Destinos Smiles: Descubra Caldas Novas em Goiás

Caldas Novas, a cidade com a maior estância hidrotermal do mundo

Caldas Novas é uma espécie de oásis no sul de Goiás. A 167 quilômetros de Goiânia, em pleno cerrado, brotam as águas quentes de uma das maiores estâncias hidrotermais do mundo. O lugar foi descoberto pelo bandeirante Bartolomeu Bueno da Silva Filho em 1722, quando ele virou essas terras do avesso em busca de ouro. A temperatura da água pode atingir 57ºC. É ela, a água, a vedete de diversos parques aquáticos e hotéis que funcionam como clubes e garantem a diversão da família toda: de crianças aos viajantes mais maduros, que buscam um alívio para as dores da idade. A cidade, que recebeu cerca de 4 milhões de turistas em 2016, entrou no roteiro do público jovem por promover um dos maiores festivais de música sertaneja do país, o Caldas Country Show, em sua 12ª edição este ano, no início de novembro. Como se não bastasse, Caldas Novas fica a apenas 27 quilômetros de Rio Quente, outro destino de fama nacional graças aos parques de águas termais.

Caldas Novas

Comer

Nonna Mia: Quem é fã de comida italiana não pode deixar este restaurante fora do roteiro de visitação à cidade. Espaçoso, tem mesas grandes e porções fartas, típicas de cantina tradicionais. O prato de galeto é o carro chefe da casa, que também oferece rodízio de massas e saborosas pizzas.

Restaurante e Choperia Ipê: Com um cardápio variado de receitas que levam carne e peixe, a cozinha ainda contempla a culinária regional ao utilizar os ingredientes pequi e guariroba, presentes em pratos como o frango com pequi e o risoto do Ipê. A música ao vivo e o playground para as crianças garantem a diversão para toda a família.

Chicago Steakhouse: Com ambiente descontraído e decoração que remete à cidade norte-americana de Chicago, a casa promete o chope mais gelado da cidade. Seu cardápio ainda conta com uma variedade de steaks, massas, sanduíches e saladas.

Empadão Goiano da Tânia: O estabelecimento simples e acolhedor serve 17 versões do típico empadão. Sua receita mais tradicional leva frango, lombo de porco, linguiça, queijo, batata, azeitona e, claro, pequi e guariroba.

Comprar

Cachaçaria Vale das Águas Quentes: Suas cachaças são produzidas artesanalmente e envelhecidas em barris de carvalho por mais de um ano – a Barril 12 já foi premiada na Europa em feiras internacionais de bebidas. Além de provar os rótulos, os visitantes podem presenciar o processo de fabricação das especialidades da casa.

Caldas Novasr

Feira do Luar: Para quem não quer sair de Caldas Novas sem levar um souvenir, a Feira do Luar é o lugar certo. Artesanato, roupas, calçados e comidas típicas da região fazem a alegria dos turistas que não dispensam uma comprinha. Funciona aos sábados, domingos e às segundas-feiras.

Doces Caseiros Dona Maria: Aberta há mais de 40 anos, esta pequena fábrica artesanal produz doces goianos seguindo antigas receitas. aqui, você encontra uma variedade de guloseimas, como o doce de leite com baru, a “castanha do cerrado”, e a pequirula, versão do licor amarula feita com pequi.

Serra Verde Shopping: Considerado um dos pontos turísticos de caldas novas, aqui dá para encontrar produtos típicos de goiás e da região sul do país, como artesanatos, vinhos, chocolates e joias com pedras preciosas. O espaço possui uma torre aberta à visitação que serve de mirante e proporciona uma bonita vista da cidade.

Sair

Éden Bar Lounge: O quintal transformado em lounge tem decoração despojada, como se vê nas assinaturas e recados deixados pelos clientes ao longo de suas paredes. o local faz sucesso pelos pratos e drinks com personalidade, entre eles as tapas espanholas e o daiquiri de cajá.

Caldas Novas

Petiscaria 21: Quem ainda pensa que em goiás só há lugar para a música sertaneja encontra alternativa neste bar, que tem suas noites embaladas por shows de rock e mpb. No cardápio, cervejas especiais, drinks, petiscos, pratos e sushis.

Coliseu Grelhados & Music Hall: Esse ponto de encontro badalado da cidade foi inaugurado em 2009 e já começa a encher no happy hour. aos fins de semana, reúne a turma que procura música ao vivo e porções de grelhados, como o cupim maturado, servido com mandioca puxada na manteiga de garrafa. recomenda-se reservar mesa com antecedência.

Zuum Disco Club: Há mais de dez anos em funcionamento, a casa noturna, de ambiente pequeno, toca uma variedade de estilos musicais, que vai do eletrônico ao sertanejo. se a vontade for passar a noite na pista, a zuum disco club é a escolha certa.

Palavra de quem conhece

“Caldas Novas Tem Um Significado Muito Especial Na Minha Vida. Foi Lá Que Conheci Minha Mulher, Logo Na Primeira Edição Do Festival Caldas Country Show. O Calor De Caldas É Bom Demais, A Cidade Tem Um Clima Muito Parecido Com O De Itumbiara, Minha Terra Natal. A Minha Dica É Conhecer A Pousada Do Rio Quente. É Um Dos Lugares Mais Bonitos Do Brasil.”
Jorge Alves Barcelos, Cantor Da Dupla Sertaneja Jorge E Mateus.

Quando ir?

Os meses de temperaturas mais amenas são ideias para quem deseja desfrutar das piscinas de água quente com mais conforto. Aos foliões, as melhores épocas para conhecer a cidade são em janeiro, quando acontece o verão fest, e no último trimestre do ano, data em que ocorre o Caldas Country. 

Como chegar?

Ícone

Voo

Os voos chegam ao aeroporto de Caldas Novas (clv), localizado a 3 km do centro da cidade. Saiba mais sobre os voos.

Dicas

  • Di Roma Acqua Park: Um dos maiores parques da região oferece atrações para públicos de diferentes faixas etárias. A começar pela criançada: a diversão rola solta em brinquedos como o navio pirata; os adolescentes, por sua vez, encontram boas doses de adrenalina nos radicais tobogãs e nas piscinas de onda. os que buscam relaxar devem procurar as piscinas de água quente e o bar molhado.
  • Parque das Fontes e Hot Park: Situado na cidade de Rio Quente, a 31 quilômetros de Caldas Novas, este complexo não pode ficar de fora da programação: é um dos maiores parques aquáticos da América do Sul. Divide-se em duas partes: o parque das fontes, que tem piscinas, bares e espaços para descansar, e o hot park, que, além de corredeiras e toboáguas, conta com a praia do cerrado, a maior praia artificial de águas quentes naturais do mundo. os visitantes ainda podem praticar atividades como escalada, ecopesca e surf.
  • Parque Estadual Serra de Caldas: Aberto ao público em 1999, o parque protege um pedaço da fauna e da flora do cerrado brasileiro, além do principal ponto de recarga do lençol termal da região. Duas trilhas levam a mirantes e cachoeiras de águas cristalinas. É necessário o auxílio de guias para percorrê-las.
  • Lago de Corumbá: Responsável pelo abastecimento da usina hidrelétrica de corumbá i, este espelho d’água é cenário para a prática de esportes aquáticos. Em sua margem estão localizados diversos bares e o náutico praia clube, que possui infraestrutura com hospedagem, bares, passeios de escuna e piscinas de águas aquecidas.

Thermas Di Roma Hotel Club: No di roma, além de se hospedar em um hotel com alto padrão de atendimento, é possível desfrutar de seu parque aquático. São apartamentos amplos, suítes de luxo e uma suíte nupcial. oferece opções de gastronomia, esportes, recreação e o bar seresta, onde não falta animação.

Rio Quente Resorts: Situado na cidade de Rio Quente, este complexo é considerado um dos melhores resorts de campo do brasil e conta com uma ótima estrutura de hospedagem, lazer e gastronomia. abriga cinco hotéis, sendo três dentro do complexo e dois em seu entorno. seus hóspedes têm acesso ilimitado ao hot park.

Suítes Le Jardin: A 600 metros do centro da cidade, este hotel de luxo pertencente à rede best western possui ambiente moderno e apartamentos bem equipados. entre suas atrações, há quatro piscinas de águas termais, prainha para crianças, pontos de hidromassagem, sauna seca e sala de jogos.

Privé Thermas Hotel: Faz parte de uma rede de três hotéis e garante acesso ao clube privé: complexo que dispõe de 14 piscinas, bar aquático, espaço zen e monitores especializados em entretenimento. Também oferece serviços terceirizados como massagem e salão de beleza.

Ícone

Hotéis Caldas Novas

Reserve seu Hotel
Mapa

Lugares para visitar

Outros destinos

Porto Alegre
João Pessoa
Aracaju
Brasília

Compartilhe essa página com os amigos: