Melhores Destinos: Praias de João Pessoa

João Pessoa

João Pessoa flerta com superlativos pra lá de favoráveis. A começar por ser uma das capitais mais verdes do Brasil – a região conta com o jardim botânico Benjamin Maranhão, reserva da Mata Atlântica de 519 hectares que pode ser desbravado por diversas trilhas, é um baita privilégio. Outro exemplo é o de ponto mais oriental da América continental. Pode parecer um dado inexpressivo, mas na prática significa que na maior parte do ano o sol nasce primeiro aqui: o que é ótimo, pois além do mar de belas praias como Coqueirinho e Seixas, há muito para se explorar na cidade, revitalizada nos últimos anos. No Centro Histórico, os casarões e igrejas reformados trouxeram novas cores e mais vida à área. Já as ciclovias recém-inauguradas na Beira-Mar e na região do Altiplano incentivaram os moradores (cerca de 800 mil) e turistas a olhar para cidade de outra maneira – não se preocupe, as noites continuam a ser animadas pelo forró pé de serra. Como se não bastasse, João Pessoa fica pertinho de Recife, Natal e de praias como Pipa e Porto de Galinhas.

Cidade de São Paulo

Comer

Gulliver: Elegante, tem uma das maiores adegas da cidade, com mais de 400 garrafas de vinho de 120 rótulos diferentes. No menu apresenta frutos do mar, moquecas e risotos. Deixe um espaço para a sobremesa: o profiterole com calda de Nutella é um achado.

Igreja de São Paulo

Adega do Alfredo: Cozinha portuguesa que soube incorporar ao menu sabores contemporâneos e regionais – tocada por uma família lusitana a todo vapor desde 1979. Experimente o arroz de pato. Quanto ao bacalhau de batata ao murro nem é necessário comentar.

Estaleiro: Instalado na praia Ponta do Seixas, o Estaleiro é especializado em pratos e iguarias regionais. Peça o paranaguá: arroz cremoso de jerimum com camarão salteado e empanado para três pessoas. Ou dê uma chance ao camarão Mucuripe: preparado na manteiga da terra com alho poró, cheiro verde e nata e gratinado com queijo de coalho. Para comer de joelhos.

Badionaldo: Aberto em 1959, é um exemplo daqueles restaurantes simples e honestos com mesas grandes a poucos metros da praia que serve comida fresca e farta. As estrelas aqui, claro, são os frutos do mar, em especial o camarão ensopado. Fica na região de Cabedelo.

Comprar

Mercado de Artesanato Paraibano: Dezenas de quiosques e lojinhas se enfileiram nos dois andares do popular Mercado de Artesanato Paraibano. Entre as lembrancinhas a serem escolhidas, estão redes estampadas, bordados em renda, sandálias e chapéus em couro e vários tipos de cachaça. Há ainda guloseimas nordestinas, como bolo de rolo, rapadura e cocada.

Cidade de São Paulo

Ateliê Chico Ferreira: Conheça a casa e o ateliê do renomado artesão paraibano que faz obras de cerâmica e argila. Suas peças, que custam a partir de R$ 30, podem ser vistas no quintal de sua casa, ao lado de árvores frutíferas e hortas orgânicas. O espaço é frequentado por artistas e estudantes de arte.

Feirinha de Artesanato do Tambaú: Instalada na praça de Santo Antônio, no meio da muvuca noturna da orla de Tambaú, a Feirinha exibe diversas opções de artesanato e peças de algodão coloridas. Barraquinhas de comida e apresentações de maracatu deixam o lugar ainda mais agitado aos finais de semana.

Mag Shopping: Se é para ir a um shopping em João Pessoa, enquanto o sol estala lá fora, que seja em um de frente ao mar. Na orla da praia de Manaíra, o MAG tem boas lojas envoltas por uma arquitetura de linhas modernistas. Destaque para a cobertura, que lembra uma tenda de praia.

Sair

Casarão 34: Em pleno centro histórico da cidade, funciona como uma galeria de arte recheada de atividades culturais. Ensaios abertos da Banda Municipal de João Pessoa (às terças e às quintas), exposições de artes visuais, cineclube, palestras e oficinas fazem parte da programação.

Centro Cultural Espaço do Mundo: Ocupa um dos casarões históricos do centro da cidade e se dedica a promover a circulação de cultura independente. Abriga exposições de artes visuais, mostras audiovisuais, intervenções e performances cênicas, shows e festas. No lugar ainda funcionam um restaurante e um bar.

Atol Music Bar: Um dos bares mais procurados da agitada vida noturna da rua Coração de Jesus, o Atol Music Bar recebe bandas fazendo um som ao vivo de pop rock e MPB. A qualidade musical está no DNA do lugar: é de propriedade de Antônio Ramalho, filho do cantor Zé Ramalho.

Forró do Turista: Para quem quer conhecer o autêntico forró pé de serra, a dica é dar uma passada no Forró do Turista. O tradicional evento acontece toda segunda-feira na Cervejaria Devassa, a três quarteirões da rua Coração de Jesus, na praia do Tambaú. Para boêmios de todas as idades.

A palavra de quem conhece

“Minha relação com João Pessoa está expressa em muitas letras de canções que eu fiz. ‘Ponta do Seixas’ é a maior delas – aliás, é preciso um olhar carinhoso e vontade política para salvar a praia. A hora é agora! Outros locais que fazem a cidade receber elogios são Anjos Praia Hotel, Restaurante Maré Alta e Praia de Tambaú. Me dão vontade de querer voltar.”
Cátia de França, cantora e compositora nascida em João Pessoa, e há anos radicada na região serrana do Rio de Janeiro.

Quando ir?

Conhecida por ser uma cidade quente, João Pessoa pede para ser visitada durante o verão, época de alta temporada. Nesse período, as chuvas são mais escassas e o mar está sempre morno: um verdadeiro convite ao mergulho. De março a agosto, a cidade está em tempo de chuva, portanto, evite conhecer o local nesses meses.

Como chegar?

Ícone

Voo

Os voos chegam ao Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto, localizado no município vizinho de Bayeux, a cerca de 11 km da capital. Saiba mais sobre os voos.

Dicas

  • Parque Solon de Lucena: com traçado original do paisagista Burle Marx, os jardins preservam exemplares de pau-d’arco, bambus e palmeiras imperiais que acompanham o desenho do lago central. Para andar, correr, pedalar e petiscar em suas lanchonetes. Fica no centro da cidade e foi revitalizado recentemente.
  • Centro Cultural São Francisco: a maior construção histórica de João Pessoa – erguida por frades franciscanos e inaugurada em 1589 – reúne grandiosas capelas e a igreja principal no centro da cidade. Também abriga exposições de arte barroca.
  • Forte de Santa Catarina: único forte que ainda em pé na região – fica no município de Cabedelo (Grande João Pessoa) –, é um dos marcos na resistência contra a invasão holandesa no Nordeste. Erguido em 1589, teve suas estruturas danificadas diversas vezes. Aberto das 8h às 17h, o lugar tem um tour guiado que passa pela capela, canhões e mirantes.
  • Estação Cabo Branco: inaugurada em 2008, tem como missão propagar e popularizar a ciência e a cultura por meio da inclusão social. Conta com exposições itinerantes, auditório, anfiteatro e planetário – o acesso é gratuito. Um dos últimos projetos assinados por Oscar Niemeyer, seu prédio vale a visita por si só.

Hotel Verdegreen: De frente para a praia, é adepto de métodos sustentáveis – como horta própria e reciclagem. As áreas comuns são decoradas com obras de artistas nordestinos e a piscina na cobertura oferece vista panorâmica da orla de João Pessoa. Disponibiliza bicicletas para uso dos hóspedes.

Atlântico Praia Hotel: Localizado em frente à praia de Tambaú, é um dos hotéis mais bem avaliados em sites de reserva. Tem um restaurante que combina, na medida, a cozinha italiana com os pescados locais. Na área de lazer, há piscinas para adultos e crianças, além de sauna a vapor e jacuzzi aquecida.

Hotel Manaíra: Novo e moderno, o Manaíra está situado a poucos metros da praia, em um bairro famoso por agregar shoppings, boutiques e bares. De quebra, o hotel conta com um dos restaurantes mais sofisticados da cidade, o Mezzan.

Tambaú Hotel: Construído nas areias da praia de Tambaú nos anos 70, o hotel se tornou um dos cartões postais da cidade graças à sua arquitetura imponente de formato arredondado – assinada pelo arquiteto carioca Sérgio Bernardes. A parte interna guarda um complexo de piscinas, sauna, sala de jogos, quadra de tênis e 173 quartos. Muitos deles têm vista para o mar.

Ícone

Hotéis em João Pessoa

Reserve seu Hotel
Mapa

Lugares para visitar

Outros destinos

Maceió
Aracaju
Fortaleza
Vitória

Compartilhe esta página com os amigos: