Melhores Destinos Smiles: A beleza medieval de Tallinn

Tallinn, a capital da Estônia

Tallinn é a capital da Estônia, um dos Países Bálticos. Está localizada ao norte do país, 80 km a sul de Helsinque, nas margens do Golfo da Finlândia, no Mar Báltico. A cidade possui aproximadamente 400 mil habitantes, o que representa um terço da população total do país. Os Países Bálticos surgiram da dissidência separatista de três ex-repúblicas soviéticas, em 1991: Estônia, Letônia e Lituânia.

A visita a Tallinn pode ser feita em um dia. Muitos turistas que estão em Helsinque fazem isso, mas vale a pena dormir por lá, pelo menos uma noite, para aproveitar a cidade e pegar o fim de tarde sem a multidão de turistas que voltam para Helsinque.

A Estônia passou a maior parte da sua história, sem autonomia. Pertenceu à Suécia, à Polônia, à Dinamarca e sobretudo à Rússia e à União Soviética. Cada um desses povos deixou sua marca na cultura e na arquitetura da cidade, que mistura estilos gótico e barroco, castelos medievais com mosteiros e catedrais ortodoxas, em plena harmonia. O Portão de Viru é um dos acessos que atravessam a muralha antiga da cidade medieval. Entrando na cidade, a sensação é de estar dentro de um grande cenário. Dezenas de restaurantes e lojas de souvenires possuem vendedores e garçons vestidos com roupas medievais e trajes típicos de época.

O centro medieval é composto por duas áreas: a Cidade Alta e a Cidade Baixa. Apesar de unidas, as duas partes tinham as suas próprias leis e havia uma rivalidade entre elas. Na Cidade Alta, viviam os Cavaleiros e Nobres e, na Cidade Baixa, os comerciantes. À noite, um grande portão era fechado e isolava as duas partes, para evitar conflitos noturnos. Existem dois caminhos de acesso entre a Cidade Alta e a Cidade Baixa: a Perna Longa e a Perna Curta, que levam à torre Pikk Herman e ao Castelo Toompea. Nesses acessos, existiam os portões de separação entre as duas partes da cidade.

Quando ir?

A Estônia possui um clima temperado continental, com um inverno muito rigoroso. No verão, as temperaturas ficam mais amenas e essa é a melhor época para conhecer a cidade. As temperaturas são quentes durante o dia, com noites agradáveis. Os dias são longos e o turista aproveita melhor o tempo.

Como chegar?

Ícone

VOOS

Não existem voos diretos do Brasil para Tallinn, mas em várias das grandes cidades europeias existe conexão direta para a capital da Estônia. Quem já está nos arredores do Mar Báltico, uma excelente alternativa é ir de Ferry Boat, a partir de Helsinque ou de Estocolmo. Existem várias opções de Ferry Boat, para fazer o trajeto de Helsinque para Tallinn, de ida e volta. Tallinn fica em frente à Helsinque, no Golfo da Finlândia, no Mar Báltico, a 2 horas, de ferry-boat. Consulte os horários previamente pela internet e escolha a companhia. Os tickets podem ser adquiridos diretamente no porto e sem nenhuma dificuldade. Comprando também os tickets de volta, você consegue um desconto maior. É preciso chegar meia hora antes do embarque e levar o passaporte, pois a travessia é uma viagem internacional. A viagem é prazerosa, o ferry é de excelente qualidade, lembra um pequeno navio de cruzeiro, com cassinos, mercados e entretenimento à bordo. Não precisa de visto nem certificado de vacinas para quem vai à Estônia, mas o passaporte precisa ter validade mínima de seis meses da data de retorno da viagem. Na checagem da imigração, às vezes é necessário apresentar passagem de volta, comprovante de recursos financeiros e seguro de saúde. Saiba mais sobre os voos.

Dicas

  • Como circular: Tallinn é uma cidade muito pequena a as principais atrações estão concentradas no centro, podem e devem ser alcançadas a pé. Essa, sem dúvida, é a melhor forma de conhecer a cidade.
  • Cidade Baixa: uma visita de beco em beco, seguindo por ruas tortuosas, chega-se à praça principal, a Praça da Câmara Municipal, onde fica a prefeitura e uma feira de artesanato. É totalmente cercada de bares e restaurantes localizados em edifícios históricos. No verão, uma multidão fica sentada nos cafés observando o vai e vem dos visitantes na praça.
  • Patrimônio cultural: Tallinn é um patrimônio cultural da humanidade pela UNESCO. A Passagem de Santa Catarina é uma das ruas mais simpáticas e pitorescas da cidade, com muitas lojas de artesanato local. Essa passagem é cheia de artistas e artesãos. É possível ver alguns deles trabalhando nas portas das lojas.

Em Tallinn, uma das melhores regiões para se hospedar é a cidade velha. Grande e favorita entre os turistas, a região conta com diversas opções de bares e restaurantes. Compacto, o centro também é considerado outra boa opção, pois é cercado de bons hotéis.

Ícone

Hotéis em Tallinn

Reserve seu hotel
Mapa

Lugares para visitar

Outros destinos

Copenhague
Estocolmo
Oslo
São Petersburgo

Compartilhe essa página com os amigos: