Dubai

Os Emirados Árabes Unidos estão localizados no Oriente Médio, na entrada do Golfo Pérsico, o que lhe confere uma situação estratégica como entreposto comercial e hub aéreo para quem segue para outros países asiáticos. Na prática o país é uma confederação de estados de grande autonomia. São sete os Emirados. Dubai e Abu Dhabi, são os mais ricos e famosos.

Cidade de Dubai

Quem vai a Dubai pela primeira vez, mas já viu as fotografias das incríveis interferências urbanas que o homem fez por lá, acha que está indo para uma cidade do futuro, e com certeza vai conferir se tudo que viu nas fotos existe de verdade. Dubai é real. Centenas de prédios maravilhosos, com a mais alta tecnologia. Pistas largas, viadutos, um sistema de metrô luxuoso, tudo incrivelmente limpo e planejado.

O país era formado por tribos nômades e não havia aglomerações urbanas e isso é o que mais impressiona. Uma região abençoada pela riqueza do petróleo e com uma população muito pequena foi a fórmula certa para a cidade começar a ser construída. Nos últimos 20 anos os projetos surgiram de uma forma explosiva. Se tornou o paraíso da arquitetura e da engenharia moderna.

Arquitetura de Dubai

As atrações de Dubai são urbanas: shoppings centers, edifícios maravilhosos e os aterros que formam arquipélagos com formatos caprichosos e exóticos. O Shopping Mall of The Emirates é um dos maiores de Dubai. A maior atração é uma pista de esqui, com direito a neve e frio no meio do deserto.

O Burj Al Arab é um dos ícones da cidade. Um dos hotéis mais luxuosos do mundo, com uma arquitetura fantástica em forma de vela de barco e que se tornou símbolo de Dubai. Foi o prédio que primeiro projetou esse Emirado, com a sua arquitetura arrojada e belíssima.

A “Palmeira Jumeirah” é uma das construções mais exóticas do mundo. Um grande aterro em forma de palmeira com centenas de casas e hotéis. Está em construção um outro arquipélago artificial: O Mundo, com cerca de 300 ilhas que vistas do espaço lembram o Mapa Mundi.

Um dos passeios mais concorridos para quem visita Dubai é o safari pelas dunas do deserto com um jantar incluso num acampamento beduíno.

Parque em Dubai

O Creek é um braço de mar ao redor do qual ficam os mercados de DubaiMercado Indiano, Mercado do Ouro, etc. Esta ampla faixa de mar corta Dubai ao meio e foi o núcleo inicial de formação da cidade.

O Burj Khalifa, inaugurado em 2010, é o arranha-céu mais alto do mundo, com 828m de altura e 160 andares. Uma atração a mais para Dubai. A cidade dos superlativos. A grife italiana Armani implantou o seu primeiro hotel em 35 andares de muito glamour, no Burj Khalifa. No andar 124, a 442m de altura, fica o deck de observação “At The Top”, cuja visita é imperdível para que vai a Dubai.

Ao lado da Torre fica o Shopping Dubai Mall, um dos maiores do mundo. Lá dentro está o maior aquário de Dubai. Na entrada do Shopping existe um belíssimo show com fontes luminosas e música clássica no melhor estilo “Las Vegas”.

Fotos: Joaquim Nery

Quando ir?

Dubai é um destino extremamente quente por causa da sua localização. Por isso, a melhor época para o turista é entre os meses de outubro e abril, quando as temperaturas são mais amenas. Outra dica é evitar a época do Ramadã, que varia todos os anos, porque o expediente comercial é reduzido.

Como chegar?

Ícone

voos

Existem voos diretos da Emirates, do Brasil para Dubai, saindo dos aeroportos de Guarulhos e do Galeão. Saiba mais sobre os voos.

Ícone

CERTIFICADOS E PASSAPORTE

É necessário visto de turismo para brasileiros que visitam os Emirados Árabes Unidos. Eles são emitidos pela companhia aérea Emirates, pelo hotel onde ficará hospedado ou pela operadora turística e não pelo consulado. O passaporte precisa ter validade mínima de seis meses da data de retorno prevista. O preço do visto varia de acordo com o emissor. Não existe necessidade de certificados de vacinas para uma viagem a Dubai.

Ícone

Transporte

Dubai possui um excelente conjunto de transportes públicos que podem ser utilizados. Metrôs, monorails ou mesmo o sistema de ônibus são excelentes. Andar a pé não é uma boa pedida, sobretudo no verão quando o calor é excessivo e isso pode se tornar inviável.

Dicas

  • A visita a Dubai preferencialmente deve acontecer entre os meses de novembro a abril, que corresponde ao período do inverno, quando as temperaturas são mais amenas. Essa é a época da alta estação de turismo, quando os hotéis estão mais cheios e os preços são mais altos. O clima desértico da cidade é muito rigoroso e o verão excessivamente quente e seco deve ser evitado, sobretudo de junho a setembro.
  • A cidade é muito segura e bastante liberal, havendo uma convivência harmônica entre a cultura ocidental e islâmica.
  • Fazer um seguro de viagem e levar uma farmácia com medicamentos que possam ser necessários é fundamental para prevenir uma emergência médica sem transtornos.

O principal centro turístico da cidade está em Downtown Dubai, mas também a outras regiões para viajantes que procuram outro tipo de ambiente. Deira oferece opções mais econômicas, mas apresenta pouca vida noturna. O Trade Center District oferece uma localização para quem gosta de estar na Dubai Moderna e o Jumeirah está localizado no bairro que tem a praia mais frequentada.

Ícone

Hotéis em Dubai

Reserve seu Hotel
Mapa

Lugares para visitar

Outros destinos

Los Angeles
Lisboa
Roma
Miami

Compartilhe essa página com os amigos: