Destino Smiles: O verde de Curitiba

Cultura, Praças e Modernidade em Curitiba

Curitiba é a típica cidade grande, com atrativos culturais, belos parques e áreas verdes, gastronomia dos mais variados estilos e uma estrutura que nenhum outro lugar tem. Independente de como você escolher explorar o destino, com certeza vai se surpreender a cada esquina. A pé, de bicicleta ou até mesmo utilizando o moderno sistema de transporte da cidade, você vai poder viver intensamente tudo o que a capital paranaense oferece, com muito bem-estar e liberdade!

Cidade de Curitiba

Ao montar sua lista de coisas para fazer em Curitiba, diversas atrações culturais, que surpreendem e conquistam a todos, vão fazer parte seu roteiro, começando pelo MON. O Museu Oscar Niemeyer traz exposições e guarda peças de design, artes visuais, arquitetura e urbanismo e ainda conta com uma lojinha onde você pode comprar diversos produtos personalizados de decoração, peças de design assinadas, réplicas de artistas consagrados e livros de arte e um café para fazer uma pausa durante a visita. Atrás do Museu, o Parcão recebe diversas pessoas que, nos finais de semana, param ali para aproveitar o dia e também levam seus cachorros para passear e correr livremente sem coleira. Ao lado do Parcão você vai encontrar o Bosque do Papa, uma grande área verde com ruelas de pedra que é quase como um museu a céu aberto, com o memorial da imigração polonesa.

Parque em Curitiba

Um dos teatros mais diferentes que você pode conhecer fica em Curitiba. A Ópera de Arame, além de ser uma construção incrível, está localizada em meio à natureza, no Parque das Pedreiras, e é cercada por um lago com cachoeira. O lado mais antigo da cidade está no Setor Histórico, no centro de Curitiba. Por ali, a Feira do Largo da Ordem é um programa imperdível para ver as barracas de antiguidades, decoração, livros, acessórios e provar alguns quitutes da região. Pertinho também está o Memorial de Curitiba, um prédio moderno em contraste com as construções históricas que é casa de apresentações de teatro, shows e exposições que contam a história da cidade. Ainda, um dos passeios preferidos de quem visita esse destino é andar no ônibus da linha turismo. Durante o trajeto, você passa pelos principais pontos turísticos e ainda conhece a cidade circulando pelas ruas.

Atrações Imperdíveis e Natureza em Curitiba

Construção em Curitiba

Saindo do roteiro cultural, ainda existem muitos pontos turísticos de Curitiba que valem muito a visita. A novidade na cidade é a Mercadoteca, um espaço charmoso com restaurantes locais, floriculturas e até mesmo um mercado de peixes, carnes e frutas. O ponto de encontro clássico é o Mercado Municipal, onde você pode comprar desde temperos, especiarias, queijos, bebidas, conservas, frutas e produtos orgânicos até itens de decoração e curtir os restaurantes e cafeterias da praça de alimentação. Para ver a cidade do alto, a Torre Panorâmica é o lugar perfeito! Localizada no ponto mais alto de Curitiba, ela também abriga o Museu do Telefone.

As belezas naturais são o coração de Curitiba. O Jardim Botânico, sem dúvidas, é o parque mais conhecido, principalmente pela bela estufa de metal e vidro, inspirada em um Palácio de Cristal que existia na Inglaterra. Por lá, o Jardim das Sensações também oferece uma experiência sensorial, onde um percurso por um túnel verde cheio de flores pode ser feito de olhos vendados. Para continuar descobrindo os parques, o Passeio Público é uma ótima pedida. O bosque bem no centro de Curitiba é o mais antigo da cidade e conta com lagos, pontes e ilhas. O Parque Tanguá, construído em uma antiga zona de pedreiras, tem uma parte alta e uma parte baixa, com mirante, jardins, cascatas, um túnel que corta as pedras, lagos e trilhas, já o Parque Barigui é um dos maiores da cidade, onde você pode ver o imenso lago com os prédios de Curitiba no fundo.

Quando ir?

Quem gosta de clima mais amenos deve conhecer Curitiba em abril, mês em que acontece a virada para as temperaturas mais baixas. Agora, se você quer desfrutar das delícias gastronômicas da cidade, que é a capital mais fria do país, conheça Curitiba durante o inverno. Na estação, a média térmica fica em torno dos 10ºC, temperatura ideal para os famosos fondues e cafés coloniais.

Como chegar?

Ícone

voos

Os voos chegam ao aeroporto internacional de Curitiba Afonso Pena, localizado em São José dos Pinhais, a 18 km do centro da cidade. Saiba mais sobre os voos.

Dicas

  • Bosques: começando pelo Jardim Botânico, que é um dos marcos de Curitiba, até o Parque Barigui, a cidade te convida a conhecer e passear por parques, praças e bosques. São mais de 40 opções para relaxar, caminhar, assistir ao pôr-do-sol ou praticar esportes.
  • Arte: teatros, galerias de arte, museus, feirinhas de rua, memoriais e até mesmo a região histórica ao redor da Paço da Liberdade e do Largo da Ordem compõem o cenário artístico e cosmopolita de Curitiba.
  • Pontos Turísticos: conheça a Ópera de Arame, o Museu Oscar Niemeyer, também conhecido como Museu do Olho, a Rua 24 Horas, o Bosque do Alemão e o Mercado Municipal.

Os hotéis em Curitiba garantem a melhor experiência independente do seu tipo de viagem. Para quem procura por acomodações com o padrão 5 estrelas, algumas dicas de hotéis são os excelentes Four Points By Sheraton Curitiba, com decoração luxuosa e sofisticado, e o Radisson Hotel Curitiba, com um estilo mais contemporâneo. Se você busca conforto para descansar ao final do dia de passeios pela cidade, pode se hospedar no Victoria Villa Hotel, que tem quartos elegantes e uma estrutura completa, ou optar pelo moderno e descontraído Go Inn Hotel, que possui um bom custo-benefício. Uma alternativa também é o Slaviero Suites Curitiba, que oferece quarto completos e funcionais com uma ótima localização, perto da Rua 24 horas e da Praça Osório.

Ícone

Hotéis em Curitiba

Reserve seu Hotel
Mapa

Lugares para visitar

Outros destinos

Brasília
Maceió
Goiânia
Belo Horizonte

Compartilhe essa página com os amigos: