Melhores Destinos Smiles: Florianópolis, a Ilha da Magia

Natureza, Cidade e Tranquilidade na Ilha da Magia

Apesar da cidade começar no continente, é atravessando a ponte que você percebe que chegou em Florianópolis. O cenário urbano rodeado por mar e as praias paradisíacas de norte a sul da ilha formam uma combinação sem igual. No inverno ou no verão, com sol ou com chuva, de dia ou à noite, não importa: o destino vai te surpreender a cada instante. Faça as malas e embarque rumo à sua próxima aventura!

Cidade de Florianópolis

No centro, você vai passear por praças, provar os petiscos típicos da ilha, conhecer o trabalho dos artesãos da Casa da Alfândega e comprar peças únicas. Nos arredores do Mercado Público de Florianópolis, barzinhos oferecem bolinho de bacalhau, pastéis de camarão e as clássicas ostras molhadas no champanhe, já na Praça XV de Novembro você vai poder passar pela Figueira Centenária e admirar a grandeza da famosa árvore. Ainda no centro está o Mirante do Morro da Cruz, de onde é possível ver toda a parte norte e oeste da ilha e a Ponte Hercílio Luz, localizada no início da Avenida Beira Mar Norte. A principal via da cidade é uma atração em si: de um lado, está cercada pelo mar, coqueiros e um calçadão, e do outro, por prédios, bares e restaurantes.

Farol em Florianópolis

Saindo do centro em direção ao norte da ilha, você vai estar seguindo rumo às águas calmas e quentinhas e areias mais movimentadas. Com passeios de escuna, banana boat, caiaque e atrações turísticas para todos os estilos, a região promete momentos inesquecíveis. As praias de Canasvieiras e Ingleses têm vida própria, com muita agitação e movimentos, enquanto Jurerê e Daniela recebem famílias e grupos que buscam sossego perto de tudo.

Entre as duas está a badalada Praia de Jurerê Internacional, onde o glamour e as festas seguem sem parar nos clubes de praias com sofás e espumante à beira mar, e a calma Praia do Forte, uma longa e quase deserta faixa de areia banhada por águas azuis. É nessa última que está localizada uma das construções antigas mais importantes - o Forte de São José da Ponta Grossa. E quem disse que o norte não tem ondas? A Praia Brava e Santinho são excelentes destinos para os surfistas!

Sul e Leste da Ilha

Praia em Florianópolis

Para o outro lado, quem sai do centro em direção ao sul de Florianópolis já começa a sentir o clima das praias tranquilas no ar. A região é menos explorada e é possível ouvir de longe o barulho do mar. Na orla da Praia da Armação, entre os meses de julho e outubro, é possível observar com um binóculo as baleias francas no oceano. Já na Praia de Naufragados, quem domina o cenário ao lado das águas tranquilas e da faixa de areia são as ruínas de uma antiga fortaleza. Quem gosta de trilhas e não abre mão do contato com a natureza vai amar a praia de Lagoinha do Leste - o acesso é feito por uma trilha de três horas a partir da Praia do Matadeiro ou 50 minutos de caminhada por Pântano do Sul. Para aproveitar o sol, a areia branquinha e o mar cristalino, pegue um barco em direção à Ilha do Campeche! O lugar mistura natureza de tirar o fôlego com patrimônio histórico e sítios arqueológicos.

Ainda, o lado leste é uma mistura de contrastes entre o sul e o norte. Voltada para o oceano, a região é o ponto de encontro de quem curte esportes náuticos e radicais. A Lagoa da Conceição é descontraída e cheia de bares, cafés e restaurantes com boa gastronomia e a garantia de uma vista incrível das pessoas praticando stand up paddle, kitesurf, windsurf e se divertindo na água. Na Praia Mole e Praia da Joaquina, os jovens se reúnem para curtir o som ao vivo ou com DJs na areia, surfar, aproveitar a natureza, as dunas e saltar de asa delta ou parapente.

Quando ir?

Repleta de praias paradisíacas, Florianópolis pede para ser conhecida no verão, época do ano em que a água do mar está em sua melhor temperatura. Para evitar os congestionamentos de datas festivas, como Natal e Ano Novo, além das férias escolares, uma boa opção é ir à cidade nos meses de fevereiro e começo de março.

Como chegar?

Ícone

Voos

Os voos chegam aeroporto Hercílio Luza, localizado a 12km do centro de Florianópolis. Saiba mais sobre os voos.

Dicas

  • Praias: de paisagens inexploradas, barracas de frutos do mar e paraísos do surf até orlas calmas e sossegadas, as praias de Florianópolis têm de tudo! Isso sem falar que a ilha faz parte de um arquipélago encantador, dono muitas belezas naturais.
  • Fortalezas: Florianópolis guarda à beira-mar a beleza e o poder dos fortes coloniais do século XVI. O passeio de barco ou escuna para conhecer as fortificações é incrível tanto para os amantes de história, quanto para quem deseja curtir o dia.
  • Pontos Turísticos: conheça Canasvieiras e Barra da Lagoa. A Ponte Hercílio Luz é o coração da ilha, já o vilarejo de Santo Antônio de Lisboa traduz o charme e a cultura dos portugueses.

Os hotéis em Florianópolis estão distribuídos por toda a extensão das praias, de norte a sul, e também pelo centro da cidade. Algumas dicas de onde se hospedar na cidade são o Ingleses Praia Hotel, localizado na Praia dos Ingleses, com serviço de praia, piscina, quartos confortáveis e também a Pousada Casa da Lagoa, um lugar charmoso, colorido e divertido, com vistas panorâmicas da Lagoa da Conceição. Para quem escolher ficar em Ponta das Canas, o Costa Norte Ponta Das Canas Hotel é uma excelente opção. Ele está de frente para o mar e tem toda a estrutura que você precisa para relaxar. Ainda, se você quiser ficar no meio do caminho entre o centro e as praias e aproveitar a Avenida Beira Mar Norte, escolha o deslumbrante Majestic Palace Hotel.

Ícone

Hotéis em Florianópolis

Reserve seu Hotel
Mapa

Lugares para visitar

Outros destinos

Fortaleza
Salvador
Natal
Recife

Compartilhe essa página com os amigos: