Melhores Destinos Smiles: Explore Goiânia

Parques, Cultura e uma Culinária Deliciosa

A capital do estado de Goiás é uma cidade planejada construída em 1930. Suas avenidas largas repletas de parques e bosques agrada os visitantes, assim como as comidas típicas da região. No centro da cidade, prédios no estilo art déco dão personalidade às ruas. Visite Goiânia e encante-se com a cultura local e suas paisagens.

Cidade de Goiânia

Comece seu passeio indo até a Praça Cívica, conhecida por ser o marco inicial da construção da cidade. Por lá você vê o Museu Zoroastro Artiaga, o Monumento às Três Raças - símbolo de Goiânia, e também o Palácio das Esmeraldas, um belo edifício art déco. Esqueça o barulho dos carros e ande pela Avenida Goiás, uma das vias mais charmosas e repleta de história. A arquitetura dos prédios e monumentos nessa área é incrível, começando pelo Coreto no início da rua, passando pelo Relógio, Grande Hotel, chegando até a Praça do Trabalhador, uma antiga estação ferroviária tombada como patrimônio histórico. Para aprender sobre a história da região e seus costumes, não deixe de ir ao Museu do Cerrado mantido pela Pontifícia Universidade Católica - PUC. O local conta com reproduções, galerias com fósseis, maquinários antigos e outros detalhes que remontam a construção da capital. Já no Museu de História Natural, as heranças indígenas são fortemente representadas. Inclua na programação uma visita aos Painéis da Via Sacra. São 16 quilômetros na Rodovia dos Romeiros, que formam uma enorme galeria de arte a céu aberto. Ao todo, são 14 painéis feitos pelo artista plástico Omar Souto, que retratam alguns momentos da paixão de Jesus Cristo.

Bosques, Jardins, Parques e Cachoeiras

Bosque Goiânia

Goiânia é uma das cidades mais arborizadas do Brasil, possuindo em média 94m² de área verde por cidadão, segundo a Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma). Ao andar pela cidade você vê o colorido e sente o aroma das flores que estão espalhadas pelas diversas áreas verdes. Para começar, visite o Bosque do Buritis o mais antigo patrimônio paisagístico de Goiânia. O lugar é cercado por árvores e plantas rasteiras, além disso conta com 3 lagoas artificiais e em uma delas está o maior jato d’água da América do Sul. O espaço verde mais antigo é o Parque Lago das Rosas, criado nos anos 40. É uma ótima área para um piquenique, além de abrigar uma vasta quantidade de espécies de plantas, ter o zoológico, espaço para yoga e uma biblioteca.

Goiânia

Se você gosta de correr e praticar esportes, vá até o Parque Areião. Lá você pode se exercitar na estrutura disponibilizada e curtir a paisagem ao mesmo tempo. Para uma caminhada no final da tarde, conheça o Parque Flamboyant, situado em uma das áreas mais nobres. O espaço dispõe de lagos, parque infantil e pista para ciclismo. O Parque Vaca Brava também é bem famoso e fica próximo ao Shopping Goiânia. No Setor Ludovico fica o Jardim Botânico que é a maior área verde da capital, com 1.000.000m². Se você estiver com tempo, aproveite para conhecer Pirenópolis que fica a menos de 100km da capital e divirta-se passando o dia nas belíssimas cachoeiras, com destaque para as águas cristalinas da Cachoeira do Rosário. Trilhas, grutas e piscinas naturais dão vida a um cenário de tirar o fôlego.

Quando ir?

Por ter clima mais ameno, a melhor época do ano para conhecer Goiânia é entre outubro e abril. Nesses meses, a chuva ameniza o calor do sol escaldante e permite você curtir melhor a região.

Como chegar?

Ícone

Voos

Os voos chegam ao aeroporto internacional Santa Genoveva, situado a 8 km do centro de Goiânia. Saiba mais sobre os voos.

Dicas

  • Feirinhas: as mais famosas feirinhas são a Feira Hippie, Feira da Lua, Feira do Cerrado, Feira do Entardecer e Feira Cora Coralina.
  • Praças e Parques: o Bosque dos Buritis é uma das principais atrações da cidade, porém uma boa dica é começar seu passeio pela Praça Cívica. Outro ponto imperdível é o Parque Vaca Brava que fica no Setor Bueno.
  • Gastronomia: entre os pratos típicos estão o Empadão Goiano, a Galinhada, Arroz com Pequi - uma fruta típica do Cerrado, Doce de Goiaba, Carne com Quiabo, entre outras delícias.

O transporte público de Goiânia não é dos mais eficientes, por isso é importante escolher bem a região que para se hospedar. O centro da cidade conecta todos os setores e em frente à Praça Cívica está o Crystal Plaza Hotel com ótimo custo benefício. Se você está na cidade para algum evento no Centro de Convenções, a dica é ficar no Comfort Hotel. Hospedando-se no Setor Oeste você encontrará ótimos bares e restaurantes, além de algumas atrações. Nesta área o hotel San Marino oferece um ótimo café da manhã com preço justo. Procurando um lugar mais agitado, escolha um hotel no Setor Bueno. A Pousada Serras de Goyaz é um espaço mais rústico, mas muito bem localizado, próximo ao Parque Vaca Brava. Na entrada principal da cidade estão dois bairros bem similares o Parque Flamboyant e o Alto da Glória. Nesta redondeza é está localizado o Estádio Serra Dourada. Por lá a dica é o Oitis Hotel que conta com café da manhã, piscina, espaço para eventos entre outras comodidades.

Ícone

Hotéis em Goiânia

Reserve seu Hotel
Mapa

Lugares para visitar

Outros destinos

Brasília
Curitiba
Belo Horizonte
Gramado

Compartilhe essa página com os amigos: