Banner Ilhas inesquecíveis do Mediterrâneo

Ilhas inesquecíveis do Mediterrâneo

airplane

Ilhas inesquecíveis do Mediterrâneo

Você sabia que no Mar Mediterrâneo nós podemos encontrar algumas das ilhas mais bonitas do mundo? Com mais de 2,5 milhões de km² a região abrange a Europa, Ásia e África.

Hoje em dia banha a costa de países como Espanha, Mônaco, Itália, França, Turquia, Egito, Grécia, Marrocos, Malta e muito mais. Apostamos que, para a sua próxima viagem de verão, você está a fim de ir para um lugar paradisíaco com águas cristalinas e muita praia, natureza, cidade e diversão.

A seguir iremos te apresentar cinco inesquecíveis ilhas para você se apaixonar e começar a se programar para visitá-las.

CAPRI – ITÁLIA

Próxima a Sorrento, a Ilha de Capri guarda uma das mais bonitas belezas naturais do mundo. Localizada no Golfo de Nápoles é famosa por suas paisagens, hotéis, centros de compras sofisticados e restaurantes com o melhor da culinária italiana.

Se encante pela beleza da Gruta Azul, as praias Marina Grande, Palazzo a Mare e Marina Piccola, passeie pela praça La Piazzetta e tire fotos no Jardim de Augusto. Conheça a rua mais chique da ilha: a Via Camerelle, onde você encontrará lojas de grifes, joias e acessórios.

Faça um passeio de barco, visite a Certosa di Giacomo e, se você gosta de caminhadas, aventure-se pela trilha de Pizzolungo.

Para quem possui uns dias a mais no destino vá para Anacapri. Essa parte também pertence a Ilha de Capri. Se encante pelo charme antigo do lugar, com seus muros de pedra, vilas com plantações de uvas e comércio tradicional.

Capri possui um clima adorável quase o ano todo. Nós recomendamos que você visite a ilha nos meses de abril, maio, setembro e outubro.

CHIPRE – ORIENTE MÉDIO

Para quem ama praia com águas cristalinas, dias quentes e areia dourada, Chipre é o destino perfeito. Localizado na Região Leste do Mediterrâneo, com apenas 9.251 km², fica ao Sul da Turquia.

Conhecida como a Ilha do Amor ou a Ilha de Afrodite – a deusa do amor e da beleza –, Chipre é famoso por suas praias e seus sítios arqueológicos relacionados ao culto de Afrodite, suas ruínas de palácios, tumbas e mansões com mosaicos.

As principais cidades praianas por lá são Larnaca, Limassol e Pafos. Se você também adora curtir a noite, não deixe de aproveitar Pafos.

Aos turistas que gostam de história, visite o Observatório da Torre Shacolas, a coleção do Museu Municipal Leventis, o Museu da Resistência, o Museu do Barbarismo, o Santuário de Afrodite e o Sítio Arqueológico de Pafos.

De junho a setembro em Chipre é bem quente e com bastante movimento. No inverno chove muito e até neva, então a melhor época para conhecer o país é entre outubro a maio, meses mais tranquilos e econômicos.

MALTA – EUROPA

Arquipélago localizado na região central do Mediterrâneo entre Sicília e a costa do Norte da África, com seus 316 km², Malta é recheada de praias paradisíacas, destino perfeito para quem é fã de ficar com o pé na areia.

Considerada uma das zonas de maior concentração histórica do mundo, com suas belezas naturais encanta qualquer visitante. E para terminar de te convencer a conhecê-la, a ilha possui um dos menores custos de vida da Europa deixando-a muito mais atraente.

Os malteses afirmam que a ilha possui apenas 84 dias chuvosos durante todo o ano, por isso o clima por lá é sempre muito agradável. Nós recomendamos visitar o país durante a primavera, entre março e junho.

Por lá não deixe de explorar a capital Valletta, conhecer Mdina e desbravar a área de Rabat – onde cenas de Game of Thrones foram gravadas, passar um dia em Marsaxlokk – o porto natural da ilha, apreciar as paisagens de Dwejra Bay em Gozo e se apaixonar pela cor cristalina da Lagoa Azul em Comino.

Mergulhe em Sliema, conheça a Co-Catedral de São João, visite os templos megalíticos e se divirta em Popeye Village.

E para quem é fã de uma boa culinária, experimente o prato mais famoso de Malta, o Pastizzi, folhado recheado com ricota, queijo e ervilhas. É delicioso.

SANTORINI – MAR EGEU

Com certeza você já viu pelo Instagram alguma foto desse lugar e desejou estar em Santorini, uma das ilhas Cíclades no Mar Egeu, o destino mais romântico da Grécia. A mais famosa ilha grega possui 73 km² de área e é um dos cantos de um vulcão que se originou e assumiu sua forma atual depois de uma de suas maiores erupções.

Você vai se apaixonar pelas típicas casinhas brancas com telhado azul, as paisagens deslumbrantes e, segundo os gregos, o pôr do sol mais bonito do mundo.

Não deixe de subir no mirante do Castelo Antigo, a vista de lá é magnífica. Assista ao pôr do sol em Oía, você irá se emocionar. Para quem gosta de compras, se aventure em Fira, onde está a maior concentração de comércios do local, com opções de lojas de artesanatos, joalherias e roupas.

Conheça a cidade de Oía, lá vá até a baía de Amoudi Bay. Conheça também a cidade de Thira e visite a Catedral Metropolitana Ortodoxa. Explore o Sítio Arqueológico Akrotiri e não deixe se passar um dia em Red Beach, a praia mais famosa de Santorini. Próximo a ela fica a White Beach, que também vale a visita.

Para os amantes de vinho, Santorini possui incríveis vinícolas com ótimos vinhos. No solo vulcânico da ilha são cultivadas mais de 36 variedades de uvas. Santorini possui um museu de vinho exclusivo, a 8 metros de profundidade.

Por ser um destino de praia, os melhores meses para viajar para Santorini são os mais quentes, julho e agosto. Nessa época, o calor e a água do mar ficam bem agradáveis, mas são meses de férias europeias, isso deixará os preços mais salgados e a ilha mais cheia. Em junho e setembro a quantidade de turistas diminui, mas as temperaturas também caem um pouco, ainda assim dá para aproveitar a praia.

SICÍLIA – REGIÃO ITALIANA

Mundialmente conhecida pela sua gastronomia e por seu povo e cultura diversificada, a maior ilha do Mediterrâneo fica localizada na Região Sul da Itália. Na Sicília você encontrará importantes locais históricos e muita riqueza natural como vulcões, ilhas, praias e diversas reservas naturais.

Para aproveitar bem cada pedacinho que Sicília tem a oferecer, reserve no mínimo dez dias para essa viagem. Comece conhecendo a parte histórica da ilha no Vale dos Templos, em Agrigento, o mais importante sítio arqueológico do mediterrâneo. Conheça o Parque Arqueológico de Neapolis, com quase 250 mil metros quadrados de ruínas da antiga cidade grega, em Siracusa. Visite Taormina, uma das cidades mais bonitas da Itália. E não deixe de experimentar a culinária Siciliana.

Palermo é a capital da ilha, sendo a maior, mais movimentada e caótica cidade de Sicília e não pode faltar no roteiro. Por lá visite o Palácio Real e a Capela Palatina, o mercado de Ballarò, a Catedral, os Quattro Canti e o bairro da Kalsa.

Se você é do time que adora passar o dia na praia, não deixe de conhecer as mais bonitas de lá: San Vito Lo Capo, Isola Bella, Scala dei Turchi, Cala Rossa em Favignana, praia da Reserva Natural Torre Salsa, Parco Marino del Plemmirio e praia de Calamosche.

Sicília possui um clima ameno fazendo com que uma viagem para lá seja agradável durante quase todo o ano, mas nós recomendamos conhecer a ilha em abril, maio, junho e setembro.

Voltar