Estradas sinuosas e vista para o mar

A Costa Amalfitana é uma estreita faixa de terra localizada na região de Campanha, na costa sudeste da Itália, 70 km a sul de Nápoles. A área fica entre as cidades de Sorrento e Salerno, na Península de Sorrento, percorre uma extensão de aproximadamente 60 km. É a mais bela e romântica paisagem da Campanha e se caracteriza pelas encostas íngremes, estradas sinuosas e estreitas e uma maravilhosa vista para o mar.

A Costa Amalfitana já serviu de cenário para diversos filmes de Hollywood. São quase 20 vilas que compõem a região, onde destacam-se as cidades de Sorrento, Positano, Amalfi (que dá nome à Costa) e Ravello.

Quem visita a Costa Amalfitana deve percorrer as estradas muito lentamente, pois são sinuosas e perigosas.

Após Sorrento, chegamos a Positano, onde aparece um dos principais mirantes da estrada. Lá de cima, uma vista especial dessa cidade presépio. Algumas barracas vendem frutas e artesanatos. Chama a atenção os imensos e belos limões sicilianos.

Positano é uma vila pendurada nas encostas e na beira do mar, frequentado por ricos e famosos, mas que tem opções de serviços e hospedagens para todos os bolsos. A vila é um charme, formada por ladeiras estreitas e cheias de lojas de grife, galerias de arte, restaurantes, bares e lojas de suvenires.

Na sequência chega-se a Amalfi, a maior cidade da costa e que teve uma importância grande durante o Império Romano, foi uma zona portuária de destaque entre os séculos 9 e 12 a.C.. O Duomo de Sant’Ana do século X é um dos seus destaque. A Catedral possui uma grande escadaria frontal e uma bela fachada colorida do século XIII, com influência árabe, bizantina, barroca e normanda.

Amalfi possui a mais bela praça da região. Assim como as outras vilas, as suas ruas possuem um comércio intenso voltado para turistas. Por lá, encontram-se galerias de arte, lojas de grife e de artesanato, além de bares e restaurantes.

Ravello é a última das vilas importantes da Costa Amalfitana, é a mais alta delas e possui algumas das melhores vistas da costa e destaca-se pela intensa realização de festivais musicais e exposições culturais. A vila de Scala fica do lado oposto a Ravello, de onde se tem uma boa vista da cidade vizinha.

Quando ir

Em Positano, uma boa dica para hospedagem é a região central. Por lá, encontram-se monumentos e diversos pontos turísticos, além de ser um local com fácil acesso a outras regiões. A área beira mar é também uma ótima opção para os turistas que visitam Positano e que desejam estar próximo de belezas naturais. Já na Costa Amalfitana, uma das boas opções é se hospedar em Amalfi. A cidade é ideal para os amantes de história e arquitetura e aos que desejam estar no centro da Costa Amalfitana.

Como chegar

VOOS

Para chegar à Costa Amalfitana, o ideal é partir de Roma ou de Nápoles. Roma possui voos diretos ou com conexão a partir das principais cidades brasileiras, já Nápoles, apenas voos com conexão. A partir daí o ideal é alugar um carro e seguir para esse destino encantador. Não precisa de visto nem de certificado de vacinas para quem vai à Itália, mas o passaporte precisa ter validade mínima de seis meses da data de retorno da viagem. Na checagem da imigração, às vezes é necessário apresentar passagem de volta, comprovante de recursos financeiros e seguro de saúde.

Hotéis em Positano e Costa Amalfitana

Em Positano, uma boa dica para hospedagem é a região central. Por lá, encontram-se monumentos e diversos pontos turísticos, além de ser um local com fácil acesso a outras regiões. A área beira mar é também uma ótima opção para os turistas que visitam Positano e que desejam estar próximo de belezas naturais. Já na Costa Amalfitana, uma das boas opções é se hospedar em Amalfi. A cidade é ideal para os amantes de história e arquitetura e aos que desejam estar no centro da Costa Amalfitana.

Dicas de viagem

Como circular:

na Costa Amalfitana, você deverá escolher um local para se hospedar e a partir de lá conhecer toda a região, de carro.

Costa Amalfitana:

uma boa dica é não dirigir nas estreitas e sinuosas estradas da Costa Amalfitana, pois quem dirige por lá não consegue aproveitar a paisagem. Contrate um carro privativo, com um motorista/guia e siga pela estrada encantada. Sempre haverá um mirante especial na beira da estrada: aproveite para tirar fotos e apreciar a paisagem.

Ilha de Capri:

em frente à Costa Amalfitana, fica a paradisíaca e encantadora Ilha de Capri, que pode ser acessada a partir de qualquer uma das cidades da Costa Amalfitana.

Outros destinos

  • Portofino e Cinque Terre

A região da Ligúria, na Itália, é uma estreita faixa de terra entre as montanhas cobertas de vinhedos da Toscana e o mar.
  • Roma

Quem visita Roma faz uma verdadeira viagem no tempo pelas ruínas da cidade que possui vestígios históricos de mais de 10.000 anos.
  • Vaticano

A cidade do Vaticano é a capital da Igreja Católica e menor país do mundo. Ocupa apenas 430 mil metros quadrados e possui cerca de 800 moradores.
  • Florença

A terra do Renascimento, que guarda o legado precioso de Michelangelo, Donatello e outros gênios italianos

Compartilhe essa página com os amigos: