Melhores Destinos Smiles: Zanzibar, as praias da Tanzânia

Zanzibar, um mar de azul intenso e praias de areia branca

O arquipélago de Zanzibar fica na costa da Tanzânia, no Oceano Índico. Ele é formado por duas ilhas maiores, Zanzibar e Pemba, e dezenas de outras menores. Foi um porto estratégico na circulação de especiarias e nas rotas comerciais para mercadores árabes, entre Europa e Ásia. A região funcionou também como porto de exportação de escravos, a princípio para os países do Oriente Médio e Europa e, posteriormente, para a América. Hoje, Zanzibar é um território semiautônomo que apesar de pertencer à Tanzânia, tem alguma autonomia e elege o seu próprio presidente.

Zanzibar possui uma incrível mistura de culturas, cores e sabores. Com aproximadamente 1,3 milhões de habitantes, é um território majoritariamente muçulmano e as burcas ou véus coloridos estão por todos os lados, convivendo com turistas descolados ávidos pelo mar de azul profundo. A capital é a pequena e antiga cidade de Stone Town, um Patrimônio Histórico da UNESCO. Um tour pela cidade é muito simples. O mercado local se assemelha às feiras do Nordeste brasileiro.

Nos prédios coloniais a influência da arquitetura árabe é bastante forte. A antiga prisão onde ficavam os escravos antes de embarcarem para os países do Novo Mundo foi transformada em mercado de artesanatos.

Stone Town é apenas o início da viagem. O que se quer, de fato, é conhecer as praias encantadoras. Para isso, é preciso pegar a estrada e viajar para o norte da Ilha de Zanzibar, onde ficam as praias mais bonitas, na região de Nungwi, 60 km a norte de Stone Town, na ponta da ilha (são duas horas de viagem). Na estrada, é comum que os carros sejam parados em algumas barreiras do exército, o que nos mostra que a situação política em Zanzibar continua tensa.

Em Nungwi, ficam as praias mais lindas, aquelas que têm um mar azul turquesa e areia excessivamente branca. A região possui várias alternativas de hospedagens. Desde grandes resorts até pequenas pousadas com preços mais acessíveis. A partir e lá é possível fazer mergulho com cilindro ou snorkel nos corais. O azul espetacular tem a areia da praia como uma moldura branca perfeita.

Quando ir?

O clima de Zanzibar é tropical e úmido. Quente o ano inteiro, a região não oscila na temperatura entre as estações do ano, portanto, pode ser visitada em qualquer época. As praias estarão sempre disponíveis e acessíveis. Chove um pouco mais no outono, entre abril e maio, mas nada que possa atrapalhar a viagem.

Como chegar?

Ícone

VOOS

Uma viagem a Zanzibar começa com pequenas aventuras até a chegada. Não existem voos diretos a partir do Brasil. A forma mais fácil de chegar é fazendo duas conexões, uma em Joanesburgo, na África do Sul, e outra em Dar Es Salaam, a capital da Tanzânia. Muitos viajantes, porém, vão a Zanzibar como uma extensão de programas de safari envolvendo o Quênia e/ou a Tanzânia. Nesse caso, existem mais opções de voos partindo de Nairobi no Quênia, Dar Es Salaam, Kilimanjaro ou Arusha na Tanzânia. Os brasileiros precisam de visto para entrar na Tanzânia, que pode ser obtido no aeroporto, na chegada. Basta preencher um documento de imigração e pagar a taxa de U$50,00 para o visto. O passaporte deve estar válido por mais de 6 meses da data do retorno. É obrigatório o Certificado Internacional de Vacinação contra a febre amarela. Saiba mais sobre os voos

Dicas

  • Como circular: em Zanzibar, as distâncias são longas e as estradas não são boas. Dirigir é uma tarefa árdua e não recomendada. Além disso, existem muitas barreiras policiais nas estradas, o que pode trazer algum desconforto para turistas que queiram alugar carros. O ideal é contratar um pacote turístico com os deslocamentos já incluídos. Stone Town é uma cidade pequena e os principais pontos de interesse devem ser percorridos a pé. Caso precise de algum deslocamento mais distante, use os táxis contatados pelos hotéis.
  • Terra natal de Freddie Mercury: Zanzibar é a terra natal de Freddie Mercury e isso aumenta o conteúdo poético da viagem. Procurar a casa onde ele nasceu é um dos programas a serem feitos.
  • Pingwe Beach: a praia fica 60 km a leste de Stone Town e mais a sul que Nungwi. Tem como características marcantes o mar azul turquesa e areia branca. O restaurante The Rock, pequenino e construído sobre um rochedo, é uma das paisagens mais divulgadas da ilha. A praia é famosa pela prática de esportes náuticos, mergulho com cilindro, snorkel, mas sobretudo do Kite Surf, impulsionado pelos excelentes ventos da região.

Para conhecer a história de Zanzibar, considere hospedar-se em Stone Town, área da cidade que conta com museus, igrejas e diversos hotéis. Na costa leste, há opções de resorts para conhecer as praias paradisíacas da região.

Ícone

Hotéis em Zanzibar

Reserve seu hotel
Mapa

Lugares para visitar

Outros destinos

Joanesburgo
Windhoek
Abu Dhabi
Dubai

Compartilhe essa página com os amigos: