Melhores Destinos: Mendoza e seus Vinhedos

Montanhas, Neve e Muitas Vinícolas ao pé da Cordilheira dos Andes

Mendoza é uma das vinte e três províncias que formam a Argentina e que tem o privilégio de estar situada aos pés da Cordilheira dos Andes. É uma região com clima seco e frio, ótimo para o plantio de frutas como a uva e a maçã, que são cultivadas, assim como outras, nas terras dessa província. Por esse motivo, Mendoza é internacionalmente reconhecida por seus vinhedos e vinhos.

Cidade de Mendoza

Quem está se preparando para viajar à Mendoza, uma das principais províncias da Argentina e que produz 70% do vinho nacional, precisa incluir no passeio visitas às regiões de alta montanha como Potrerillos e Villavicencio, ou quem sabe ir um pouco mais longe e conhecer de pertinho o Aconcágua, ponto mais alto da Cordilheira dos Andes e uma das montanhas com maior altitude do mundo. Todo o caminho entre a cidade e fronteira com o Chile é repleta de lindas paisagens. Saindo da cidade de Mendoza, é possível percorrer um caminho incrível, de ônibus ou carro, entre as montanhas que compõem a Pré Cordilheira, curtindo o clima de deserto que essa região possui.

Vinícula em Mendoza

Nesse caminho, estações de esqui são facilmente encontradas, porém elas só funcionam quando chega a neve. Então, se for inverno aproveite para se divertir! Muitos esportes praticados na neve são oferecidos nas estações, tudo isso com a segurança de contar com profissionais que auxiliaram você e sua família. Como a cidade é reconhecida por seu viés turístico, já que atrai turistas do mundo inteiro, os passeios são facilmente contratados em agências de turismo, ou até mesmo no hotel. Então, não esqueça de se programar para conhecer as regiões de alta montanha e aproveitar ao máximo sua viagem!

Vinhedos e Vinícolas

Vinícula em Mendoza

Um dos passeios mais bonitos e gostosos para se fazer são as visitas aos vinhedos e vinícolas da cidade. Para realizar esse tipo de passeio, você pode contatar agências turísticas que fecham pacotes e levam os visitantes às vinícolas, ou pode optar por outros meios, como alugar uma bicicleta e percorrer o caminho dos vinhos pedalando. As principais uvas encontradas na região são a Cabernet Sauvignon, a Syrah, a Pinot Noir, a Tempranillo e a Malbec.

Cada região produz um tipo de vinho, por isso a dica é se organizar. A região Norte produz vinhos brancos e tintos jovens; a Leste produz todos os tipos, com destaque maior para o Malbec; no Valle de Uco o clima é mais frio e possui maior altitude, o que é ideal para vinhos com mais acidez; por fim, a região Sul possui principalmente produção com Denominación de Origen Controlada, que possui características específicas da região.

Durante a festa que comemora a colheita das uvas, toda a província entra no clima da comemoração e diversos espetáculos são promovidos durante a primeira semana de março. Uma das atrações que deixa a cidade ainda mais bonita é a coloração roxa que é colocada nas águas das fontes.

Quando ir?

Mendoza pode ser conhecida em qualquer época do ano, uma vez que a cidade conta com atrações para todos os climas. Contudo, se você deseja colher uvas do pé e apreciar a vista dos vinhedos recheados, considere ir à cidade entre os meses de fevereiro e abril.

Como chegar?

Ícone

voos

Os voos chegam ao aeroporto internacional Gobernador Francisco Gabrielli, também conhecido como El Plumerillo, localizado a 11 km do centro de Mendoza. Saiba mais sobre os voos.

Dicas

  • Montanhas e Neve: Mendoza encontra-se em meio a lindas montanhas, que passam, a maior parte do ano, com os topos brancos de neve. Mas é durante as estações mais frias do ano que a cidade vira ponto dos turistas que buscam por esportes como o esqui, devido à grande concentração de neve que se acumula.
  • Enoturismo: devido ao seu clima frio e seco, o cultivo de uva em Mendoza é vasto. A província conta com, mais ou menos, 1.200 vinícolas, onde é possível realizar visitas guiadas, degustações, compras e, inclusive, se hospedar.
  • Pontos Turísticos: conheça museus da Área Fundacional e o das Ruínas Jesuíticas de San Francisco, que contam a história da província.

Mendoza possui hotéis para todos os tipos de turistas. No centro da cidade, próximo às principais praças e parques, como a Praça Independência e Parque General San Martin, estão o Ritz Hotel Mendoza, o Bohemia Hotel Boutique e o Montañas Azules Apart Hotel, todos muito bem localizados, próximos a diversos pontos turísticos e ao centro, onde pode-se encontrar com facilidade agências de turismo que fazem passeios para as montanhas e estações de esqui. Já para quem está procurando um lugar mais afastado, com muita paz e tranquiladade, e o mais importante, no aconchego de estar no campo, o hotel Finca Terrada oferece o que há de melhor, como decoração rústica, ar-condicionado, café da manhã e muito mais, a apenas 19 km do aeroporto.

Ícone

Hotéis em Mendoza

Reserve seu Hotel
Mapa

Lugares para visitar

Outros Destinos

Santiago
Montevidéu
Bariloche
Atlanta

Compartilhe essa página com os amigos: