍVEIS PELA ITÁLIA

A Itália é um país europeu com uma longa costa mediterrânea e encanta a todos. O destino está na lista de muitos e não é para menos. A gastronomia de lá é deliciosa, as paisagens de Toscana são lindas, as pinturas e as igrejas belíssimas. Todo mundo precisa conhecer o território italiano! Separamos sete lugares imperdíveis para você explorar e se apaixonar pela história e cultura italiana.

Costa Amalfitana

Destino popular de férias, a Costa Amalfitana, ao sul de Nápoles, é um trecho de 50 km do litoral sul da Península Sorrentina na região italiana da Campânia. Com seus penhascos, praias, vilas de pescadores, mansões, vinhedos plantados em terraços e pomares de limoeiros, se destacam e atraem famosos, milionários e apreciadores de um encantador litoral.

Por lá o que mais chama atenção são seus pontos mais famosos como a Catedral do século IX, a caverna Grotta dello Smeraldo e a sede de festival de música Ravello. Além disso, os passeios de barco são famosos por proporcionar uma belíssima vista da Costa. Não deixe de visitar as ruínas de Pompéia e de apreciar uma obra de Oscar Niemeyer que está em Ravello, localizada acima de uma colina em uma sala de 400 lugares que recebe concertos e outros eventos artísticos. As paradas obrigatórias são a Cidade de Amalfi, a aldeia histórica Maiori, Cetara, o Templo do Vale e a vila de Palinuro.

Para conhecer a Costa Amalfitana os melhores meses são junho e setembro. Nessa época a temperatura é boa para aproveitar as praias sem um calor excessivo. Para quem quer evitar a superlotação de turistas vá ao destino entre março e junho, durante a primavera europeia.

Capri

Se você está pelo território italiano e procura por uma boa gastronomia, paisagens deslumbrantes e cultura vá a Capri, localizada no sul da Itália, é um dos destinos mais badalados do verão europeu. A ilha irá te surpreender.

Um dos passeios mais legais de Capri é o que você precisa pegar um teleférico que irá te levar ao topo do Monte Solaro e parte da praça Vittoria de Anacapri. É tudo muito lindo lá de cima. Na volta não deixe de conferir a área de Cetrella, a Igreja de Santa Maria de Cetrella e o Castelo Barbarossa, que ficam no meio do caminho.

O ponto mais famoso da ilha é a Gruta Azul, que possui águas cristalinas e é um lugar espetacular. Conheça também o jardim Giardini Augusto, uma área arborizada e um excelente lugar para registrar lindas fotografias.

Para quem gosta de movimento e agitação, vá para a Piazza Umberto I, conhecida como Piazetta. É lá onde as coisas acontecem, principalmente durante a noite. Na Primavera e no Verão Capri é bastante procurada e em julho e agosto os lugares ficam cheios, por isso programe-se com antecedência para conseguir as melhores opções de hospedagem e transporte.

Cinque Terre

Um conjunto de vilas centenárias à beira do mar na costa da Riviera Italiana. Assim é conhecida Cinque Terre, patrimônio da Unesco. Por lá você irá encontrar muitas casas coloridas, vinhedos, portos, penhascos e vilas que proporcionam incríveis panorâmicas para o mar.

O lugar possui belíssimas praias com águas cristalinas. Não deixe de passar por todas elas: Vernazza, Corniglia, Manarola, Monterosso e Riomaggiore, suas cinco terras. A melhor forma de conhecer esses lugares, com certeza, é de trem.

Monterosso está situado em um pequeno golfo natural na parte ocidental e é o mais povoado da Cinque Terre. Vernazza está ao norte e é habitada por marinheiros com antigas casas coloridas amontoadas em uma falésia. Corniglia está sobre um cabo de 100 metros de altura formado por rochas. Manarola possui um estilo colorido e animado e lá está o povo mais antigo da região. Para finalizar Riomaggiore possui um povoado tranquilo de pescadores com ruas coloridas e íngremes.

O clima por lá é super agradável e favorável, então é propício conhecer Cinque Terre até mesmo durante os períodos considerados mais frios.

Porto Venere não faz parte de Cinque Terre, mas vale a pena dar uma passadinha para apreciar a vila que possui uma bela vista e para quem curte uma pegada mais medieval vai amar o lugar. Quando estiver por lá passe para conhecer a Igreja de San Pietro e o Castello.

Firenze

Localizada no coração da Toscana, uma das cidades mais artísticas da Europa, considerada o berço do Renascimento, Florença é responsável (junto com Roma e Veneza) pelo status de “terra de sonhos” do país europeu. Cortada pelo rio Arno, possui uma população inferior a meio milhão de habitantes e estima-se que 40% do acervo artístico da Itália estejam nos museus e nas ruas de Florença.

Você não pode perder as principais atrações de Firenze: Duomo di Firenze, Torre de Giotto, Batistério, Piazza della Republica, Mercato Nuovo, Piazza Signoria, Palazzo Vecchio, Ponte Vecchio, Corredor Vasariano, Palazzo Pitti, Jardins Bobolli e a Piazzale Michelangelo.

Se você gosta de história e arte não deixe de conhecer a Galeria Uffizi, o Museu Bargello, a Galleria dell’Accademia, o Mercado de San Lorenzo, as ruelas do Centro, a Basílica de San Lorenzo, a Basílica de Santa Croce e a Piazzale Michelangelo.Caso você curta passeios noturnos saiba que Firenze é uma cidade muito agradável para passear à noite. Os restaurantes deixam as mesinhas na rua, ao ar livre, tornando uma ótima pedida para apreciar uma pizza e um vinho italiano.

Para quem gosta de apreciar a gastronomia local, não deixe de experimentar a Bistecca alla Fiorentina, especialidade de Florença.

De abril a junho é primavera por lá, as ruas ficam floridas e o calendário fica recheado de festivais. A partir de novembro o frio chega e os dias ficam mais curtos.

Milão

Uma das cidades mais antigas do mundo, Milão é conhecida como a capital da moda e uma das regiões mais cosmopolitas da Itália. É um importante centro comercial, financeiro e industrial de grande importância.

As atrações mais famosas e imperdíveis estão localizadas no Centro Histórico de Milão e por isso você consegue realizar esses passeios a pé. Comece pelo ponto mais famoso da cidade italiana: a Piazza del Duomo, a praça mais conhecida da comuna. Por lá fica a Catedral e a Galleria Vittorio Emanuele II. Não se esqueça do Castello Sforzesco. Para tornar sua visita a Milão ainda mais especial, reserve um dia para apreciar o pôr do sol no Parque Sempione. Encante-se com o espetáculo natural e aprecie a beleza do Arco da Paz, monumento esculpido em granito conhecido por ser dedicado à paz europeia.

Milão é rico em arte e cultura. Você não pode deixar de conferir a Igreja Santa Maria delle Grazie que guarda uma das obras mais valiosas da história: A Última Ceia, de Leonardo da Vinci. Para quem gosta de fazer compras vai se sentir no paraíso no Corso Buenos Aires. Lá você encontra mais de 300 lojas de grife e outlets.

Roma

Conhecida como a Cidade Eterna – expressão originada dos poetas escritores da Roma Antiga – por ser uma das cidades mais antigas ocupadas continuamente na Europa, Roma é sede do Vaticano e capital da Itália. A cidade possui obras de arte monumentais e ruínas antigas.

A parada obrigatória por lá é o símbolo de Roma: o Coliseu, uma das Maravilhas do Mundo, e você não pode deixar de conhecer. Ele começou a ser construído em 72 d.C para sediar combates entre gladiadores. A dica é comprar os ingressos para a visita com antecedência para evitar filas. De lá siga para as ruínas do Fórum Romano, que é ao lado e o ingresso do Coliseu dá acesso a essa atração também. O Fórum Romano é o centro da vida cívica e econômica da Roma Republicana.

Outro ponto turístico italiano famoso é a Fontana de Trevi, fonte mundialmente conhecida e fachada de um prédio enfeitado com estátuas. A tradição por lá é jogar uma moeda na fonte e isso garante a você o retorno à cidade.

Para encontrar as relíquias e obras de arte conheça os Museus do Vaticano, visite a Capela Sistina e as Salas de Rafael.

Roma possui as estações do ano bem definidas. Então se prepare para um Verão com temperatura na faixa dos 30°C, ótima época para aproveitar a capital, experimentar os famosos gelatos e visitar diversas atrações ao ar livre.

Taormina

Localizada sobre uma costa alta, em frente ao mar, Taormina é uma das cidades da Sicília, uma das ilhas italianas no mediterrâneo, com pouco mais de 10 mil habitantes e com a maior quantidade de visitantes, tendo uma ótima infraestrutura turística. Você pode chegar ao destino de trem, que parte de Roma, ou de avião partindo de Milão ou Roma.

A comuna italiana possui uma importante marca na história, fundada pelos gregos e ocupada por romanos, bizantinos, sarracenos, franceses, espanhóis e napolitanos. Você não pode deixar de visitar o Teatro Grego, localizado próximo ao centro histórico da cidade. A atração é a principal e mais bonita do local.

Não deixe de conhecer a principal rua de Taormina, que leva o nome do primeiro rei da Itália: Corso Umberto. Ela é recheada de lojas, hotéis, restaurantes e turistas. O lugar possui lindas antigas construções e portas de pedras famosas, a mais conhecida é a do Mezzo, com a Torre dell’Orologio. Caso você ainda não esteja convencido de que precisa conhecer Taormina, eis o motivo final: as praias da comuna são maravilhosas. A mais popular entre elas é a Isola Bella, que possui água morna e cristalina e você pode chegar até lá de teleférico. Legal, né? A comida na Sicília também é especial, aproveite os cannolis e as sobremesas deliciosas com pistache.

Voltar