Melhores Destinos Smiles: Passeios ao ar livre, eventos culturais e vida noturna em Porto Alegre

Porto Alegre, uma cidade com diversidade cultural

Às margens do rio Guaíba, a capital do Rio Grande do Sul, fundada em 1772, vai muito além das tradições gaúchas – o que não significa, claro, que você não deva comer um típico churrasco ou experimentar os vinhos da região durante estadia na cidade, muito pelo contrário. O destino, onde já viveram personalidades como Mário Quintana (1906-1994) e Érico Veríssimo (1905-1975), hoje é lar de quase 1,5 milhão de habitantes e se destaca pela diversidade de espaços culturais e a proximidade com a serra. Gramado, um dos principais destinos de inverno do Brasil, está logo ali, a 120 quilômetros do aeroporto de Porto Alegre, e chega a receber cerca de 5 milhões de turistas por ano.

Comer

Urban Farmcy: O conceito farm-to-table, tendência no exterior, é uma das propostas do Urban Farmcy, restaurante no bairro Moinhos de Vento que prima por ingredientes frescos e ricos em nutrientes. Boa parte do menu é vegetariana. Não deixe de provar os chips de kale, entradinha de couve crespa temperada com pasta castanha de caju, sal dos Himalaias e pimenta caiena.

UM Bar & Cozinha: Dentro de uma loja de vinhos no bairro Mont Serrat está o charmoso UM Bar & Cozinha, comandado pelo chef Carlos Kristensen, já conhecido dos foodies gaúchos – ele também comanda o sofisticado Hashi e já foi eleito o melhor chef da capital pela Veja. A nova casa oferece opções do brunch ao jantar, e ainda conta com um empório onde são vendidos produtos de pequenos produtores locais.

Kamão: Esqueça os talheres. No descolado Kamão, como o próprio nome indica, a ideia é que você coma com as mãos e sem constrangimento. O carro chefe da casa, que fica no bairro Cidade Baixa, é o sanduíche de paleta de porco, mas o menu também traz opções leves, como a salada caponata e cogumelos recheados.

Izakaya Danjou: Restaurante oriental que vai além do sushi. Este é o objetivo do descontraído Izakaya Danjou, que fica no bairro Floresta e tem se destacado por sua especialidade: lamens. A casa ainda serve petiscos tradicionais japoneses e, à noite, drinks que fazem sucesso do outro lado do mundo, todos à base de Umeshu, licor de ameixa japonesa.

Comprar

Histórias na Garagem: A charmosa Histórias na Garagem, pequena loja na rua Félix da Cunha, tem como propósito divulgar e incentivar o trabalho de artesãos da região e de outras partes do Brasil. Por isso, só vende peças produzidas em baixa escala, que vão de bolsas, carteiras, roupas a objetos de decoração.

Dumbo Art Shop & Gallery: Na avenida Nilo Peçanha, uma das mais movimentadas da cidade, a Dumbo Art Shop & Gallery vende fotografias originais, quadros e pôsteres. Vale a visita mesmo que você não queira comprar nada, já que o espaço também funciona como galeria de arte e está sempre organizando exposições de artistas locais.

Loja Pandorga: Já conhecida dos fashionistas porto-alegrenses, a colaborativa Pandorga reúne uma ótima seleção de novos criadores locais. Por lá, você encontra roupas, sapatos, objetos de design e acessórios. O espaço, que fica no bairro Rio Branco, organiza eventos sobre moda e economia criativa.

Brique da Redenção: No bairro do Bom Fim, acontece todo domingo a feirinha de antiguidades do Brique. É uma boa oportunidade para garimpar acessórios e objetos de decoração. Fica em frente ao enorme parque da Redenção, outro endereço que vale a visita, principalmente se estiver em família: aproveite os brinquedos para a criançada.

Sair

Perro Libre Tap Room: As mesas compartilhadas e os rótulos simpáticos já mostram que a Perro Libre não é uma cervejaria convencional. Na casa, que fica no agitado Moinhos de Vento, você pega o copo e escolhe em qual torneira vai se servir – cada uma tem um estilo de cerveja diferente, das cítricas às mais fortes. Para petiscar, ceviches e hambúrgueres.

Agulha: Instalado em um galpão na parte histórica de Porto Alegre, na zona norte, o Agulha é o novo point cultural da cidade. A programação vai de shows – muitos de rock –, a exposições e festas animadas. Tem atraído o pessoal local que procura por um programa diferente em uma região até então pouco badalada.

Spoiler: No Spoiler, bar na Cidade Baixa que tem feito sucesso entre a turma moderna, tudo traz referências a seriados: desde a decoração, carta de drinks até as taças onde as bebidas são servidas. O Heisenberg, por exemplo, inspirado em Breaking Bad, leva gim e licor de curaçau e vem em copo que lembra um medidor típico de laboratório.

Eleven Dinner Room: Em uma mistura boa de restaurante e bar, o sofisticado Eleven Dinner Room, no bairro Moinhos de Vento, conta com DJs e carta de drinks desenvolvida pelo mixologista carioca Alex Mesquita. Experimente o clássico Negroni e o Complex and Aromatic, à base de uísque e mel de laranjeira. Se quiser dançar, não precisa ir longe: a casa também tem um lounge animado.

A palavra de quem conhece

“Porto Alegre é bem dividida, tem bairros para todos os gostos e estilos. Se, depois de conhecer a cidade, ainda estiver com tempo, vale a pena passar o dia em alguma vinícola próxima, como a Don Giovanni, em Bento Gonçalves, que fica em meio às montanhas. Dá para conhecer a produção da bebida e, claro, degustar. O programa não deve em nada aos passeios enoturísticos da Europa.”
René Ormazabal Moura, especialista em vinhos e dono da Vineria1976 (Porto Alegre), e Bodega Sossego (Uruguaiana)

Quando ir?

O ano inteiro é um convite para conhecer Porto Alegre, mas, os meses mais quentes, entre outubro e maio, podem ser mais agradáveis aos turistas. A primavera na região guarda agradáveis surpresas, como os jacarandás floridos. E que tal dar um pulo na cidade durante os eventos culturais? A Feira do Livro, um dos maiores acontecimentos em Porto Alegre, acontece sempre na primeira quinzena de novembro. Em setembro, a região recebe o Porto Alegre Em Cena, um festival internacional de teatro.

Como chegar?

Ícone

VOOS

Os voos chegam ao aeroporto internacional Salgado Filho, principal do Rio Grande do Sul. Saiba mais sobre os voos.

Dicas

  • Galeria Casa Prado: bares descolados, restaurantes e lojas de roupas e objetos de design. A Galeria Casa Prado, que fica na região da praça Mauricio Cardoso, no bairro Moinhos de Vento, reúne tudo isso e mais um pouco e vem se destacando como um dos pontos mais legais da cidade. Boa pedida para passar horas batendo perna sem ver o tempo passar.
  • Instituto Ling: a arquitetura contemporânea do Instituto Ling, projetado por Isay Weinfeld, já é, por si só, uma atração. Mas não para por aí: o grandioso centro cultural que fica no bairro de Três Figueiras conta com programação intensa, que vai de sessões de filmes, shows, exposições de arte a cursos de história e gastronomia.
  • O Butiá: uma fazenda à beira do rio Guaíba onde funciona um restaurante exclusivo, passeios de barco, área para piquenique e até sessões de stand up paddle. Estas são algumas das atrações de O Butiá, a apenas 50 km do centro da capital. Programa diferente para quem quer sair do agito da cidade grande.
  • Cinemateca Capitólio: o Cine Theatro Capitólio, construído em 1928 no Centro Histórico da cidade, foi revitalizado e deu lugar à Cinemateca Capitólio, onde são exibidos filmes clássicos que correm fora do circuito comercial – já teve longas da Coréia do Sul, por exemplo. O prédio mantém parte de sua arquitetura original, o que já faz valer o programa.

Sheraton Porto Alegre: A localização é um dos diferenciais do Sheraton, que está praticamente na frente do Parcão, um dos parques mais gostosos da cidade. Dá para bater perna pelas lojas e restaurantes da rua Padre Chagas e voltar em um instante para o conforto do hotel, que segue o padrão de luxo já conhecido da rede.

Plaza São Rafael Hotel: Quem se hospeda no tradicional Plaza São Rafael tem algumas experiências diferentes. Além de estar no Centro Histórico da cidade, o hotel conta com barbearia vintage, loja de vinhos com mais de 200 rótulos – parte deles da região – hidromassagem e academia na cobertura. Que tal queimar as calorias admirando o Guaíba?

Radisson Porto Alegre: O elegante Radisson, no bairro Bela Vista, preza pelo conforto. Quem se hospeda em sua suíte principal, de 92 metros quadrados, conta com alguns privilégios, como café da manhã servido no apartamento, produtos L'Occitane e lareira elétrica.

Laghetto Viverone: Fica em uma mansão tombada pelo Patrimônio Cultural, mas oferece uma experiência contemporânea aos hóspedes. Localizado em uma área calma do bairro Moinhos de Vento, o espaço conta com bar, piscina climatizada no rooftop e aceita pets de pequeno porte.

Ícone

Hotéis em Porto Alegre

Reserve seu Hotel
Mapa

Lugares para visitar

Outros destinos

Goiânia
São Paulo
Recife
Florianópolis

Compartilhe essa página com os amigos: